Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Processos de Soldagem por Fusão e Deformação
Identificação da tarefa: Tarefa 3. Envio de Arquivo
Pontuação: 10 pontos
Tarefa 3
Responda as questões sobre a Unidade 3.
1) Defina o processo de soldagem a gás.
R: A soldagem a gás oxi-combustível, ou em inglês Oxy-Fuel Gás Welding – OFW, é um processo de união de peças metálicas obtida através da fusão de ambas as peças utilizando-se do aquecimento gerado por uma chama, a qual é obtida através de um gás combustível e oxigênio. Um metal de adição pode ser utilizado no processo.
2) Explique com suas palavras a razão pelo qual o acetileno é mais usado no processo de soldagem e corte.
R: Por apresentar características próprias para a soldagem, como alta taxa de propagação de chama, mínima reação química com metais, alto potencial energético e, principalmente, alta temperatura de chama.
Neste processo, o acetileno é o mais utilizado como gás combustível, devido a suas propriedades, ele é incolor e seu cheiro é bem característico. Este é um tipo de gás que muito raramente se encontra na natureza, então é produzido a partir da reação de carbureto de cálcio (CaC2) com água (H2O). Em volumes industriais, o acetileno pode ser fornecido em cilindros de alta pressão ou ser produzido em geradores.
3) Explique, resumidamente, o funcionamento dos dois tipos de maçaricos para soldagem.
R: Existem dois tipos básicos de maçaricos: tipo injetor, que é de baixa pressão; tipo misturador, de média pressão. O maçarico do tipo misturador trabalha com a pressão do acetileno com a mesma pressão do oxigênio.
O maçarico é um mecanismo que mistura o acetileno e o oxigênio puros, de acordo com a proporção, velocidade e volume desejado. É o volume da mistura dos gases que determina o tamanho da capacidade de aquecimento, a velocidade com que os gases saem é o que determina se a chama será suave, intermediária ou violenta e, por último, a proporção irá determinar se a chama será carburante, neutra ou oxidante.
4) Quais as vantagens e desvantagens do processo de soldagem a gás em relação aos outros processos?
R: Vantagens - A soldagem pelo processo oxi-combustível oferece várias vantagens: o equipamento é barato e versátil, é ótima para chapas finas, pois solda mais rapidamente que o eletrodo revestido, é realizada com pequenos ciclos térmicos – o que é bom para aços endurecíveis, proporciona menor fadiga ao operador, tanto no controle manual como no visual, pode ser automatizado com preparação dos bordos, não usa energia elétrica e solda em todas as posições.
Desvantagens - As principais desvantagens da soldagem pelo processo oxi-combustível são: as chamas são pouco concentradas, o que acarreta grandes zonas termicamente afetadas, os cordões utilizados são largos, é necessário grande habilidade do soldador, não é econômica para chapas espessas, tem baixa taxa de deposição, há a inconveniência do transporte das duas fontes de gás e necessita de fluxo para trabalhar com metais não ferrosos.
5) Quais as principais diferenças entre os maçaricos de soldagem e o de corte?
R: A principal diferença entre o processo de soldagem a gás e o corte a gás está no tipo de maçarico, este contém uma tubulação extra para a saída de velocidade rápida de oxigênio, juntamente com uma válvula de acionamento rápido.
PÚBLICA
PÚBLICA
PÚBLICA

Mais conteúdos dessa disciplina