Buscar

AD1 - Daiane Vieira

Prévia do material em texto

AD1 – Bioquímica
Daiane Vieira – 20102020197
Polo: Nova Friburgo
Questão 1
a) A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Na ligação desta molécula os hidrogênios compartilham com oxigênio seu único elétron. Devido a este compartilhamento a parte posterior de entrada de hidrogênio fica com carga parcial positiva enquanto o oxigênio totalmente contornado por elétrons fica com carga parcial negativo. Devido esta organização, a molécula forma um tetraedro dipolar, podendo atrair outras moléculas polares. 
b) As cargas parciais positivas dos hidrogênios atraem cargas negativas de oxigênios de outras moléculas de água essa atração formam as Pontes de hidrogênio ou ligações de hidrogênio entre o oxigênio de uma molécula e o hidrogênio de outra molécula. Cada molécula de água pode formar até quatro ligações de hidrogênio, por este motivo ocorre uma grande força de coesão entre as moléculas, promovendo uma grande tensão superficial. 
c) Alto calor específico, alto ponto de fusão, alto ponto de congelamento, alto calor de vaporização e tensão superficial.
d) Quando estamos em ambientes muito quentes, que ultrapasse a temperatura ideal do nosso corpo, 36 graus Celsius, nosso corpo produz suor. O suor passa a ser então uma fonte de resfriamento do corpo, por que a água contida no suor leva consigo o calor do corpo de dentro para fora e na parte externa do corpo o suor evapora liberando o calor para o ar. Este processo ocorre devido ao alto calor de vaporização da água.
Questão 2
Não é verdade, já que o limão e o abacate são alimentos ácidos, uma vez que seu PH, de acordo com a tabela, se encontra abaixo de 7. 
Questão 3
a) pH = -log[H+]
 -log[H+] = pH O solo 1 é mais ácido.
 -log 10-5 = pH
 -(10-5) = 10 pH
 -(-5) = pH
 pH = 5
b) O solo 1 é 10 vezes mais concentrado em íons de hidrogênio do que o solo 2. 
c) Ambos são classificados como ácidos.
d) As flores plantas contém pigmentação por isso não se modificam em solos com diferentes valores de PH.
Questão 4
a) Amostra A→ 0,00005 = 5-5 M = 5pH 
Amostra B→ 1,3 × 10-4 = 10-4 M = 4pH 
Amostra C→ 2,6 × 10-8 = 10-8 M = 8pH 
b) A solução C, porque é uma base fraca estando mais próximo do PH 7,4. 
Questão 5
a) 
 
b) A metionina é classificada como apolar e a lisina é classificada como polar carregada positivamente em pH 7.
c)
 
 
d) Metionina → pI = (pK1 + pK2) /2 = (2,28 + 9,21) /2 = 5,74
 Lisina → pI = (pk1 + pKR) /2 = (8,95 + 10,53) /2 = 9,54 
e) Carga líquida da Metionina em pH 7 → (+1)+(-1)= 0 
 Carga líquida da Lisina em pH 7 = (+1)+(+1)+(-1) = +1 
Questão 6 Marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo e justifique a(s) afirmativa(s) que você julgar como falso.
a) Os aminoácidos são as unidades formadoras das proteínas. ( V ) 
b) Na estrutura geral de um aminoácido, há um átomo de carbono, no centro da molécula. Associados a ele, há um grupo amino (NH3+), um grupo carboxila (COO-), um hidrogênio (H) e uma cadeia lateral invariável (R). ( V ) 
c) O carbono central da estrutura genérica de todos os aminoácidos é chamado β. ( F )
d) Os aminoácidos são classificados de acordo com a cadeia lateral (R) em: apolares, aromáticos e polares neutros. ( V )
e) Os aminoácidos podem ser classificados também em essenciais ou não essenciais. Os essenciais são aqueles produzidos pelo nosso organismo. Já os não essenciais, não são produzidos pelo organismo é necessário obtermos a partir da dieta. ( V ) 
Questão 6
Temperatura e PH: variações podem provocar o rompimento de interações não covalentes entre os aminoácidos, o que compromete a sua estrutura física como o sítio ativo e o posicionamento de grupos funcionais. Detergentes: expõe regiões hidrofóbicas da molécula ao meio externo, desestabilizando-a. 
Questão 7
A temperatura e pH rompem as ligações não-covalentes entre aminoácidos. As prolinas formam ligações hidrofóbicas porque são apolares e por não serem covalentes são rompidas com facilidade pelas variações de temperatura e PH e também podem sofrer desestabilização com solventes orgânicos e detergentes. As proteínas são capazes de formar ligações hidrofóbicas. Como essas ligações são hidrofóbicas, podem ser rompidas com facilidade com solventes orgânicos e detergentes Ligações não covalentes podem ser desfeitas também devido a mudanças de temperatura e PH

Continue navegando