Buscar

TEORIA ECONOMICA

Prévia do material em texto

Frei Damião
· Nasceu em Bozzano, na Província de Lucca, na Itália, no dia 05 de novembro de 1898. Filho dos camponeses italianos Felix e Maria Giannotti ., Tinha seis irmãos: Cesare, Giusepa, Elisa, Averia, Lília (que tornou-se freira da Congregação das Zitinas)e Guglielmo (padre diocesano).
· Teve uma importante formação católica. Foi batizado com o nome de Pio Gionnotti. Ainda não ffoi canonizado está no processo da beatificação, e recebeu títulos de venerável e Servo de Deus. Na realidade ele é considerado santo por muitos nordestinos. Atualmente encontra-se no processo de beatificação e também canonização, de fato a partir de 2003.
· Com 10 anos de idade, após ser crismado, começou a externar sua vocação ao sacerdócio. Com 13 anos ingressou no Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Aos 17 anos recebeu os votos religiosos.
· Ele iniciou o estudo da Filosofia que foi interrompido com sua convocação para o serviço militar durante a Primeira Guerra Mundial, na qual lutou como cadete por 3 anos .
· Em 05 de agosto de 1923, foi ordenado sacerdote na Igreja do Antigo Colégio São Lourenço de Brindisi, em Roma. Em seguida foi nomeado vice mestre de noviços.
· No ano de 1925 Concluiu os estudos na Universidade Gregoriana de Roma com o título de Doutor em Teologia, Filosofia e Direito Canônico.
· No ano 1928 Tornou-se formador e professor dos jovens religiosos da sua Província capuchinha de Lucca, e também professor no Seminário Diocesano de Massa.
Chegada ao Brasil
· Em 1931 foi enviado ao Brasil chegando no dia 17 de junho com a missão de evangelizar.
· Ao chegar na cidade do Recife instalou-se no Convento de Nossa Senhora da Penha, no centro da cidade. Foi eleito assistente da Custódia Geral dos Capuchinhos de Pernambuco, onde se dedicou às Santas Missões.
· Iniciou suas peregrinações no sítio Riacho do Mel, no município de Gravatá, em 05 de abril, logo conquistando a admiração dos católicos da região.
· Durante a Segunda Guerra Mundial, ele permaneceu recluso em um convento na cidade de Maceió, em Alagoas, até 1945.
· Entre 1931 e 1983, realizou diversas missões por todo o Nordeste, onde atraia multidões com seus sermões e sua fama de milagreiro. Todos desejavam se confessar com ele.
· Ele evangelizou os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Sergipe. As missões duravam de sete a quinze dias, dependendo das necessidades do lugar.
· Ele escreveu um único livro intitulado “Em defesa da fé”, com o objetivo de catequizar o povo.
Peregrinação
· Dizia-se que flutuava em vez de andar. Quando o jovem Frei Damião (1898-1997) despontava nos povoados do sertão nordestino entre nos anos 1930 e 1960, a população soltava foguetes e tentava acompanhar o passo veloz do frade, até chegar à igreja para iniciar a missão que durava dias. Trabalhava das 5 da manhã às 23 horas. Confessava os fiéis sem confessionário, dava conselhos às parturientes e amaldiçoava o pecado. “É sempre tempo para salvar almas”, dizia.
· Iniciava os sermões aos sussurros pouco audíveis, mas proferidos em tom ameaçador: “Homens sem Deus, mergulhados na lama do pecado. Amancebados! Mentirosos! Adúlteros! Arrependei-vos dos vossos pecados!” Os gritos de espanto e contrição de seu rebanho eram abafados pela chuva, que o seguia aonde fosse. Reza a lenda de que calava até mesmo os sapos. No ápice da glória, mandou o povo evitar os fogos de artifício, pois lhe lembravam as bombas da Primeira Guerra Mundial, na qual lutou como cadete
· Por tudo o que fez pelos sertanejos, é cultuado por romeiros que acorrem ao convento de São Félix, em Recife, onde está sepultado. Sempre manifestou aversão a honrarias e ao uso político de sua imagem. “Não sou santo, mas apenas um frade”, dizia. “O povo inventa milagres. É o sentimento religioso popular. O milagre só vem com merecimento e fé.” Aos devotos, porém, sua modéstia parece irrelevante, assim como as ideias conservadoras que preconizou. Além de anticomunista, combateu as inovações. “Minissaia não presta”, bradava baixinho. “Muitos homens já perderam a cabeça por causa desse exagero das mulheres.” Ainda assim, antecipou o contato com os necessitados, defendido hoje pelo papa Francisco. “Frei Damião ensinou que é possível lutar por um ideal, apesar de todos os problemas”, diz frei Jociel.
· Ele dedicou 66 anos de sua vida a peregrinar por diversas cidades do Norte e Nordeste do Brasil pregando o evangelho. Quando chegava a uma cidade era recebido com festa e tratado com carinho, pois todos queriam ouvir suas palavras.
· O frei era presença esperada para levar conforto à casa de algum enfermo. Porém afirmava que era apenas um mensageiro de Deus.
· Com o passar dos anos, Frei Damião adquiriu uma deformação na coluna que o deixou encurvado, provocando dificuldades na fala e na respiração.
· Durante muitos anos sofreu de erisipela, devido à má circulação sanguínea Em 1990 sofreu uma embolia pulmonar e reduziu o ritmo de suas caminhadas. Aos poucos, o frei foi diminuindo suas visitas.
 Morte
· Depois de ser acometido por um AVC, Frei Damião faleceu no Recife, no dia 31 de maio de 1997, após permanecer 19 dias em coma no Real Hospital Português. Seu corpo foi embalsamado e velado na Basílica da Penha, durante três dias.
· Após ser velado, Frei Damião foi sepultado no Convento de São Félix de Cantalice, no bairro do Pina, no Recife, preparado para recebê-lo. O local é hoje um ponto de peregrinação dos fieis, principalmente no mês de maio, ano de sua morte.
 Processo de canonização
· Frei Damião de Bozzano é cultuado como santo durante décadas, mas a Igreja analisa o processo de canonização do frei, que foi aberto em 2013.
· No dia 8 de abril de 2019 o Frei Damião foi reconhecido como venerável pelo Papa Francisco, ficando mais perto da beatificação. O processo seguinte é a análise dos milares do frei ocorridos após a sua morte.
· Foi cantado por poetas e músicos e está presente em outras expressões culturais: da literatura de cordel às artes plásticas. Sua memória permanece viva, tornou-se um ícone religioso e cultural do povo nordestino.
Algumas Historias de milagres
· Chegou em uma casa e deram Jerimum com leite, ele gostava mais lhe fazia mal por conta da idade.
· Carro quebrou na estrada e a senhora fez vitamina com sal
· Confessava o dia todo e dormia no chão 
· Meu milagre (Kátia)

Continue navegando