Buscar

Engenharia Ambiental e Indústria 4 0

Prévia do material em texto

Faço Engenharia Ambiental.
A Engenharia Ambiental é uma área que visa o progresso em prol da preservação do meio ambiente, respeitando rigorosamente os limites de exploração dos recursos naturais. Com a chegada da indústria 4.0, que traz consigo tecnologias mais eficientes no uso dos recursos, novos modelos de negócios mais sustentáveis e ecológicos surgem, gerando a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados e especializados na área ambiental e de saneamento básico.
A formação em Engenharia Ambiental prioriza o compromisso com o próximo e o meio ambiente, sempre buscando fontes de energias renováveis e meios menos poluentes. Essa preocupação com a sustentabilidade torna essa área tecnológica por natureza, uma vez que os meios de preservação ambiental e geração de energia ficam cada vez mais sofisticados.
Diante disso, os engenheiros dessa área se tornam peças-chave quase indispensável para o futuro, sendo essenciais para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade de vida da população.
O site Mais Ambiente é um exemplo de modernização trazida pela engenharia ambiental. Trazendo informações sobre "O Novo Marco Legal do Saneamento Básico", que prevê a universalização desses serviços até o final de 2033, estabelecendo 99% da população acesso a água tratada e 90% a coleta e tratamento de esgoto. O site foi formulado por sócios formados em Engenharia Ambiental que desenvolveram projetos de abastecimento e tratamento de água e esgoto, assim como outros projetos voltados para o gerenciamento de resíduos sólidos tanto em área urbana quanto rural.
Tecnologia e Educação: A educação é essencial para que haja um conhecimento tecnológico comum entre os futuros profissionais que precisam se atualizar ao novo modelo de Indústria 4.0. As parcerias entre governo, instituições privadas, escolas e universidades são fundamentais para garantir um entendimento mínimo antes que esses profissionais lidem com coisas mais complexas.
Tecnologias de Fronteira: As tecnologias de fronteira são novas tecnologias com alto potencial de crescimento e impacto na economia. Elas precisam ser dominadas pelos profissionais, apesar de serem mais complexas, pois oferecem muitas possibilidades e inovações nos projetos para engenheiros.
Ética e Identidade: A ética é fundamental para garantir que os profissionais ajam em prol da comunidade e do planeta, em vez de visar apenas o lucro pessoal. Ações imediatas para o bem-estar geral precisam ser tomadas para a preservação do meio-ambiente e todos os seres que nele habitam.
Trabalhos Disruptivos: A indústria 4.0 trouxe a necessidade de profissionais que estimulem as áreas com ideias inovadoras que antes pareciam impossíveis de serem realizadas. A disrupção vem de pensar de maneiras criativas e quebrar as normas da área para fomentar a inovação.
Inovação Tecnológica: Os profissionais de engenharia ambiental precisam estar abertos a aprender a utilizar e até mesmo criar tecnologias que possam auxiliar no trabalho diário.
Implementação Ágil da Tecnologia: A implementação ágil da tecnologia permite que o trabalho se concentre em partes do processo mais importantes e evita que o time fique perdido nas decisões e processos, o que é essencial em projetos longos e complexos, como na engenharia ambiental.
Assim, os principais desafios para a formação desses pilares nos que atuam na área estão relacionados a investimento, divulgação e treinamento adequados para que todos tenham acesso a essas ideias e possam melhorar como profissionais.
Referências: https://via.ufsc.br/industria-4-0-inovacao-e-sustentabilidade/
https://www.brkambiental.com.br/alagoas/pilar/profissional-de-engenharia-ambiental-tem-papel-essencial-no-setor-do-saneamento 
https://blog.nathaliabastosdovale.com/2021/03/31/tecnologias-de-fronteira-a-inovacao-a-caminho-da-sustentabilidade/
https://www.maisambiente.eco.br/projeto-saneamento-basico
https://www.todamateria.com.br/inclusao-digital/

Mais conteúdos dessa disciplina