Buscar

Como é possível desenvolver o letramento acadêmico na Universidade quando os estudantes enfrentam problemas graves de literacia desde o Ensino Médio

Prévia do material em texto

Como é possível desenvolver o letramento acadêmico na Universidade quando os estudantes enfrentam problemas graves de literacia desde o Ensino Médio? 
Para começar, pouco é investido na educação no Brasil, já se é esperado alfabetização completa de crianças que muitas vezes tem uma certa dificuldade de aprender e nem mesmo tem acompanhamento direito para que se note isso. Acontece que quando a criança cresce, a falta de habilidade dela se torna mais do que nunca um grande problema, pois chegando no Ensino Médio, já é esperado que ela saiba naturalmente fazer textos, sem ter mais o espaço ainda para aprender.
Quando se chega a fase adulta, se essa deseja fazer faculdade, a dificuldade pode chegar a ser gritante e fazer com que ela possa até deixar de poder exercer certas atividades, já que se houve uma certa dificuldade ou falta de entendimento anteriormente, acaba sendo cada vez menos viável ela conseguir lidar com trabalhos maiores, já que a falta de expertise em literacia pode e afeta todas as outras áreas curriculares. 
Muito deveria ser investido na educação e acompanhamento de cada criança, além da dedicação dos pais sobre as dificuldades ou não da mesma, mas já que infelizmente muitas vezes é muito pouco acessível por questão financeira, acaba se tornando uma coisa que apenas uma minoria consegue ter acesso.
Sinto que já que é muito comum hoje em dia a falta de entendimento metalinguística da população, caso ela tenha acesso a faculdade, os estudantes de Letras em forma de ajuda para quem precisa, poderiam facultativamente quem tiver desejo e/ou tempo livre, fazer (podendo contar até como hora complementar) um grupo de ajuda para quem tiver interesse e dificuldade com português. Seria uma forma gratuita e acessível, para quem tem dificuldade aprender e desenvolver muitas coisas, e para quem cursa Letras poder botar os conhecimentos em prática e também conseguir horas extras, beneficiando os dois.
Quais são as suas propostas para auxiliar no enfrentamento dessa questão, de modo a evitar situações de plágio que podem prejudicar a vida acadêmica dos estudantes?
O plágio acaba sendo uma alternativa muito comum ultimamente para quem não se sente com capacidade ou facilidade de fazer um trabalho, muitas vezes acaba requirindo a copiar de algum colega ou da internet, o que afeta diretamente no aprendizado dele, pois faz com que ele nunca verdadeiramente aprenda nada ou absorva o conhecimento. Dito isso, há muitas maneiras de ajudar a evitar o plágio, como elas sendo estimular o aprendizado e ter certeza com que todos entenderam bem o exercício e a matéria, de forma com que se sintam confiantes e capacitados para fazerem sozinhos.
Outra boa forma de evitar, é passar vários exercícios que sejam do gênero de forma com que eles encontrem familiaridade quando forem fazer, porque já fizeram antes algo do tipo. 
Criar temas bastantes específicos, de forma que não tenham como achar algo do gênero online e tenham que realmente exercer o trabalho.
Ou até mesmo passar trabalhos diferentes ou temas diferentes para cada um, para que assim não tenham a opção de plagiar o do outro.

Continue navegando