Buscar

Dilemas éticos


Prévia do material em texto

Nome: Maria Isabel Pereira Carvalho RA: G4433J3
Resumo: Deliberação moral de enfermeiros frente à internação por ordem judicial
Os profissionais de saúde veem em seu cotidiano que a demanda por leitos de UTI é muito maior que a oferta, o que torna o atendimento de pacientes graves distante do cuidado humano e do melhor atendimento, partindo da premissa de que todo paciente tem direito a cuidados adequados, dignidade pessoal e informações claras.
Os profissionais de enfermagem estão vulneráveis a queda da qualidade do seu trabalho, frente a situações relacionadas a internação por ordem judicial na UTI, os profissionais que enfrentam diariamente esses problemas precisam desenvolver competências éticas, para saber lidar com os problemas no processo de cuidado dos seus pacientes.
Sobre ordens jurídicas o profissional deve decidir a quem dar prioridade de acesso a essa vaga limitada, uma vez que assistência e proteção da saúde de uma pessoa podem significar a morte ou complicações de outra. É evidente que o fato de participar do processo de escolha entre quem permanece e quem sai da UTI causa angústia aos enfermeiros, pois nos zelamos pela vida do paciente e sabemos que muitos só estão saindo para disponibilizar sua vaga para outro, que está internando por ordem judicial.

Mais conteúdos dessa disciplina