Buscar

Pratique 4

Prévia do material em texto

Relatório Técnico: Gerador Elétrico Baseado na Lei de Faraday e na Lei de Lenz
Introdução
Este relatório descreve o funcionamento de um gerador elétrico simples, que opera com base na Lei de Faraday de indução eletromagnética e na Lei de Lenz.
Lei de Faraday
A Lei de Faraday de indução eletromagnética afirma que a variação do fluxo magnético através de um circuito induz uma força eletromotriz (fem) nesse circuito. Matematicamente, isso é expresso como:
ε=−dtdΦB​​
onde 
ε
é a fem induzida, 
ΦB​
é o fluxo magnético e 
t
é o tempo.
Lei de Lenz
A Lei de Lenz é uma consequência da conservação de energia. Ela afirma que a direção da corrente induzida é tal que ela se opõe à mudança no fluxo magnético que a produziu.
Funcionamento do Gerador Elétrico
Um gerador elétrico simples consiste em uma bobina de fio condutor que gira em um campo magnético constante. Quando a bobina gira, o fluxo magnético através da bobina muda, o que, de acordo com a Lei de Faraday, induz uma fem na bobina.
A direção da corrente induzida é dada pela Lei de Lenz. Como a corrente se opõe à mudança no fluxo magnético, a direção da corrente muda à medida que a bobina gira, resultando em uma corrente alternada (AC).
Conclusão
O gerador elétrico é um exemplo prático das Leis de Faraday e Lenz. Através da rotação de uma bobina em um campo magnético, é possível gerar uma corrente elétrica alternada.
Gabriel Ferreira (Engenharia Elétrica)