Buscar

Multiplicador Monetário e Política Monetária Contracionista

Prévia do material em texto

MACROECONOMIA 
O multiplicador bancário ou multiplicador monetário ou, ainda, "efeito multiplicador do crédito" corresponde à relação entre oferta de moeda e base monetária existente em determinado momento no sistema econômico. Traduz a capacidade dos bancos de ampliar a base monetária através do crédito. O multiplicador dos meios de pagamento, como também é conhecido, é uma variável que sintetiza o mecanismo de multiplicação da base monetária pelo processo de criação de moeda operado pelos bancos comerciais, ou seja, o multiplicador calcula a quantidade máxima de dinheiro que um depósito inicial pode se expandir em uma dada taxa de reserva. O multiplicador monetário mantém, portanto, relação direta com o montante dos depósitos efetuados.
Analise as afirmações:
I. Encaixe é o percentual de dinheiro que o banco deixa reservado para atender eventual demanda de seus clientes.
II. Drenagem é o valor financeiro que o banco cobra para intermediar as operações entre o banco central e os clientes.
III. A taxa de compulsório é um percentual mínimo (do depósito recebido) que os bancos comerciais precisam, obrigatoriamente, guardar e é estipulada pelo Banco Central para garantir que os bancos comerciais tenham recursos suficientes para disponibilizarem aos seus clientes.
IV. O encaixe voluntário é o percentual que o banco comercial guarda (em seu próprio caixa), acima da taxa de compulsório para operações de juros e modular a taxa de câmbio.
V. Uma característica do encaixe voluntário é que ele tende a aumentar em momentos em que os bancos comerciais preveem que mais clientes vão fazer saques das suas contas.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. 
b. Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas. 
c. Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas. 
d. Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas. 
A taxa de compulsório é um percentual mínimo (do depósito recebido) que os bancos comerciais precisam, obrigatoriamente, guardar. Ela é estipulada pelo Banco Central para garantir que os bancos comerciais tenham recursos suficientes para disponibilizarem aos seus clientes (inclusive, tais recursos ficam recolhidos no caixa do Banco Central). O encaixe total será a soma do encaixe obrigatório (taxa de compulsório) com o encaixe voluntário. A taxa de compulsório é um percentual mínimo (do depósito recebido) que os bancos comerciais precisam, obrigatoriamente, guardar. Ela é estipulada pelo Banco Central para garantir que os bancos comerciais tenham recursos suficientes para disponibilizarem aos seus clientes (inclusive, tais recursos ficam recolhidos no caixa do Banco Central). Já o encaixe voluntário é o percentual que o banco comercial guarda (em seu próprio caixa), acima da taxa de compulsório (se a taxa de compulsório estipulada pelo governo for de 45%, e o banco comercial guardar 53% do valor dos depósitos recebidos, por exemplo, significa que o Encaixe Voluntário é 8% (53% menos 45%)). O encaixe voluntário tende a aumentar em momentos em que os bancos comerciais preveem que mais clientes vão fazer saques das suas contas.
e. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. 
Feedback
A resposta correta é: Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas..
Questão 2
Texto da questão
A Política Monetária representa a atuação das autoridades monetárias, por meio de instrumentos de efeito direto ou induzido, com o propósito de se controlar a liquidez do sistema econômico. Levando em consideração uma política monetária contracionista em um Regime de Câmbio Flutuante (Modelo Mundell-Fleming ou IS-LM-BP) é possível afirmar:
Analise as afirmações:
I. A contração da oferta monetária aumenta a taxa de juros para equilibrar o mercado monetário.
II. O aumento de juros afeta a produção (renda) reduzindo o consumo do país.
III. O aumento da taxa de juros provoca a fuga de capital (dólar) desvalorizando a moeda nacional.
IV. Esse movimento (alta nos juros) afeta o câmbio de tal forma que a exportação é reduzida, influenciando nas contas do governo e na produção.
V. A conclusão de uma política monetária contracionista para países com câmbio flutuante (e livre mobilidade de capital) é que ela consegue ampliar bastante a renda (produção) e aumentar o consumo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. 
b. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. 
1- Governo faz Política Monetária Contracionsita: Reduz a emissão de moedas. Isso gera aumento
da taxa de juros (para equilibar o mercado monetário).
2- O aumento da taxa de juros na economia vai trazer dois efeitos: a) queda de Produção (Renda) , e b) Aumento de Capital Externo do país. A Produção (Renda) cai porque as pesoas e as empresas vão comprar menos bens/
serviços com a taxa de juros menor.
3- A entrada de Capital Externo no país acontece porque investidores financeiros externos vão migrar seus investimentos para países que pagam maiores juros por suas aplicações. A entrada de Capital Externo aumenta a oferta de dólares valorizandoa moeda nacional.
4 - A valorização da moeda nacional diminui as Exportações do país. Com a diminuição das Exportações, a
Produção (Renda) reduzem ainda mais. 
c. Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas. 
d. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
e. Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas. 
Feedback
A resposta correta é: Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas..
Questão 3
Texto da questão
Uma política monetária expansionista pode ser feita reduzindo a taxa básica de juros; aumentando as emissões de moeda; diminuindo o percentual dos depósitos obrigatórios dos bancos públicos ao Banco Central (compulsório); aumentando a recompra de títulos públicos, entre outros.Analise os possíveis efeitos de uma política monetária expansionista na economia:
I. Diminuição de moeda em circulação, gerando retração na produção, no emprego e na renda.
II. Proporciona aumento de emprego e de renda, assim as pessoas se protegem das perdas salariais, ajudando no combate a inflação.
III. Com a diminuição da SELIC, há tendência de saída de capital externo, desvalorizando a moeda nacional e estimulando a produção para exportação.
IV. Aumento de moeda em circulação, gerando aumento da demanda o que ocasiona aumento da Produção, do Emprego e da Renda.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
b. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. 
c. Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. 
A política monetária expansionista tem por finalidade aumentar a moeda em circulação e dessa forma aumentar a Renda, o Emprego e a Produção. Para aumentar a moeda em circulação diminui-se a taxa básica de juros (SELIC), o país passa a não ser mais atrativo ao investidor externo que leva seu dinheiro embora (moeda estrangeira), com isso a moeda nacional de desvaloriza o que é bom para a exportação (mas não para a importação), colaborando para o aumento da produção interna.
 
d. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. 
e. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 
Feedback
A resposta correta é: Apenas as afirmativas III e IV estão corretas..
Questão 4
Texto da questão
Atualmente é impossível imaginar uma economia moderna operando sem o uso da moeda. Em uma economia primitiva, em que não há moeda, toda transação, em ambos dos seus lados, deve envolver uma troca de bens (e/ou serviços). A isto se chama economia de escambo, para cujo funcionamento é essencial a dupla coincidência de desejos entre as partes.
Numa economia moderna, o comércio é indireto e exige o uso de moeda. A divisão do trabalho retira de qualquer indivíduo de uma sociedade moderna a possibilidade de auto-suficiência econômica. O corolário imediato da divisão do trabalho é o estabelecimento das trocas. Historicamente, o papel da moeda sofreu alterações e atualmente é possível entender que a moeda possui três característicasimportantes.
Sobre as características da moeda, marque (V) verdadeiro (F) falso:
(    ) Inconversibilidade absoluta: não há garantia de conversibilidade do papel-moeda em nenhum metal (ou outra mercadoria).
(    ) Inexistência de lastro metálico: a quantidade de papel-moeda que é impressa não tem um valor correspondente guardado
em ouro.
(    ) Monopólio estatal de emissão: apenas o governo do país pode emitir sua moeda oficial.
(    ) Reserva de valor: reservatório, por excelência, do poder de compra.
(    ) Unidade padrão: significa que os bens e serviços transacionados passam a ter, como denominador comum, seus valores expressos em termos da unidade monetária.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V - F - F - V - V. 
b. F - F - F - V - V. 
c. F - V - F - F - V. 
d. V - F - F - F - V. 
e. V - V - V - F - F. 
De acordo com o quadro, vemos que surgem novas características da moeda que são atreladas ao papel-moeda.
A reserva de valor e a unidade padrão são consideradas funções da moeda, assim como:  intermediária de trocas; medida de valor ou de unidade de conta; reserva de valor, servindo também como expressão de riqueza; padräo de pagamento diferido.
Feedback
A resposta correta é: V - V - V - F - F..
Questão 5
Texto da questão
Sobre o contexto de Contabilidade Social, analise as afirmações:
I. Para os clássicos, a demanda agregada determina a oferta agregada e o ritmo da produção.
II. Para os keynesianos, a oferta agregada determina a demanda agregada, dado que toda oferta cria sua própria demanda.
III. No modelo IS-LM, a curva IS (investimento e poupança) retrata o que acontece no mercado de bens e serviços, e a curva LM (liquidez e dinheiro), retrata o que acontece no lado monetário da economia.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa I está correta. 
b. Apenas a afirmativa II está correta. 
c. Apenas a afirmativa III está correta. 
RESPOSTA: A afirmação III é correta. Por sua vez, a afirmação I faz referencia ao pensamento keynesiano e não aos clássicos, e a afirmação II faz referencia a escola clássica e não a escola keynesiana. Desta forma, as afirmações I e II são incorretas, e a afirmação III é correta.
d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
e. Apenas as afirmativas I e III estão correta. 
Feedback
A resposta correta é: Apenas a afirmativa III está correta..

Mais conteúdos dessa disciplina