Buscar

PORTUGUES INSTR JURIDICO MODULO 5


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTUGUES INSTR JURIDICO MODULO 5
(IFCE – 2014 - Administrador) O texto apresenta como ideia central:
 
COMO PROCESSAR QUEM NÃO NOS REPRESENTA?
Não somos vândalos. E deveríamos ganhar flores. Cidadãos que respeitam as regras são diariamente maltratados por serviços públicos ineficientes. Como processar o prefeito e o governador se nossos impostos não se traduzem no respeito ao cidadão? Como processar um Congresso que se comporta de maneira vil, ao manter como deputado, em voto secreto, o presidiário Natan Donadon, condenado a 13 anos por roubo de dinheiro público?
Se posso ser multada (e devo ser) caso jogue no chão um papel de bala, por que não posso multar o prefeito quando a cidade não funciona? E por que não posso multar o governador, se o serviço público me provoca sentimentos de fúria e impotência? Como punir o vandalismo moral do Estado? Ah, pelo voto. Não, não é suficiente. Deveríamos dispor de instrumentos legais para processar quem abusa do poder contra os eleitores – e esse abuso transcende partidos e ideologias. […] (Texto retirado do artigo de Ruth Aquino. Revista Época, 02/09/2013.)
R: Questionamentos retóricos que refletem a indignação da autora diante dos desmandos de políticos e de instituições públicas contra os cidadãos que não têm como punir os que deviam representá-los.
2- (CESGRANRIO – 2011 – FINEP – Técnico – Apoio Adm e Secretariado) A vírgula pode ser retirada sem prejuízo para o significado e mantendo a norma-padrão na seguinte sentença:
R: Amanhã, apresentaremos a proposta de trabalho.
3- Com base nas teorias apresentadas sobre os parágrafos e a estrutura do texto dissertativo, é correto afirmar, exceto:
R: A introdução corresponde a uma extensão do tópico frasal, apresentando ideias secundárias que o fundamentam ou esclarecem.
4- Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa em que consta a expressão que poderá substituir o trecho sublinhado:
“A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente”.
R: “em que”.
5- (FEPESE - 2020 - Prefeitura de Itajaí - SC - Assistente Jurídico) Escolha a palavra adequada, colocada entre parênteses, de modo a estabelecer a correta coesão textual:
 
Para expressar uma condição: (Quando/Se) vocês arrumarem o quarto, terão uma surpresa.
Para expressar simples adição de ações: Não quero saber de política (nem/apenas) de entender de filosofia.
Para expressar oposição: Meu colega aceitou o novo emprego, (porquanto/porém) não está feliz.
Para expressar contradição: (Embora/Ao passo que) estivesse atrasado, parou para ver a cena.
Para estabelecer finalidade: Fiz um sinal (afim de que/que) lhe calasse.
 Assinale a alternativa que indica as palavras corretas, de cima para baixo.
R: Se • nem • porém • Embora • que
6- 
	(UFPR - 2020 - Câmara de Curitiba - PR – Redator) Considere o seguinte conjunto de informações:
- Dez pacientes foram internados apresentando síndrome nefroneural aguda.
- A ingestão do composto químico dietilenoglicol leva a sintomas compatíveis com essa síndrome.
- Três entre os dez pacientes internados apresentaram esse composto no sangue.
 
Avalie as seguintes possibilidades de união dessas informações num único período:
 
1. Três pacientes, entre os dez internados, apresentaram no sangue sintomas compatíveis com a síndrome nefroneural aguda causada pelo composto químico dietilenoglicol após a sua ingestão.
2. O composto químico dietilenoglicol, cuja ingestão leva a sintomas compatíveis com a síndrome nefroneural aguda apresentada pelos dez pacientes internados, foi encontrado no sangue de três desses pacientes.
3. A síndrome nefroneural aguda apresentada pelos dez pacientes internados foi causada pela ingestão do composto químico dietilenoglicol encontrado no sangue de três desses pacientes.
4. A ingestão do composto químico dietilenoglicol, que foi encontrado no sangue de três dos dez pacientes internados, leva a sintomas compatíveis com a síndrome nefroneural aguda apresentada por todos os dez pacientes.
O sentido original é mantido no(s) período(s):
	R: 2 e 4 apenas. 
	
7- UFPR - 2020 - Câmara de Curitiba - PR - Redator
Considere o seguinte trecho inicial de um texto extraído da revista Superinteressante (edição 408, out. 2019):
Sabemos pouco sobre os hábitos de amamentação dos seres humanos muito, muito antigos. Afinal, não é fácil inferir quanto tempo um ser vivo mamou no peito da mãe a partir de um fóssil.
Os trechos a seguir dão continuidade a essa ideia inicial, mas estão fora de ordem. Numere os parênteses, indicando a sequência que dá ordem lógica ao texto.
 
( ) A amamentação seguia por um intervalo enorme, durando entre três e quatro anos por criança. Os cientistas acreditam que estudos desse tipo ajudam a explicar os comportamentos diferentes desses hominídeos antigos – especialmente quando o assunto é estrutura familiar.
 
( ) Por isso, cientistas da Universidade de Bristol resolveram investigar a composição de 40 dentes de diferentes antepassados humanos. Isso porque a proporção de diferentes isótopos de cálcio nos dentes depende do tipo de comida que alguém consome ao longo da vida.
( ) A amamentação longa tende a promover intervalos maiores entre as gravidezes da mãe, favorecendo famílias menores – o que torna cada bebê especialmente valioso, já que é uma das poucas chances da mãe de passar seus genes adiante.
( ) Já no segundo grupo de dentes, de espécies antigas do gênero Homo que apareceram há mais ou menos 3 milhões de anos, o cenário se inverteu.
( ) Primeiro, eles estudaram a dentadura de australopitecos surgidos há cerca de 4 milhões de anos. A análise de cálcio indicou que, para eles, a amamentação era curta: poucos meses depois do nascimento, os filhotes comiam “comida de adulto”.
 
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.
R: 4 – 1 – 5 – 3 – 2.
8- FGV - 2019 - MPE-RJ - Oficial do Ministério Público. A única frase abaixo que se mostra coerente é:
R: A razão é um sol severo: ilumina, mas cega.
9- Sobre a redação jurídica, analise as afirmações abaixo a assinale a alternativa correta:
I - Tem-se como definição de redação como a arte de redigir. Através da elaboração dos parágrafos é possível de obter uma comunicação completa através da redação.
II - A redação jurídica apresenta-se de forma geral em linguagem informal. É possível redigir textos jurídicos com a utilização de termos informais, regionalismos ou até mesmo gírias.
III - A redação jurídica deve observar três principais elementos para que atinja o seu fim e observe, além dos tradicionalismos que exige do operador do Direito, as regras processuais específicas para validar tais atos jurídicos perante as autoridades públicas através do Poder Judiciário, sendo elas: a organização das ideias, a forma e o conteúdo.
R: As questões I e III estão corretas;
10-Sobre a construção de um texto coerente, analise as regras descritas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - Ordem cronológica: não se deve relatar antes o que ocorre depois, a não ser que se pretenda criar um clima de suspense ou tensão (mas nunca esquecendo que, no final, a tensão deve ser resolvida).
II - Ordem descritiva: isto é, seguir a ordem em que a cena, o objeto, o fato são observados - dos detalhes mais próximos para os mais distantes, ou vice-versa; de dentro para fora; da direita para a esquerda etc.
III - Nova informação: nova deve se ligar a outra, já enunciada: à medida que o texto avança, as novas ideias devem se relacionar às antigas, de maneira que todas permaneçam interligadas.
R: Todas estão corretas;
11- Há diversas formas de se garantir a coesão entre os elementos de uma frase ou de um texto. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta que apresente características de um texto coeso:
I - Substituição de palavras com o emprego de sinônimos, ou de palavras ou expressões do mesmo campo associativo.
II - Nominalização – emprego alternativo entre um verbo, o substantivo ou o adjetivocorrespondente.
III – Repetição de palavras: despreocupação com a conexão que apresente coerência textual;
R: As afirmativas I e II estão corretas;
12- Para a elaboração da redação de qualidade, é importante a aplicação de três principais características, sendo elas: a unidade, a coerência e a ênfase. Sobre tais características. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa incorreta:
R: A coerência não está ligada com a coesão, tendo em vista que são elementos diferentes da língua.