Buscar

GRA1648 - Atividade 1

matriz energética de um país é definida, como já visto, pelo conjunto de fontes de energia disponíveis na região, que permitirão a realização de diversas atividades, desde a existência do próprio processo de transporte até a geração de energia elétrica, por exemplo. Neste último caso, inclusive, tem-se a definição da matriz elétrica, mais especificamente. A este ponto você verá, então, pela leitura a seguir, detalhes importantes a respeito do processo de transição da matriz elétrica mundial, tendência vista inclusive no Brasil, dadas as premissas do desenvolvimento sustentável aplicado à geração, entre outras questões: 

 

"O processo de transição energética atualmente em curso a nível mundial segue a lógica dos 3 D's: descentralização, digitalização e descarbonização. A dinâmica desta transição varia de acordo com a realidade de cada país. [..] Atualmente, a matriz elétrica mundial é marcada pela elevada participação de fontes emissoras de gases poluentes, sobretudo o carvão.". (DE CASTRO, 2021, on-line). 

 

Na imagem a seguir é possível ter uma visão tanto em termos da evolução cronológica da matriz elétrica mundial quanto da participação de fontes renováveis na matriz elétrica: 

 

Figura 1 - Gráfico da evolução de 1965 a 2018 da utilização dos tipos de fontes de energia renováveis mais comuns e outras, na matriz elétrica mundial 

 

Fonte: Adaptada de Castro e Alves (2021). 

 

#PraCegoVer: resultado gráfico da participação das fontes, em termos da potência fornecida. Tem-se resultados muito próximos de basicamente todas as fontes apresentadas (eólica, solar e outras renováveis) em 1965, com exceção da enorme utilização de recursos hídricos, representando quase a totalidade da potência (cerca de 1000 TWh)). Esse cenário perdura até os anos 2000, contando mais com um aumento na quantidade de potência obtida pela geração hidrelétrica. A partir de 2005, o aumento na utilização das fontes eólica, solar e outras renováveis passou a ser muito próximo do exponencial e a utilização de recursos hídricos cresceu de forma menos acelerada em comparação, mas muito semelhante, aos anos anteriores. 

 

  

 

A partir deste gráfico, é possível perceber um aumento, recente, do uso de fontes renováveis para a geração de energia elétrica. O aumento do uso do gás natural tem razões semelhantes ao aumento do uso de fontes renováveis para a geração de energia elétrica, que é a descarbonização. Em termos gerais, estima-se que cerca de 6000 TWh da potência produzida em 2019, no mundo todo, foi estabelecida prioritariamente a partir da geração hídrica. Por fim, considere a próxima imagem, que traz uma visão geral, ainda recente, do consumo de carvão mineral para a geração de energia elétrica, um dos principais gargalos na perspectiva da matriz elétrica mundial: 

 

Figura 2 - Consumo de carvão mineral em 2019, para geração de energia elétrica 

 

Fonte: Adaptada de Castro e Alves (2021). 

 

#PraCegoVer: gráfico com o total de consumo de carvão mineral, com 49,4% por parte da China, 28,3% por outros países, além dos apresentados, 11,6% da Índia e 10,7% pelos Estados Unidos. 

 

  

 

É possível perceber, por meio dos dados do ano de 2019, que a China detém quase 50% do consumo total de carvão mineral para geração de energia elétrica. O Brasil, como visto no estudo da matriz elétrica do país, em contrapartida, tem outras formas de produção de energia elétrica dominantes. 

 

CASTRO, N. J. de.; ALVES, A. C. Implicações da transição energética para a matriz elétrica no Brasil e no mundo. In: GÓES, G. S. A geopolítica da energia do século XXI. Rio de Janeiro: Synergia, 2021. E-book. 

 

Considerando o que foi apresentado e seus conhecimentos na área, descreva mais informações da matriz elétrica de pelo menos um país, à sua escolha, como exemplo para comparação e análise do cenário do Brasil, especialmente nos últimos anos. 


Respostas

User badge image

Molgado

O país escolhido foi Portugal  

Portugal tem a posição de um dos países do mundo que mais recorre às energias renováveis. Segundo dados da APREN(Associação de Energias Renováveis), o consumo de energias renováveis já ultrapassou o das não renováveis (59,7%), com os restantes 6,7% de consumos energéticos a serem importados (podendo ser, ou não, renováveis). A energia eólica é a grande responsável pelos bons números do país, representado 31,27% do consumo nacional. Já a energia hidroelétrica abasteceu 17,78%, a biomassa 6,99% e a fotovoltaica 3,8%. No que toca às energias não renováveis, o gás natural contribui para 31,27% dos consumos e o carvão para 0% da energia usada, representando uma enorme quebra, sendo que, em 2018, o carvão foi responsável por 21% dos consumos energéticos.

 

Matriz Elétrica Portuguesa 2022 (APREN,2022)

Recordando que a energia a carvão é a mais poluente, sendo a que produz mais gases nocivos para o ambiente e que mais prejudica a qualidade do ar, produzindo partículas extremamente tóxicas para a saúde.

De acordo com a Associação Portuguesa de Energias Renováveis, Portugal encontra-se em 5.º lugar do top mundial da incorporação de energias renováveis na produção de eletricidade, apenas ultrapassado por países como a Dinamarca, o Uruguai, a Irlanda e a Alemanha. Mas para que a melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, da saúde das populações se possa sentir, são necessárias medidas concertadas a nível internacional, a fim de se poderem maximizar os benefícios da transição energética.

           Vemos com uma simples comparação entre a Matriz Elétrica Portuguesa demonstrando o quanto a Energia Eólica e o Gás Natural são superiores ao Brasil. Energia Eólica 31,27% e o Brasil com 8,8% e o Gás Natural com 31,27 contra 8,3%.

matriz elétrica brasileira é ainda mais renovável do que a energética, isso porque grande parte da energia elétrica gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas. A energia eólica também vem crescendo bastante, contribuindo para que a nossa matriz elétrica continue sendo, em sua maior parte, renovável.

 

Matriz Elétrica Brasileira 2020 (BEM,2021)

 

As emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) advindas da nossa matriz elétrica são baixas, mas ainda maiores em comparação a Portugal, sobretudo em razão do predomínio das fontes renováveis. Isso permite que a matriz elétrica brasileira seja reconhecida como uma das mais limpas do mundo.

O Brasil vem passando por uma grande transformação de sua matriz, mas mantendo foco em uma expansão a partir de fontes renováveis. Por muito tempo essa característica esteve relacionada às nossas grandes usinas hidrelétricas. Porém, na última década, a participação percentual dessas usinas vem caindo e isso tem ocorrido como consequência de restrições ambientais a projetos hidrelétricos com grandes reservatórios e pelo natural esgotamento dos melhores potenciais de geração.

Vimos que a matriz elétrica brasileira é baseada em fontes renováveis de energia, sendo ótimo para o Brasil, pois além de possuirmos menores custos de operação, as usinas que geram energia a partir de fontes renováveis em geral emitem bem menos gases de estufa.

 

http://www.granbio.com.br/blog/portugal-usa-fontes-de-energia-renovaveis-em-matriz-energetica/

https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica

https://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/producao


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina