Buscar

Dentro de cada matriz teórica como o Positivismo, o Marxismo, a História Nova, a Fenomenologia, dentre outras, existem diferentes vertentes históri...

Dentro de cada matriz teórica como o Positivismo, o Marxismo, a História Nova, a Fenomenologia, dentre outras, existem diferentes vertentes históricas de ordem econômica, social, política e cultural. Até a década de 1970 e 1980, muitos historiadores se pautavam na matriz Positivista ou Marxista para desenvolver as suas pesquisas. Por isso, muitos livros didáticos contemplavam apenas a história do Estado, da elite e dos grandes heróis, ou ainda, a história econômica, a estrutura funcional do capitalismo, os modos de produção, as relações de trabalho e as lutas de classe, sempre numa visão macro. Todavia, a partir das décadas de 1970 e 1980, a historiografia se voltou para outros sujeitos e outros objetos de investigação, fazendo recortes espaciais e temporais menores e mais curtos, se voltando para as questões locais, regionais e para a Micro-história. Sobre as novas abordagens históricas utilizadas para a compreensão do passado, assinale a alternativa INCORRETA:
A História Regional/Local e a Micro-história não são métodos de pesquisa e análise, mas, uma nova abordagem histórica utilizada pelos pesquisadores a partir da década de 1970 e 1980 para a melhor compreensão do passado. Nesta perspectiva, o historiador faz um recorte espacial e temporal na história para o aprofundamento do estudo, dando enfoque para as especificidades regionais ou locais.
A História Regional/Local e a Micro-História são recortes espaciais e temporais que o historiador faz para investigar de forma mais aprofundada o passado de uma região, de uma localidade ou ainda, sobre especificidades referentes a alguma questão social, política, econômica, religiosa, cultural ou de um grupo social, de minorias, dentre outras problemáticas.
Primeiramente, cabe esclarecer que a História Regional/Local e a Micro-história são métodos de pesquisa e análise criados na Inglaterra no século XV durante a Revolução Industrial, com o propósito de compreender a organização espacial das cidades e desenvolver planos de urbanização.
A história numa visão macro tende a ressaltar as semelhanças de ordem social, política, econômica e cultural valorizando as especificidades dos grupos sociais. Já a História Regional/Local e a Micro-História abordam as diferenças sociais, econômicas, políticas e culturais e dá voz social àqueles que por muito tempo foram excluídos da história.
A
B
C
D

Essa pergunta também está no material:

História Regional Avaliação I - Individual
5 pág.

História da Educação I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a alternativa INCORRETA é a letra C: "Primeiramente, cabe esclarecer que a História Regional/Local e a Micro-história são métodos de pesquisa e análise criados na Inglaterra no século XV durante a Revolução Industrial, com o propósito de compreender a organização espacial das cidades e desenvolver planos de urbanização." Esta afirmação está incorreta, pois a História Regional/Local e a Micro-história não foram criadas na Inglaterra no século XV durante a Revolução Industrial, mas sim são abordagens históricas utilizadas pelos pesquisadores a partir das décadas de 1970 e 1980 para uma melhor compreensão do passado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina