Buscar

As instituições de Educação Especial tiveram um “salto” de 22 em 1935 para 190 instituições em 1950. Mesmo que este número seja considerado baixo, ...

As instituições de Educação Especial tiveram um “salto” de 22 em 1935 para 190 instituições em 1950. Mesmo que este número seja considerado baixo, o ensino da Educação Especial ainda estava evoluindo. Por outro lado, Farias e Lopes (2015) aponta que essa evolução no ensino especializado a pessoas com deficiência, facilitou a identificação dos alunos com deficiência mental, transtornos globais ou com dificuldades de aprendizagem. Com base nesses dados é correto afirmar que:

a. Os alunos portadores de deficiência foram inseridos nas Escolas regulares para que tivessem maior interação com a sociedade.
b. As políticas sócio educativas da época foram essenciais para que hoje tenhamos um ensino de qualidade, inserindo o portador de deficiência na sociedade através de Associações como a APAE.
c. Com o avanço da medicina e de seus diagnósticos foram possíveis várias curas de portadores de deficiência no Brasil.
d. Houveram vários estudos sobre todas as deficiências, sendo que cada Instituição passou a cuidar de portadores de deficiências específicas pois, na época, era difícil a locomoção dos mesmos para outras cidades.
e. O diagnóstico do aluno com deficiência mental ao invés de diminuir a desigualdade social contribuiu para que a sociedade excluísse mais ainda o sujeito com deficiência.