Buscar

Caso dos exploradores de cavernas.

Diante dos fatos expostos no livro, qual sua posição frente ao assassinato de um dos exploradores para que os outros pudessem sobreviver?

Respostas

User badge image

Alexis Gabriel Madrigal

É interessante examinar o fato exposto no livro mesmo se tratando de um factóide. O estado de necessidade se caracteriza pela ocorrência de situação perigosa a alguém, podendo ser invocada como excludente de ilicitude se a situação no caso não for provocada pelo próprio indivíduo ou se por ele não poderia prever o fato. No caso dos exploradores de cavernas podemos observar de forma patente que o mesmo se caracteriza como estado de necessidade, posto que, o fato de os sobreviventes estarem em estado de perigo, tendo suas vidas ameaçadas pela falta de mantimentos capazes de procrastinarem a subsistência de suas vida e sendo esta circunstância alheia à vontade de todos e não provocada por eles.

 

1
Dislike0
User badge image

Bruna Gonçalves Xavier

Os fatos tratam de uma excludente da antijuridicidade, amparada no instituto do estado de necessidade, posto isto, não há delito, conforme dispõe o art. 24, do CP.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina