Buscar

cinco principais mudanças no padrão circulatório do feto para o recém-nascido.

💡 4 Respostas

User badge image

Elaine Assis

Existem três estruturas vasculares importantes na transição da circulação fetal para a neonatal: ducto venoso, forame oval e ducto arterial.

Circulação fetal: o sangue oxigenado chega da placenta através da veia umbilical. Ao se aproximar do fígado o sangue passa diretamente para o ducto venoso, um vaso fetal que comunica a veia umbilical com a veia cava inferior. Percorrendo a veia cava inferior, o sangue chega no átrio direito e é direcionado através do forame oval para o átrio esquerdo. Assim, neste compartimento o sangue com alto teor de oxigênio vindo da veia cava se mistura com o sangue pouco oxigenado vindo das veias pulmonares, já que os pulmões extraem oxigênio e não o fornece. O ducto arterial, ao desviar o sangue da artéria pulmonar para a artéria aorta, protege os pulmões da sobrecarga e permite que o ventrículo direito se fortaleça para a sua total capacidade funcional ao nascimento.

Circulação neonatal de transição: após o nascimento o ducto arterial, o ducto venoso, o forame oval e os vasos umbilicais não são mais necessários. Dessa forma, ocorre o fechamento do forame oval e o ducto venoso e arterial se contraem. O fechamento do forame oval ocorre pelo aumento de pressão no átrio esquerdo que pressiona a sua válvula contra o septum secundum. O fechamento do ducto arterial parece ser mediado pela bradicinina, uma substância liberada pelos pulmões durante a sua distensão inicial. Essa substância tem potentes efeitos contráteis na musculatura lisa, atuando na dependência do  alto teor de oxigênio do sangue aórtico. Assim, quando a pressão de oxigênio for maior que 50 mmhg no sangue que passa através do ducto arterial promove a sua contração. O fechamento do ducto venoso ocorre pela contração do seu esfíncter, possibilitando que o sangue que entra no fígado percorra os sinusóides hepáticos. Porém, vale ressaltar que a mudança do padrão circulatório fetal para o padrão adulto não ocorre repentinamente. Algumas alterações ocorrem com a primeira respiração e outras após horas e dias.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Durante a gravidez, o sistema circulatório fetal funciona de maneira diferente do que após o nascimento:
  • O feto é conectado pelo cordão umbilical à placenta, o órgão que se desenvolve e se implanta no útero da mãe durante a gravidez.
  • Através dos vasos sangüíneos no cordão umbilical, o feto recebe toda a nutrição, oxigênio e suporte de vida necessários da mãe através da placenta.
  • Os produtos residuais e o dióxido de carbono do feto são enviados de volta através do cordão umbilical e da placenta até a circulação da mãe para serem eliminados.

O sistema circulatório fetal usa dois shunts da direita para a esquerda, que são pequenas passagens que direcionam o sangue que precisa ser oxigenado. O objetivo desses shunts é contornar certas partes do corpo - em particular, os pulmões e o fígado - que não estão totalmente desenvolvidas enquanto o feto ainda está no útero. Os desvios que passam pelos pulmões são chamados de forame oval, que movimenta o sangue do átrio direito do coração para o átrio esquerdo, e o canal arterial, que movimenta o sangue da artéria pulmonar para a aorta.

O oxigênio e os nutrientes do sangue da mãe são transferidos através da placenta para o feto. O sangue enriquecido flui através do cordão umbilical até o fígado e se divide em três ramos. O sangue então atinge a veia cava inferior, uma veia importante conectada ao coração. A maior parte desse sangue é enviada através do ducto venoso, também uma derivação que passa sangue altamente oxigenado pelo fígado até a veia cava inferior e depois para o átrio direito do coração. Uma pequena quantidade desse sangue vai diretamente para o fígado para fornecer o oxigênio e os nutrientes necessários.

0
Dislike0
User badge image

luzia de oliveira erothides

Cinco principais mudanças no padrão circulatório do feto para o recém-nascido:

1. Contração dos vasos umbilicais.

2. Estreitamento do ducto arterioso.

3. Estreitamento do ducto venoso.

4. Oclusão do forame oval.

5. Diminuição da resistência do leito capilar pulmonar.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais