Buscar

654660 - ESCOLA, CURRÍCULO E CULTURA 2.docx com gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO
	ALTERNATIVA CORRETA
	
	 
	1
	D
	2
	D
	3
	E
	4
	E
	5
	D
	6
	D
	7
	E
	8
	E
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 654660 - ESCOLA, CURRÍCULO E CULTURA
Questão 1: Leia as assertivas a seguir e responda.
I - A escola precisa reconhecer a existência da diversidade e entender que o currículo deve atender a todos independente de cor, raça, crença ou condição social.
Assim, 
II - A escola, com o currículo diversificado, atende o objetivo principal de educar e ensinar.
Assinale a alternativa correta.
A) As assertivas I e II estão corretas e a II complementa a I.
B) As assertivas I e II estão corretas, mas não se complementam.
C) As assertivas I e II estão incorretas.
D) A assertiva I está correta e a II incorreta.
E) A assertiva I está incorreta e a II correta.
Questão 2: Michael Apple (2005) discute no texto “A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional?" Que o currículo nunca é apenas um conjunto neutro de conhecimentos, pelo contrário, ele é sempre parte de uma seleção de alguém, da visão de algum grupo acerca do que seja conhecimento legítimo. Partindo dessa ideia, analise as afirmações a seguir:
I - O currículo é produto das tensões, dos conflitos e das concessões culturais, políticas e econômicas que organizam e desorganizam um povo.
II - Para esse autor, as diretrizes e orientações curriculares em nível nacional são indispensáveis para “elevar o nível” e fazer com que as escolas sejam responsabilizadas pelo sucesso ou fracasso de seus alunos.
III - No entanto, para que o currículo nacional não seja alienante, é preciso ter atenção aos interesses que podem estar embasando esses documentos. Uma análise crítica, tendo em vista sempre que o currículo não é neutro, é fundamental para que não sejamos reprodutores dos interesses particulares de um grupo da sociedade.
 
Partindo dessas afirmações, quais são verdadeiras?
A) As afirmativas I e III.
B) Somente a afirmativa II.
C) Somente a afirmativa III.
D) Todas as afirmativas.
E) Nenhuma das afirmativas.
Questão 3: Segundo a discussão realizada por Carlinda Leite (2008) em seu texto: “O currículo e o exercício profissional docente face aos desafios sociais desta transição de século”, o exercício profissional docente, dentro dessa abordagem do currículo multicultural, passa por novas exigências, como:
I - Considerar tanto as ideologias como os valores que orientam o currículo.
II - Uma postura profissional ativa e crítica na organização e no desenvolvimento do currículo, pautada em situações que primem pelo princípio da igualdade de oportunidades de sucesso.
III - O professor não pode ser concebido como um mero executor de atividades, ele precisa fazer parte da elaboração do currículo.
Das afirmações feitas, quais são verdadeiras segundo o pensamento da autora?
A) I e II.
B) II e III.
C) I e III.
D) Somente a afirmativa I.
E) Todas as afirmativas.
Questão 4: Considerando as discussões de Michael Apple (2002)* acerca da necessidade ou não de um currículo nacional e as mudanças necessárias à escola e à formação de professores, assinale a alternativa incorreta:
* APPLE, Michael, W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antonio Flávio B.; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 59-91.
A) Nós, como profissionais da educação, precisamos atender todos os grupos, principalmente aqueles que são excluídos ou marginalizados na sociedade.
B) Todos têm o direito de frequentar a escola, de participar da cultura letrada, do conhecimento historicamente acumulado; no entanto, as individualidades, as diferentes culturas, as marcas históricas de cada grupo devem estar representadas dentro desse contexto escolar.
C) Os professores precisam assumir uma postura de constante aperfeiçoamento, no sentido de aprofundar seus conhecimentos das matérias acadêmicas, mudar suas concepções sobre o próprio conhecimento. 
D) O ensino e a aprendizagem necessitam ser mais ativos e inventivos, num trabalho mais atencioso, cooperativo e participativo. 
E) O currículo nacional, hoje, visa atender aos interesses do neoliberalismo; portanto, não há o que mudar, a escola deve atender aos interesses do mercado de trabalho e formar os futuros trabalhadores. 
Questão 5: Um projeto não é apenas uma relação de itens a cumprir, pois, sem reflexão, o trabalho torna-se inconsistente, mas é preciso atentar para a definição de algumas características próprias desse tipo de planejamento. Dentro dessas características, são elementos da estrutura de um projeto: 
I - Nome, justificativa e objetivos.
II - Conteúdos, estratégias e limites.
III - Assuntos, atividades, situações significativas.
IV - Fontes de consulta, recursos.
V - Tempo previsto.
Está correta a alternativa:
A) I, II, III e V.
B) I, II, III e IV.
C) I, II e III.
D) I, III, IV e V.
E) II, III, IV e V.
Questão 6: Podemos afirmar que a escola é território de luta e a Pedagogia uma forma de política cultural. Nesse sentido, Giroux e Simon (2005)* argumentam a favor de uma pedagogia crítica. Analise as alternativas a seguir e indique a incorreta, isto é, aquela que não leva em conta os aspectos que envolvem uma pedagogia crítica no sentido citado. 
* GIROUX, Henry; SIMON, Roger. Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: MOREIRA, Antonio Flávio B.; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 93-124.
A) Uma pedagogia que promova fortalecimento e poder das vozes e para as vozes daqueles que são sempre silenciados.
B) Uma pedagogia que reconheça que, nas escolas, os significados são produzidos pela construção de formas de poder, experiências e identidades que precisam ser analisadas em seu sentido político-cultural mais amplo.
C) Uma pedagogia que leve em conta como as transações simbólicas e materiais do cotidiano fornecem a base para repensar a forma como as pessoas dão sentido e substância ética às suas experiências e vozes, como apelo a uma política da diferença.
D) Uma pedagogia que observe que o discurso dominante não interfere, muito menos deprecia, na pe dagogia como forma de produção cultural.
E) Uma pedagogia que se processe por meio da análise de suas relações potencialmente transformadoras com a esfera da cultura popular.
Questão 7: A escola cumpre uma função importante na formação do cidadão e da sociedade. Considerando que para entendermos o currículo devemos entender a escola, comecemos por quem a escola deve receber em seu espaço.
A) A escola é um espaço reservado a todos os cidadãos que nasceram no país, pois, para eles, ela ensinará e transmitirá os costumes e regras sociais.
B) Cabe à escola a escolha dos melhores, pois estes darão continuidade ao crescimento socioeconômico do país.
C) A escola, historicamente, é o lugar de mediação do conhecimento sistemático e científico de poucos, pois a mão de obra que contribuirá para o crescimento do país será formada no cotidiano. 
D) Entendendo a escola como um espaço privilegiado do saber, cabe a ela perpetuar os conhecimentos trazidos por gerações, assim, um espaço que cabe a todos que poderão contribuir para o crescimento do país. 
E) Entendendo que a escola ocupa um espaço de desenvolvimento e aprendizado, deve ser vivida por todos, meninos, meninas, brancos, negros, pardos, amarelos, independentemente do país de origem e religião, sem sofrer constrangimento.
Questão 8: Quando se fala em “identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo”, faz-se menção a qual grupo de teorias sobre o currículo?
A) Tradicionais.
B) Críticas.
C) Progressistas.
D) Tecnocráticas.
E) Pós-críticas.
Questões discursivas
Questão 1: Sacristán (2000) considera que o currículo é construído a partir da seleção de elementos da cultura em um processo consideradoválido e legítimo no contexto histórico, social, cultural, político e administrativo em que a escola está inserida. O autor constrói um esquema curricular demonstrando como o currículo é formado e distingue seis níveis de concretização curricular que permitem compreender o processo de sua construção: currículo prescrito, currículo apresentado aos professores, currículo moldado pelos professores, currículo em ação, currículo avaliado e currículo realizado. Segundo ele, os dois primeiros níveis referem-se ao processo de concepção e elaboração do currículo, enquanto os quatro níveis seguintes, ao processo de concretização do currículo no espaço da escola. Explique o que seria o currículo prescrito e o currículo em ação e estabeleça relações entre o nível de concepção e o nível de concretização do currículo.
*SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
Questão 2: A construção do currículo nas escolas deve atender as orientações nacionais, mas precisa também considerar as necessidades e os interesses da comunidade a qual atende. Giroux e Simon (2002) apresentam uma discussão interessante nesse sentido. Segundo eles, a cultura popular pode ser utilizada nas escolas como um importante instrumento para tornar o ensino mais significativo. 
Fundamente e exemplifique essa afirmação.

Continue navegando