Buscar

Prova Final 10 0

Prévia do material em texto

Correção da Prova Final
Questão 1
Respondida
Complete as lacunas a seguir:
Segundo Hans Kelsen a Constituição é apenas a __________ básica segundo a qual é gerada a verdadeira ordem estatal, no sentido mais estrito e material da palavra. Estabelecendo os órgãos do _________, sua função e relação recíproca, ela apresenta apenas o __________, o procedimento a partir do qual são geradas as normas que configuram contenutisticamente as relações entre os homens. É preciso distinguir a ordem segundo a qual os _________ do Estado são instituídos daquele que esses mesmos órgãos estabelecem – de forma geral ou individual – para determinar o modo de vida dos súditos. Sendo a Constituição apenas a primeira dessas ordens, e, portanto, uma ordem parcial, ela jamais pode ser a _________, mas apenas e sempre o caminho pelo qual se chega a esta, isto é, à correta configuração da vida humana e de suas relações (........).
Assinale a alternativa correta:
· Coordenação, povo, artifício, blocos, organização.
· Conjuntura, governo, organismo, elementos, corporação.
· Organização, regime, esboço, círculos, unidade.
· Regra, Estado, método, órgãos, justiça.
· Estrutura, poder, arcabouço, mediadores, instituição.
Sua resposta
Regra, Estado, método, órgãos, justiça.
Alternativa correta é a D: Alternativa correta é a D: “Segundo Hans Kelsen a Constituição é apenas a regra básica segundo a qual é gerada a verdadeira ordem estatal, no sentido mais estrito e material da palavra. Estabelecendo os órgãos do Estado, sua função e relação recíproca, ela apresenta apenas o método, o procedimento a partir do qual são geradas as normas que configuram contenutisticamente as relações entre os homens. É preciso distinguir a ordem segundo a qual os órgãos do Estado são instituídos daquele que esses mesmos órgãos estabelecem – de forma geral ou individual – para determinar o modo de vida dos súditos. Sendo a Constituição apenas a primeira dessas ordens, e portanto uma ordem parcial , ela jamais pode ser a justiça, mas apenas e sempre o caminho pelo qual se chega a esta, isto é, à correta configuração da vida humana e de suas relações.....
Questão 2
Respondida
Analise as assertivas a seguir:
I - Ao analisar aspectos comuns dos direitos fundamentais ao longo da história, conforme parte da doutrina, podem-se extrair duas características essenciais: universalidade e indisponibilidade.
II - Agarantia primária é o direito de exigir do Estado, através de instrumento legal específico, a interrupção de um ato violador de direitos fundamentais.
III - Ao garantir às crianças e adolescentes uma proteção especial, a Constituição Federal visa garantir a igualdade formal, uma vez que todos são iguais perante a Lei.
IV - A garantia secundária é aquela com a qual o prejudicado pleiteará o ressarcimento, restituição, pagamento pelo ato indevido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas a resposta correta:
· I e III.
· II, III e IV.
· I, II, III e IV.
· III e IV.
· I, II e IV.
Sua resposta
I, II e IV.
A assertiva I está correta, pois diversos autores já tentaram definir os direitos fundamentais a partir de inúmeros critérios. Luigi Ferrajoli (2005), contudo, anuncia que, ao analisar aspectos comuns desses direitos ao longo da história, podem-se extrair duas características essenciais: universalidade e indisponibilidade. A assertiva II está correta, poisa garantia primária é o direito de exigir do Estado, através de instrumento legal específico, a interrupção de um ato violador de direitos fundamentais. No direito penal, podemos exemplificar com o Habeas Corpus. Diante de uma prisão ilegal, pede-se a concessão da ordem para restabelecer a liberdade indevidamente restringida. A assertiva III está errada, pois ao dispor sobre a proteção integral para as crianças e adolescentes, a Constituição Federal visa garantir a igualdade material, tratando os desiguais de forma desigual na medida de sua desigualdade, vez que elas precisam de uma atenção especial por estarem em formação moral e física. A assertiva IV está correta, poisa garantia secundária é aquela com a qual o prejudicado pleiteará o ressarcimento, restituição, pagamento pelo ato indevido. Pelo exemplo anterior, se restar comprovado que agentes públicos incriminaram dolosamente o preso, ele tem direito de ser indenizado pelo Estado, eis que há previsão por danos decorrentes de atos ilícitos provocados pelos órgãos estatais.
Questão 3
Respondida
Sabe-se que o Estado pode promover as políticas públicas de três formas diversas. Com base nisso analise o texto a seguir:
"Ao final de mais um ciclo de revisão cadastral, 604,5 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família declararam aumento de renda no ano passado. Desse total, 261,4 mil superaram a condição de extrema pobreza (renda mensal por pessoa de até R$ 77) e começaram a receber um valor menor da complementação de renda, sem o benefício básico, que é voltado apenas para quem está na extrema pobreza. Outras 343,1 mil famílias declararam renda acima de R$ 154 mensais por pessoa, limite de acesso ao programa. Por isso, tiveram o benefício cancelado. [...]".
Com qual dos modelos de política pública o programa Bolsa Família mais se identifica?
Assinale a alternativa correta:
· Distributivo.
· Regulatório.
· Eleitoreiro.
· Assistencialista.
· Redistributivo.
Sua resposta
Redistributivo.
O Bolsa Família é um típico programa de redistribuição de renda, ou seja, os recursos orçamentários, compostos majoritariamente por contribuição das camadas médias e altas da sociedade, são realocados visando atender às camadas mais pobres do Brasil. A política pública redistributiva consiste em o Estado formular planos para reequilibrar distorções econômicas por meio da redistribuição da renda que ocorre com a entrega de recursos diretos ou financiamento a bens e serviços que seriam impossíveis para os beneficiados de outro modo.
Questão 4
Respondida
Complete as lacunas a seguir:
O direito ________________ surge justamente como resultado entre a ponderação de dois princípios: _______________ e _______________. Se, por um lado, podemos ser tudo aquilo que não atinja um bem jurídico alheio, por outro, o Estado deve nos tratar com igualdade independentemente da nossa origem, cultura, ideologia, senso estético etc. Ter autonomia para ser o que é significa exercer a liberdade constitucionalmente consagrada dentro de uma moldura moral em relação à qual o Estado é obrigado a respeitar.
Agora, assinale a alternativa correta:
· à dignidade; igualdade; liberdade.
· à diferença; dignidade; igualdade.
· à vida; igualdade; dignidade.
· à diferença; igualdade; liberdade.
· à igualdade; dignidade; liberdade.
Sua resposta
à diferença; igualdade; liberdade.
O direito à diferença surge justamente como resultado entre a ponderação desses dois princípios: igualdade e liberdade. Se, por um lado, podemos ser tudo aquilo que não atinja um bem jurídico alheio, por outro, o Estado deve nos tratar com igualdade independentemente da nossa origem, cultura, ideologia, senso estético etc. Ter autonomia para ser o que é significa exercer a liberdade constitucionalmente consagrada dentro de uma moldura moral em relação à qual o Estado é obrigado a respeitar. Portanto, as palavras que completam corretamente as lacunas são: à diferença; igualdade; e liberdade.
Questão 5
Respondida
Por muito tempo Estado, Governo e Administração Pública foram compreendidos como sinônimos, e conceituados da mesma forma. Entretanto, com o passar dos anos, a doutrina majoritária passou a diferenciá-los. Analise os conceitos a seguir e associe-os corretamente:
1. Estado.
2. Administração Pública.
3. Governo
I - ( ) Conjunto de atividades que foram concebidas para a realização do interesse comum, gozando de maior ou menor autonomia dependendo da competência atribuída.
II - ( ) Reúne os órgãos e funções de poder que comandam a ordem jurídica do país a fim de conciliar as demandas apresentadas socialmente.
III - ( ) De acordo Dalmo Dallari, pode ser definido como “a ordem jurídica soberana, que tem por fim o bem comumde um povo situado em determinado território.”
IV - ( ) É formado por uma ordem jurídica estável, protegendo bens que são imprescindíveis para a realização da dignidade de todos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
· 3 - 2 - 3 - 1.
· 2 - 3 - 1 - 1.
· 1 - 3 - 2 - 2.
· 2 - 2 - 3 - 1.
· 1 - 3 - 3 - 2.
Sua resposta
2 - 3 - 1 - 1.
O item I conceitua a Administração Pública, pois ela pode ser definida como um conjunto de atividades que foram concebidas para a realização do interesse comum, gozando de maior ou menor autonomia dependendo da competência atribuída. O item II conceitua o Governo, pois ele reúne os órgãos e funções de poder que comandam a ordem jurídica do país a fim de conciliar as demandas apresentadas socialmente. Os itens III e IV conceituam o Estado, pois, de acordo Dalmo Dallari, o Estado pode ser definido, assim como a corrente majoritária o conceitua, como “a ordem jurídica soberana, que tem por fim o bem comum de um povo situado em determinado território.” (2016 p. 100).
Questão 6
Sem resposta
Os direitos humanos refletem, no fundo, a história da humanidade, já que são normas construídas e conquistadas gradualmente à medida em que a sociedade avança em determinados contextos políticos. Analise as assertivas a seguir:
I - Os direitos humanos, embora tenham se desenvolvido ao longo dos últimos séculos, foram mais intensamente debatidos e elaborados a partir do final da Segunda Grande Guerra, quando a humanidade presenciou os horrores dos governos nazi-fascistas.
PORQUE
II - O desprendimento do direito com os valores propiciou a criação de projetos supremacistas que visaram tão somente a eliminação de características inerentes aos seres humanos. Por isso foram elaboradas a Declaração Universal de 1948 e a Declaração de Direitos Humanos de Viena em 1993.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta:
· as assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· as assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
· a assertiva I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· a assertiva I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· as assertivas I e II são proposições falsas.
Sua resposta
as assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Isso porque, os direitos humanos, embora tenham se desenvolvido ao longo dos últimos séculos, foram mais intensamente debatidos e elaborados a partir do final da Segunda Grande Guerra, quando a humanidade presenciou os horrores dos governos nazi-fascistas. O desprendimento do direito com os valores propiciou a criação de projetos supremacistas que visaram tão somente a eliminação de características inerentes aos seres humanos. Por isso foram elaboradas a Declaração Universal de 1948 e a Declaração de Direitos Humanos de Viena em 1993. Esse conjunto normativo internacional foi projetado para defender as pessoas de ações muitas vezes organizadas pelos próprios governos pelos quais elas deveriam ser protegidas. Seria o último e imprescindível refúgio de indivíduos que não poderiam contar nem mesmo com seus próprios representantes que se aproveitavam da soberania para estabelecer a tirania. Mas o mundo conscientizou-se que acima da soberania existe a humanidade que é aquele fundamento que nos une enquanto pertencentes a uma única raça humana. Governo algum poderia nos subtrair.
Questão 7
Sem resposta
Analise as assertivas a seguir:
I - O direito à diferença garante que o indivíduo possa ser igual na diferença,pois é o resultado entre a ponderação de dois princípios: igualdade e liberdade.
II - O direito da igualdade e da diferença obrigam que um indivíduo expresse aquilo que sua personalidade é, de acordo com um modelo que esteja adequado tanto à sua identidade quanto aos bens jurídicos dos demais indivíduos.
III - A luta das minorias não se restringe à indiferença do Estado, mas ao reconhecimento de direitos, pois, por exemplo, não basta que o Governo deixe de perseguir judeus, deve-se garantir o direito deles de professarem a fé judaica.
IV - O direito à diferença se distingue do direito à igualdade material para reafirmar a igualdade formal dentro de uma liberdade autorizada constitucionalmente.
Agora, assinale a alternativa correta:
· As assertivas II e III estão corretas.
· As assertivas I, II e IV estão corretas.
· As assertivas I e III estão corretas.
· As assertivas II, III e IV estão corretas.
· As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
Sua resposta
As assertivas I e III estão corretas.
A assertiva I está correta, pois conforme Eduardo Bittar (2009, p.554) o direito à diferença “tem isto de particular, a ideia de que é possível que sejamos iguais na diferença." A assertiva II está errada, pois o direito da igualdade e da diferença não obriga, mas apenas permite queum indivíduo expresse aquilo que sua personalidade é, de acordo com um modelo que esteja adequado tanto à sua identidade quanto aos bens jurídicos dos demais indivíduos. A assertiva III está correta, pois deve o Estado garantir que todos, independentemente de suas diferenças, tenham os mesmos direitos, tratando dessa forma os desiguais de forma desigual na medida de suas desigualdades. A assertiva IV está errada, pois odireito à diferença se distingue do direito à igualdade formal para reafirmar a igualdade material dentro de uma liberdade autorizada constitucionalmente.
Questão 8
Sem resposta
Considerando as afirmações a seguir sobre a Constituição Federal de 1988, no tocante ao respeito dos direitos fundamentais, analise as seguintes assertivas:
I - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
II - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
III - A Constituição Federal instituiu um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna.
IV - Os direitos sociais dependem diretamente da atuação do Estado, pois estes direitos sem a intervenção Estatal, por meio da Constituição da República de 1988, poderiam levar anos para atenuar as desigualdades.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas:
· Somente as assertivas I, II, IV estão corretas.
· As assertivas I, II, III, IV estão corretas.
· Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
· Somente as assertivas II, III e IV estão corretas.
· Somente as assertivas I e IV estão corretas.
Sua resposta
As assertivas I, II, III, IV estão corretas.
Art. 6, caput da Constituição federal
Questão 9
Sem resposta
As políticas públicas analisam um cenário social para criar soluções adequadas de acordo com a capacidade financeira e as prioridades elencadas pelo Estado. Assim, as autoridades formarão um planejamento de execução a médio e longo prazo em relação ao qual acompanharão o desenvolvimento e monitorarão a eficácia das medidas.
Sobre as políticas públicas e seus modelos analise as assertivas a seguir:
I - Por meio da política pública distributiva o Estado formula planos para reequilibrar distorções econômicas por meio da redistribuição da renda que ocorre com a entrega de recursos diretos ou financiamento a bens e serviços que seriam impossíveis para os beneficiados de outro modo.
II - Por meio da política pública regulatória, uma medida legislativa autoriza a realização dos dois modelos de política pública, ou seja esse modelo é realizado pelo parlamento que aprova a execução de políticas distributivas ou redistributivaspelos governos.
III - A pavimentação de ruas, que atende a demanda de grupos sociais específico, é um exemplo de política pública redistributiva.
IV - No Brasil podemos destacar alguns órgãos responsáveis pela promoção de políticas públicas de forma mais intensa, como, por exemplo, o Sistema S que é composto pelo SESI, SENAI, SESC, SEBRAE, SENAR, SEST, SENAT e SESCOOP.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
· As assertivas I e II estão corretas.
· As assertivas II e III estão corretas.
· As assertivas I, II e III estão corretas.
· As assertivas II e IV estão corretas.
· As assertivas III e IV estão corretas.
Sua resposta
As assertivas II e IV estão corretas.
A assertiva I está errada, pois na verdade é na política pública redistributiva que o Estado formula planos para reequilibrar distorções econômicas por meio da redistribuição da renda que ocorre com a entrega de recursos diretos ou financiamento a bens e serviços que seriam impossíveis para os beneficiados de outro modo. A assertiva II está correta, pois, por meio da política pública regulatória, uma medida legislativa autoriza a realização dos dois modelos de política pública, ou seja esse modelo é realizado pelo parlamento que aprova a execução de políticas distributivas ou redistributivas pelos governos. A assertiva III está errada, pois na verdade a pavimentação de ruas é um exemplo de política pública distributiva, uma vez que é uma ação de serviços em áreas pontuais. Essas políticas dependem de Estado para Estado, mas normalmente são prestados na forma de recolhimento de lixo, limpezas de rios e córregos. A assertiva IV está correta, pois no Brasil podemos destacar alguns órgãos responsáveis pela promoção de políticas públicas de forma mais intensa. Para combater o desemprego, por exemplo, foi criado o Sistema S que é composto pelo SESI, SENAI, SESC, SEBRAE, SENAR, SEST, SENAT e SESCOOP. Portanto, estão corretas as assertivas II e IV.
Questão 10
Sem resposta
Analise as assertivas a seguir:
I - As hipóteses de aborto previstas na legislação, bem como na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, relativizaram o direito à vida em benefício da dignidade,
PORQUE
II - enquanto a vida não é um direito fundamental previsto na Constituição Federal, a dignidade da pessoa humana é um direito previsto e garantido constitucionalmente.
Agora, assinale a alternativa correta:
· as assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· as assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
· a assertiva I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· a assertiva I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· as assertivas I e II são proposições falsas.
Sua resposta
a assertiva I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A Constituição Federal garante o direito à vida, mas esse é um bem que necessita de preservação à medida que possa ser garantida um mínimo de dignidade. Forçar que o outro viva, sendo que viver torna-se um sacrifício extremamente oneroso para seu titular, isso não é respeitar o direito à vida, é forçar o exercício de um direito que juridicamente não é dever para o titular. Gradualmente, a legislação brasileira vem reconhecendo que a dignidade é o único valor absoluto do nosso ordenamento. As hipóteses de aborto que estão previstas na lei ou na jurisprudência todas relativizaram o direito à vida para não sacrificar a dignidade. Portanto, a assertiva I está correta, enquanto a assertiva II está errada, vez que o direito à vida está previsto e assegurado constitucionalmente.

Mais conteúdos dessa disciplina