CCJ0008-WL-PA-28-Sociologia Jurídica e Judiciária-Antigo-34108
2 pág.

CCJ0008-WL-PA-28-Sociologia Jurídica e Judiciária-Antigo-34108


DisciplinaSociologia Jurídica8.095 materiais62.771 seguidores
Pré-visualização1 página

	 
			
			 Plano de Aula: PAPEL SOCIAL E POLÃ\ufffdTICO DO PODER JUDICIÃ\ufffdRIO
			 SOCIOLOGIA JURÃ\ufffdDICA E JUDICIÃ\ufffdRIA
			
		
		
			Título
			PAPEL SOCIAL E POLÃ\ufffdTICO DO PODER JUDICIÃ\ufffdRIO
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				
			
			Número de Semana de Aula
			
				5
			
 
 Tema
		 Estrutura, infra-estrutura, desempenho e papel social do judiciário
		
		 Objetivos
		 
·         Conhecer e analisar a estrutura e a infraâ\u20ac\u201cestrutura do poder judiciário;
·         Analisar a função e o papel do poder judiciário na sociedade;
·         Compreender o sistema de escolha da magistratura no Brasil e suas críticas;
	Conhecer as iniciativas de reaparelhamento e mudanças na gestão do judiciário.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 
	
1 - Estrutura do Poder Judiciário. Conceito: organização do judiciário nos níveis estadual e federal.
2 - Infra-estrutura do Judiciário Brasileiro. Conceito: precariedade e avanços (informatização, Juizados Especiais, qualificação da gestão). 
3 - Desempenho do Judiciário no Brasil. Conceito: críticas e mudanças em curso.
Indicação bibliográfica:
CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Sociologia Jurídica. Rio de Janeiro: Forense, 2004. Capítulo indicado:  Instrumentos humanos de realização da ordem jurídica.
4 - Sistemas de escolha dos magistrados. Conceito: o sistema utilizado no Brasil. Discussão sobre o quinto constitucional e o STF. Aprimoramento do nosso sistema.
5 - Garantias constitucionais da magistratura. Conceito: as garantias e sua função.
Indicação bibliográfica:
CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Sociologia Jurídica. Rio de Janeiro: Forense, 2004. Capítulo indicado:  Sistemas de escolha dos magistrados.
 
SABADELL, Ana Lúcia. Manual de Sociologia Jurídica: introdução a uma leitura externa do Direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. Capítulo indicado: Sociologia da aplicação do Direito.
 
	
	 Aplicação Prática Teórica
 Caso 1 Um dos grandes males do Poder Judiciário é serem os Ministros dos Tribunais Superiores indicados e escolhidos pelo Presidente da República (...) em caráter político, isto é, por pressão da politicagem que, sabe-se, normalmente só atende aos seus interesses, movidos pelo vício da gula em regra anti-ética da maior parte das caudas interesseiras(...).â\u20ac\ufffd http://www.criticaforense.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=191 a) As mesmas críticas relativas ao sistema de escolha dos magistrados que compõem a Corte suprema do país (STF), também pode ser percebida na escolha dos magistrados de 1ª instância? B)Analise de forma crítica o sistema de seleção dos Magistrados das referidas instâncias em nosso País 
 
Caso 2 A Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco condenou à prisão e exonerou o juiz de direito Luiz Eduardo de Souza Neto, da Comarca de Araripina, interior de Pernambuco, por estelionato. O magistrado concedia liminares fraudulentas em ações cautelares de substituição de garantia de bens móveis e imóveis por títulos pobres, tendo causado grande prejuízo ao Banco de Brasil S/A, que figurava como parte nos processos. Com base no noticiado, analise de forma crítica a função social das garantias da Magistratura, mencionando o significado de cada uma delas.