A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Relatório de aulas práticas ANATOMIA

Pré-visualização | Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CURSO: ENFERMAGEM		 DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA 
 
NOME DO ALUNO: DIEGO OLIVEIRA DA SILVA 
 
R.A: 2107351		 POLO: BAURU CENTRO
 
DATA: 09 / 10 / 2021 
 
TÍTULO DO ROTEIRO: ANATONIA HUMANA
 INTRODUÇÃO: A aula iniciou com os professores se da matéria de anatomia se apresentando, explicou as normas de funcionamento do laboratório, apresentando as normas de como funciona o relatório. Em seguida, utilizando o atlas físico e eletrônico, começamos a pesquisa do esqueleto axial, dividido em crânio, vertebras e costelas, depois seguimos para o esqueleto apendicular, que é formada pela cintura escapular e os ossos dos membros superiores e, cintura pélvica e os ossos dos membros inferiores. No período da tarde, analisamos as estruturas internas e externas do sistema cardíaco, e das principais artérias e veias do sistema circulatório. 
	AULA 1
ESQUELETO AXIAL
O esqueleto axial é formado por diversos ossos e, eles são divididos em crânio, vertebras e costelas. 
O crânio é dividido em duas partes, neurocrânio e viscerocânio. O neurocrânio é formado por pares de ossos temporais, e ossos parietais, e ossos ímpares sendo eles o osso etmoidal, osso occipital, frontal e esfenoide. O viscerocrânio é formado pelos ossos da face, sendo eles: ossos lacrimais, ossos nasais, conchas nasais, ossos zigomáticos, ossos vômer, osso palatino, osso maxilar e osso mandíbula, e os ossilos do ouvido são três: o martelo, bigorna e estribo. O osso hioide fica localizado na raiz da língua, tem como função estabilizar músculos utilizados para a deglutição e fonação.
A caixa torácica é composta por 12 pares de costelas, podendo ocorrer alteração e o indivíduo nascer com um ou mais pares de costelas, sendo elas nomeadas costelas verdadeiras 7 pares, que se ligam diretamente ao esterno, costelas falsas 3 pares, que se ligam as costelas superiores por meio de cartilagem e, as costelas flutuantes 2 pares, que não se conectam ao esterno nem as outras costelas acima.
O esterno é dividido em manúbrio a parte superior, corpo a parte mediana e a parte inferior processo xifoide.
A coluna consiste em 33 ossos semelhantes a anéis, denominadas vértebras, subdividida em cinco regiões, as vértebras da região cervical iniciam-se pelo osso Atlas e o Áixs mais 5 vértebras, totalizando 7 vértebras cervicais, em seguida temos 12 da vértebras da região torácica, logo abaixo temos 5 vértebras lombares, as vértebras 5 da região sacral são fundidas e assim também acontece com as 4 vértebras do cóccix, totalizando assim as 33 vertebras.
AULA 2
ESQUELETO APENDICULAR: MEMBROS SUPERIORES
O esqueleto apendicular é constituído pelos ossos dos membros superiores e dos membros inferiores.
 Os ossos dos membros superiores são úmero (braço), rádio e ulna (antebraço) e por fim os ossos que constituem a mão, são eles: 8 ossos do carpo, trapézio, trapezoide, escafoide, capitato, semilunar, hamato, piramidal e pisiforme. Posteriormente temos 5 ossos metacarpais em ambas as mãos, 5 falanges proximal, 4 falanges média 5 falanges distais.
AULA 3 
ESQUELETO APENDICULAR: MEMBROS INFERIORES
Anteriormente, analisamos apenas os membros superiores do esqueleto apendicular, agora analisaremos os membros inferiores que constituem o esqueleto apendicular.
Os ossos dos membros inferiores são: fêmur (coxa), tíbia e fíbula e entre eles temos a patela (rotula). No pé temos 7 ossos do tarso é constituído pelos ossos cuneiforme intermediário, cuneiforme lateral, cuneiforme medial, cuboide, navicular, tálus e o ossos, logo abaixo temos 5 os ossos metatarsianos, 5 falanges proximal, 4 falanges medias e, por fim 5 falanges distal.
AULA 4
CINTURAS
O corpo humano é formado por duas cinturas, sendo elas a cintura escapular e cintura pélvica, ambas têm como função de junção do esqueleto axial com o esqueleto apendicular. Os ossos que formam essas cinturas são escápula, um osso grande e chato, localizado na parte posterior do tórax e, a clavícula é um osso considerado longo em formato de “S” formando a cintura escapular no membro superior, a pelve que é dividida em Ílio, Púbis e Ísquio, mais o sacro e cóccix que são fundidos a ela, com a estrutura no formato de uma tigela, raso e largo em mulheres e mais aberta na parte inferior para a passagem do bebê em partos naturais, ambos os ossos mencionados anteriormente formam a cintura pélvica no membro inferior.
AULA 5
SISTEMA CARDIOVASCULAR – CORAÇÃO
O coração está alocado no tórax, na parte anterior do esterno, em seu entorno na parte anterior temos a traqueia, na parte inferior está localizado o diafragma e, em ambas as laterais temos os pulmões, por fim, na parte superior do coração temos os vasos sanguíneos saindo e retornando ao coração. O coração é formado na sua porção superior por dois átrios, o esquerdo e o direito, na porção inferior temos dois ventrículos, esquerdo e direito. Na parte superior do coração como já mencionado, temos grandes vasos sanguíneos, são eles: 4 veia pulmonar, que são responsáveis pelo transporte de sangue rico em oxigênio dos pulmões para o átrio esquerdo, a aorta é o maior vaso sanguíneo e a principal artéria, localizada no átrio esquerdo e em várias ramificações em outas artérias, sua função principal é levar sangue rico em oxigênio para o cefalocaudal do corpo de todo ser vivo, a artéria pulmonar está localizada no ventrículo direito, ela penetra o pulmão e se ramifica junto aos brônquios, a veia cava superior tem como função drenagem do sangue dos membros superiores, como cabeça, membros superiores e a caixa torácica, tendo sua localização no átrio direito. O trono pulmonar tem sua origem o ventrículo direito, de onde recebe sangue venoso e, que dirige aos pulmões, para realizar a troca gasosa do sangue, ela se divide em artéria pulmonar direita e esquerda. Na parte interior do coração temos septo interventricular que é uma parede muscular, localizado na parte inferior do coração, ele faz a divisão do ventrículo direito com o ventrículo esquerdo, evitando assim a mistura de sangue venoso rico em CO2 com o sangue arterial rico em O2 e, o septo atrioventricular faz a separação da parte superior e inferior do coração. Já no ventrículo esquerdo encontramos a aorta que tem por função controlar a saída de sangue, em direção da á artéria aórtica. A artéria subclávia é uma das várias ramificações da aorta, assim como a artéria carótida, ambas localizadas na região direita do corpo humano. 
AULA 6
SISTEMA CARDIOVASCULAR – CORAÇÃO
Os átrios esquerdo e direito estão localizados na porção superior do coração, tendo como vasos de acesso no lado direito chegam a veia cava superior e a veia cava inferior e, no lado esquerdo chegam as veias pulmonares superiores e inferiores dos pulmões esquerdo e direito, ambos tendo uma veia superior e uma veia inferior, formando assim quatro estruturas. Já nos ventrículos, no lado direito saem o tronco pulmonar, que se bifurca e formam artérias pulmonares que são voltadas para os lados esquerdo e direito no sentido dos pulmões, do lado esquerdo saem o maior vaso sanguíneo, a artéria aorta, que sai do ventrículo esquerdo voltada para cima e ao longo do trajeto, se inclina para trás voltando para a esquerda, desse modo formando o arco aórtico. As paredes atriais de ambos os lados são formadas pelos músculos pectíneos. O septo interatrial tem como função a separação dos átrios direito e esquerdo, no interior da estrutura do átrio direito encontra-se a fossa oval sendo ela uma membrana fina, com suas margens proeminentes comumente chamadas limbo da fossa oval localizada na parede posterior do átrio direito. Assim como no átrio direito, o átrio esquerdo temos à válvula do forame oval, que é um orifício no septo que se facha ao nascimento, ele só ocorre na vida fetal. Na parte interior do coração temos septo interventricular que é uma parede muscular, localizado na parte inferior do coração, ele faz a divisão do ventrículo direito com o ventrículo esquerdo, evitando assim a mistura de sangue venoso rico

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.