Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Lucas Aliano da Fontoura
8107682 
 
 
 
 
 
 
Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada
Curso Educação Física Bacharel ou Licenciatura
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Primeiro Portfólio
 
 
 
 
Trabalho      apresentado ao        Claretiano       Centro Universitário para adisciplina_ Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptadacomo requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antonio Eduardo Ribeiro
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Batatais
 2021
1) Dados pessoais:
a) Idade: 42 
b) Sexo: (x) Feminino ( ) Masculino
2) Dados profissionais
Qual sua formação acadêmica?
 (x) Graduação.
 ( ) Especialização.
 ( ) Mestrado.
 ( ) Doutorado.
 ( ) Outros_ _________________________________________________________ 
 3) Há quanto tempo atua na área de Educação Física?
· ( ) Menos de 1 ano. 
· ( ) Entre 1 e 5 anos. 
· ( ) Entre 5 e 10 anos 
· (X) Mais de 10 anos. .
Perguntas a serem realizadas ao professor:
4) Qual a quantidade alunos com e sem deficiência que ele trabalha por aula? 
Em uma das escolas que leciono, tenho uma aluna. 
5) Que tipo de atividade é realizada com os alunos, e como pedagogicamente foram ou estão sendo realizadas essas atividades? 
Infelizmente não tenho a oportunidade de trabalhar com a aluna que havia citado, ela possui atestado, mas já trabalhei com alunos com algum tipo de deficiência, e a resposta que tenho a dizer é uma situação de adaptação, pois cada caso é único, gosto muito de respeitar as individualidade de cada um, mas por exemplo tive um aluno que tinha deficiência auditiva e realizava as mesmas atividades que os demais, então depende muito de cada aluno e cada situação. 
6) Qual o tipo de deficiência apresentada pelos alunos?
• ( ) Visual.
• ( ) Auditiva.
• ( ) Intelectual.
• (x) Motora.
• ( ) Múltipla (descreva) ______________________
7) Em sua opinião, quais são os requisitos necessários para um professor de Educação Física incluir um aluno com alguma Deficiência (ou pessoa com deficiência) em suas aulas? 
O primeiro fator é saber ter paciência, e saber que estamos em uma situação que demanda mais de nós professores, mas o fator determinante nessa situação é a adaptação, saber identificar as individualidades de cada aluno é muito importante, então fazer algumas adaptações, entender o lado do aluno muitas vezes é muito importante, assim acredito que o aluno aos poucos vai criando mais confiança e evoluindo pouco a pouco, pois sabemos é um processo que leva tempo. 
De acordo com a fala do professor, em sua opinião (opinião do entrevistador), será que ele encontra ou encontrará alguma dificuldade para realizar o trabalho com a pessoa com deficiência? 
Acredito que vai encontrar dificuldades sim, pois estamos de um assunto bastante delicado, claro que evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda sim é um processo que como ela mesmo disse leva tempo, mas acredito que ela tem capacidade de trabalhar com esse tipo de aluno, acho ela muito capacitada, fui aluno dela a 7 anos atrás e sei de toda capacidade dela. 
8) Em sua opinião, de acordo com a fala do professor, quais destes dois tipos de modalidade (integração e inclusão) ele aplica ou aplicará em sua aula, durante o trabalho com a pessoa com deficiência? 
Acredito que de inclusão, pois ela fala muito das particularidades de cada aluno e isso se encaixa bastante no processo de inclusão, gostaria de ressaltar quando ela fala que temos que respeitar as individualidades de cada aluno isso é um fator muito importante nesse processo de inclusão. 
9) Em relação ao bate papo com o professor, descreva em sua opinião (opinião do entrevistador) se o mesmo conhece ou não os princípios da inclusão (faça esta análise de acordo com a reposta que for dada pelo professor em relação à pergunta da alternativa 7).
Acredito que sim, sabemos que o tempo o de trabalho conta bastante, com o tempo todo o profissional seja de qual a área for vai adquirindo algum tipo de experiência, sabemos que isso é muito importante, você vai trabalhando com vários tipos de alunos, vivendo diferentes situações, e isso conta muito em todo esse processo, acredito que ela tem toda capacidade para trabalhar nesse processo de inclusão. 
Para a realização deste trabalho foi realizada uma entrevista com a professora Vanessa Boeck de Leon via rede social WhatsApp que trabalha com aulas de educação física. 
Em suas aulas tem a participação de Fabíola Fonte Marques que tem deficiência Motora e realiza as trabalhos individualizados por conta de atestado médico. 
Na conversa com o professor nos foi informado que, para poder trabalhar com pessoas com alguma deficiência é preciso saber identificar as individualidades de cada aluno. 
Em meu entendimento, percebi que o professor entrevistado conhece os princípios da inclusão ou integração, e o atendimento fica focado em saber identificar e respeitas certas individualidades pelo fato de sermos seres que únicos e com diferentes necessidades. 
É muito importante que o professor conheça o verdadeiro significado da inclusão, pois assim saberá identificar as preferências de seus alunos, o ajudar na elaboração de atividades e a forma como serão trabalhados. 
Referências 
https://efdeportes.com

Mais conteúdos dessa disciplina