Buscar

WL-P & R-51-TGE-09-Os Princípios do Estado de Direito-005

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Waldeck Lemos
Perguntas & Respostas�� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET �����Disciplina:
Teoria Geral do Estado�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �1� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �2���
� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Waldeck Lemos
Perguntas & Respostas�� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET �����Disciplina:
Teoria Geral do Estado�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �2� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �2���
Questões
	
	Fonte: CRETELLA JUNIOR, J. e CRETELLA NETO, J. - 1.000 Perguntas e Respostas Sobre Teoria Geral do Estado – Editora Forense Jurídica (Grupo GEN).
	
	CAPÍTULO 09 - OS PRINCÍPIOS DO ESTADO DE DIREITO
	
	01) A CF brasileira de 1988 consagra a terceira geração de direitos?
R.: Nossa CF, considerada bastante avançada quanto à proteção a essa nova geração de direitos, consagrou o Capítulo VI (Do Meio Ambiente) do Título VIII (da Ordem Social) à proteção ao meio ambiente. O art. 225, com seis parágrafos, incumbe o Poder Público de assegurar a efetividade desses direitos e condiciona a exploração de recursos naturais à observação a severas restrições legais.
02) Em que Constituição brasileira passaram a constar, em sua concepção social, os direitos fundamentais do homem? 
R.: Enquanto a Constituição do Império, de 1824, e a primeira da República, de 1891, refletiam o entendimento individualista dos direitos fundamentais, a de 1934 foi nossa primeira Constituição a incorporar a concepção social dos direitos fundamentais do homem.
03) Qual a classificação dos direitos fundamentais do homem, baseada na CF atual?
R.: A CF de 1988 consagra inúmeros direitos fundamentais do homem, que podem ser classificados, segundo a ordem do atual texto constitucional, em direitos: a) individuais (art. 5°); b) coletivos (art. 5°); c) sociais (arts. 6° e 193 a 232); d) à nacionalidade (art. 12); e) políticos (arts. 14, 15, 16 e 17); f) econômicos (arts. 170 a 192).
04) Em que aspectos, relativamente às garantias fundamentais, inovou a atual CF brasileira em relação às anteriores?
R.: A atual CF desmembrou os direitos sociais da estrutura anterior (Ordem econômica e social), conferindo‑lhes maior importância; além de ser mais abrangente e extensa do que as Constituições anteriores, incluiu, ao lado das garantias constitucionais clássicas, o direito à informação, a proteção a direitos difusos (ao consumidor, ao meio ambiente) e coletivos (ampliação da atuação dos Sindicatos).
05) Em que consiste a inviolabilidade do direito à vida?
R.: A inviolabilidade do direito à vida, assegurado pela CF, art. 5°, caput, consiste na proteção ao ser humano tanto no plano material (constituído por elementos biofísico‑psíquicos) quanto no plano imaterial (formado por elementos espirituais).
06) Que práticas são vedadas, com respeito à inviolabilidade do direito à vida?
R.: São vedadas quaisquer práticas que coloquem em risco a vida, desde a formação do feto. Assim, são vedados: o aborto (exceto nos casos de perigo à vida da gestante, do feto ou de concepção resultante de estupro); a eutanásia (não há vedação constitucional expressa); a pena de morte (aít. 5°, XLVII, exceto nos casos de guerra declarada); as ofensas à integridade física (que constam do Código Penal, e são, na CF, especialmente garantidos esses direitos aos presos - art. 5°, XLIX) e à integridade moral (como tortura ou tratamento desumano e degradante ‑ art. 5°, III); como corolário, admite‑se que alguém tire a vida de outrem nos casos de estado de necessidade, de legítima defesa, de estrito cumprimento do dever legal e de exercício regular de direito (art. 23 do CP).
07) Em que consiste o direito à privacidade?
R.: Direito à privacidade é espécie de direito individual, conexo ao direito à vida, que consiste em resguardar informações sobre o indivíduo, que sobre elas mantém controle, e não deseja revelá‑las a ninguém, ou somente a pessoas de sua escolha, incluindo sua vida familiar, profissional e social.
08) Quais os direitos assegurados pela atual CF, cujo objeto imediato é a liberdade?
R.: Os direitos constitucionalmente assegurados, cujo objeto imediato é a liberdade, são: a) o de locomoção; b) o de pensamento; c) o de reunião; d) o de associação; e) o de profissão; f) o de ação; g) o de liberdade sindical; e h) o de greve.
09) Em que consiste o direito à liberdade de locomoção?
R.:O direito à liberdade de locomoção, isto é, o direito de, em tempo de paz, ir, vir,
e ficar, consta do art. 5°, XV, da CF, consiste em assegurar ao indivíduo a movimentação e a permanência em qualquer ponto do país, nele podendo entrar, permanecer ou dele sair com seus bens, resguardados os direitos de terceiros e da sociedade em geral.
10) Em que consiste o direito à liberdade de pensamento?
R.: O direito à liberdade de pensamento, isto é, o direito às próprias convicções e à sua ampla expressão, consta dos arts. 5.°, incisos IV, V, VI, VIII, IX e XII, e 220, caput e §§ 1°, 2°, e 6°, da CF, consiste em assegurar ao indivíduo a possibilidade de manifestar o pensamento, exprimir a atividade intelectual, artística, científica e a de comunicação, praticar qualquer religião, filiar‑se a partido ou associação de qualquer tendência política ou filosófica, sem sofrer censura, sem necessitar de licença prévia, e sem restrições a outros direitos, em virtude do exercício desses.
==XXX==
Perguntas & Respostas/WLAJ/DP
Perguntas & Respostas/WLAJ/DP

Outros materiais

Perguntas Recentes