Buscar

Avaliação de Língua Brasileira de Sinais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação de Língua Brasileira de Sinais - Libras
1. Há um jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das almas das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que indica a respeito do que está se tratando:
A - Identidade surda.
B - Cultura surda.
C - Comunidade surda.
D - Deficiência auditiva.
2. O ouvido humano possui três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. E cada uma destas partes desempenha funções específicas. Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ouvido externo. 
II- Ouvido médio. 
III- Ouvido interno. 
( ) Formado pela membrana timpânica e por três ossos minúsculos, que são chamados de martelo, bigorna e estribo, pois são parecidos com esses objetos. Em contato com a membrana timpânica e o ouvido interno, eles transmitem as vibrações sonoras que entram no ouvido externo e devem ser conduzidas até o ouvido interno. 
( ) É composto pelo pavilhão auricular e pelo canal auditivo, que é a porta de entrada do som. Nesse canal, certas glândulas produzem cera, para proteger o ouvido.
( ) Nele está a cóclea, em forma de caracol, que é a parte mais importante do ouvido: é responsável pela percepção auditiva. Os sons recebidos na cóclea são transformados em impulsos elétricos que caminham até o cérebro, onde são entendidos pela pessoa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III – II – I. 
B I – II – III.
C III – II – I. 
D II – I – III.
3. A educação de surdos por meio do oralismo não obteve êxito, pois não garantiu uma maior qualidade na educação dos surdos em comparação a outros métodos, assim sendo, a apartir de 1960, alguns trabalhos começaram a divulgar seus resultados que indicavam que pelo uso das línguas de sinais as crianças surdas estavam conseguindo aprender e ter seu desenvolvimento escolar adequado, assim, a filosofia oralista começou a ser substituída. Surge então a Comunicação Total. Assinale a alternativa CORRETA que indica o que é a Comunicação Total:
A - É um tipo de comunicação que se vale de mais que um método de ensino da Língua Portuguesa para surdos.
B - É a forma de comunicação que utiliza a leitura labial, LIBRAS e Língua Portuguesa.
C - A filosofia da Comunicação Total utiliza uma flexibilidade comunicativa pois utiliza meios gestuais e orais, mas não escritos.
D - É a comunicação que utiliza a Língua de Sinais, o alfabeto digital, a amplificação sonora, a fonoarticulação, a leitura dos movimentos dos lábios, leitura e escrita.
4. Há casos de surdez súbita, ou seja, o indivíduo de repente, e sem nenhuma causa aparente, apresenta uma perda auditiva. A respeito do que se pode considerar como surdez súbita, assinale a alternativa INCORRETA:
A - Infecção bacteriana no labirinto, que pode desencadear hipersensibilidade e problemas de microcirculação.
B - Alergias, como reação a soros, vacinas, picadas de abelha ou comidas.
C - Infecção hospitalar.
D - Processos infecciosos como sarampo, rubéola, herpes ou mesmo gripe comum.
5. A criança surda começa a relacionar gestos com objetos, assim como a criança ouvinte começa a relacionar sons com objetos, mas, ambos os casos não estão corretos do ponto de vista da língua estruturada, ou seja, os gestos não são os utilizados na língua de sinais, mesmo que próximos ao correto, assim como, as palavras pronunciadas pelos bebês não são ainda as pronúncias corretas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que indica em qual fase isso ocorre:
A - Última fase.
B - Segunda fase.
C - Primeira fase.
D - Terceira fase.
6. Segundo o MEC (Ministério da Educação) existe uma possibilidade de identificar a surdez logo nos primeiros dias de vida através de um teste que avalia a audição dos bebês recém-nascidos, e que através da Lei nº 12.303/2010 tornou-se obrigatório e gratuito. Assinale a alternativa CORRETA que indica qual é esse teste:
A - Teste auricular.
B - Exame de audiometria.
C - Teste da orelinha.
D - Exame da audição.
7. A aquisição da deficiência auditiva e surdez pode ocorrer de duas maneiras (congênitas ou adquiridas).Assinale a alternativa CORRETA que se refere à forma congênita:
A - Ingestão de remédios ototóxicos.
B - Predisposição genética (otosclerose), quando ocorre meningite.
C - Hereditariedade, viroses maternas (rubéola, sarampo).
D - Exposição a sons impactantes (explosão) ou viroses.
8. A tecnologia pode ser utilizada para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. Algumas ferramentas podem ser utilizadas por pessoas com deficiência auxiliando na inclusão social. Assinale a alternativa CORRETA que indica como são chamadas essas tecnologias:
A - Tecnologias assistidas.
B - Tecnologias assertivas.
C - Tecnologias individuais.
D - Tecnologias assistivas.
9. As pesquisas afirmam que a língua de sinais tem complexidade e expressividade semelhantes às línguas orais, ou seja, as línguas de sinais não são inferiores às línguas orais, porém, são diferentes. Esta diferença implica em virtudes e limites tanto para língua de sinais quanto para línguas orais. No caso da Libra, os surdos têm condições de tratar de assuntos complexos como filosofia, política, entre outros.Assinale a alternativa CORRETA que indica quais as diferenças entre elas:
A - A língua de sinais só pode ser entendidas por meio da percepção visual.
B - Fato de que as línguas de sinais são línguas espaço-visuais.
C - Que a língua de sinais só se desenvolvem após os primeiros anos da vida escolar.
D - As crianças surdas aprender dominar a língua de sinais somente na escola.

Outros materiais