AV2 - Direto Empresarial
5 pág.

AV2 - Direto Empresarial


DisciplinaAlgoritmos14.817 materiais172.977 seguidores
Pré-visualização1 página
Parte superior do formulário
		
		Avaliação On-Line 
	Avaliação:
	AV2.2012.3EAD -DIREITO EMPRESARIAL-DPU0380 
	Disciplina:
	DPU0380 - DIREITO EMPRESARIAL 
	Tipo de Avaliação:
	AV2 
	Aluno:
	
	Nota da Prova: 
	5.5
	Nota do Trabalho:      
	Nota da Participação:      2 
	Total:  
	7,5
	Prova On-Line 
	
Questão: 1 (106555) 
Considera-se estabelecimento:
  Pontos da Questão: 1 
	O estúdio de um artista plástico, desde que em local diferente ao da sua residência. 
	O consultório dentário em que são prestados serviços oferecidos aos clientes, para a venda, produtos para a higiene bucal. 
	O escritório de advocacia de que são locatários,em conjunto, vários profissionais. 
	Os locais mantidos por fotógrafos amadores no qual são revelados os filmes. 
	
Questão: 2 (106965) 
O sacador (pessoa que determina que certa quantia seja paga por outra a terceiro), o sacado (a quem a ordem é dirigida e que deverá efetuar o pagamento ao terceiro) e o tomador (em favor de quem a ordem de pagamento é dad são pessoas que participam do saque de:
   Pontos da Questão: 0,5 
	Uma nota promissória para garantia de contrato de mútuo. 
	Uma letra de câmbio. 
	Uma duplicata mercantil, quando a mercadoria é entregue a um terceiro, encarregado de transportá-la e entregá-la ao comprador da mesma. 
	Nota fiscal/fatura relativa a uma compra e venda mercantil, celebrada por mandatário, representante comercial autônomo ou comissário mercantil. 
	
Questão: 3 (106926) 
No que diz respeito à conceitos envolvendo a defesa do consumidor NÃO É CORRETO afirmar:
  Pontos da Questão: 0,5 
	Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire produto ou serviço como destinatário final. 
	Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, exceto as de natureza bancária, regidas pelo banco central. 
	Consumidor por equiparação ¿ A lei equipara o conceito de consumidor, podendo com isso o agente se valer das proteções das regras consumeristas. 
	Produto é qualquer bem móvel ou imóvel, material ou imaterial. 
	
Questão: DPU0380 2010 7 23 (117933)
4 - 
Tiago ajuizou ação indenizatória contra João, seu empregador, visando reparação de dano materiais e morais por defeito em um equipamento de segurança (capacete). Alegando, em síntese, que o bem em questão é um produto. Em contestação, João sustenta não ser aplicável o Código do Consumidor à espécie. Como deve ser decidida a questão? Aplica-se ao caso o CDC?
  Pontos da Questão: 1,5 
	Resposta do Aluno:
Realmente não se aplica, pois é um equipamento que não foi comprado por tiago e não pertence a ele, o capacete pertence à empresa que esta por sua vez sim poderá reclamar juntamento com os orgãos competentes pela falha do produto e seus direitos através do código do comsumidor. Já tiago se sofreu danos morais ou outros pode sim recorrer ao CDC pois seus direitos serão reparados caso seja constatado os fatos.
Gabarito:
Não há que se falar em relação de consumo. Pois o capacete, como equipamento de segurança, faz parte de uma relação trabalhista. Exceção à incidência do CD 
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
	
Questão: 5 (107122) 
Algumas características próprias dos contratos empresariais não se aplicam, por exemplo, aos demais contratos. No entanto, algumas características são comuns a todos os contratos, tais como:  Pontos da Questão: 0,5 
	Ser realizado entre, no mínimo, duas pessoas diferentes, mas o pacto contratual não necessariamente vincula as partes contratantes a um elenco de direitos e deveres, pois o contrato já dispõe sobre um objeto que pode se traduzir numa obrigação de dar, fazer ou não fazer. 
	Ser realizado entre, no mínimo, duas pessoas diferentes, o pacto contratual vincular as partes contratantes a um elenco de direitos e deveres. 
	Ser realizado entre, no mínimo, duas pessoas diferentes, o pacto contratual vincular as partes contratantes a um elenco de direitos e deveres, o contrato dispor sobre um objeto que pode se traduzir numa obrigação de dar, fazer ou não fazer. 
	Ser realizado entre, no mínimo, duas pessoas e o pacto contratual vincular as partes contratantes a um elenco de direitos e deveres.
  
	
Questão: 6 (106963) 
Assinale a assertiva correta sobre títulos de crédito:
   Pontos da Questão: 0,5 
	Pelo princípio da autonomia, vale nos títulos somente o que neles está escrito. 
	Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título são independentes do negócio que deu lugar ao seu nascimento a partir do momento em que ele é posto em circulação. 
	Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título de crédito não se vinculam ao negócio que deu lugar ao seu nascimento, independentemente de sua circulação. 
	Pelo princípio da autonomia, o cumprimento da obrigação assumida por alguém no título não está vinculado a outra obrigação, a menos que o título tenha circulado. 
	
Questão: 7 (106703) 
Nas sociedades em nome coletivo: 
   Pontos da Questão: 0,5 
	O falecimento de sócio implica a liquidação das quotas do falecido, caso o contrato social seja omisso a tal respeito. 
	Os sócios podem ser pessoas físicas ou jurídicas. 
	Os sócios respondem, de forma subsidiária e limitada à integralização de suas quotas, pelas obrigações sociais. 
	
A administração pode competir a sócio ou a terceiro designado pelos sócios. 
	
Questão: DPU0380 2010 9 04 (106647)
8 - Como são classificados os contratos?
  Pontos da Questão: 1 
	Resposta do Aluno:
Os contratos são classificados 
Gabarito:
Unilaterais, Bilaterais, Consensuais, Reais, Solenes, Comutativos, Aleatórios, Típicos e Atípicos. 
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
	
Questão: DPU0380 2010 4 44 (117925)
9 - 
Tício, com 16 anos de idade, é campeão mundial de surf. Ele desenvolveu uma prancha mais rápida e veloz sendo campeão no Havaí, Indonésia e África do Sul.  Ao voltar ao Brasil, com apoio de outros colegas surfistas, montou uma indústria para fabricar e vender pranchas de surf. Pergunta-se: Pode Tício exercer atividade empresarial? 
 
  Pontos da Questão: 1,5 
	Resposta do Aluno:
Sim, desde que seja emancipado pelos pais e não administre o negócio, que tenha outro sócio para administrar e seja monatada a empresa com outra pessoa.
Gabarito:
Sim, se for emancipado. 
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
	
Questão: 10 (106610) 
Além dos elementos comuns, o contrato de sociedade deve conter elementos específicos, sendo CORRETO afirmar que:
  Pontos da Questão: 0,5 
	O contrato deve, obrigatoriamente, ser firmado por pelo menos duas pessoas, devendo nele constar o respectivo capital social, não se admitindo cláusula que exclua qualquer dos sócios na participação dos lucros e das perdas. 
	É permitida a contribuição do sócio apenas com prestação de serviços, desde que este faça constar do contrato que será excluído da participação nos lucros durante os primeiros 24 meses de exercício da empresa. 
	Poderá ser constituída sociedade firmando-se contrato com apenas um sócio, caracterizando a sociedade unipessoal.
	O capital social não precisa constar do contrato, na medida em que nem todos os sócios contribuirão com dinheiro, podendo ser formado na medida em que obtiverem lucro com o exercício da atividade.
Parte inferior do formulário