Resumo P2 de EPO
6 pág.

Resumo P2 de EPO


DisciplinaEstruturas e Processos Organizacionais711 materiais3.095 seguidores
Pré-visualização3 páginas
PROCESSO é um modo de fazer que o desejável se repita. É repetido para ganhar eficiência (padrão, qualidade, cumprir prazos). Gera valor para o cliente. Para ser projeto é preciso que seja padronizado, rotineiro. Todo processo tem um objetivo. \u201cOrdenação especifica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim e entradas e sidas claramente identificadas. Uma estrutura para ação.\u201d
É formal quando é documentado e informal quando ñ é documentado. \u201cÉ um fluxo de atividades feito por pessoas com um objetivo único.\u201d Todas as empresas têm processos, mas nem todas têm processos formais, mas eles existem. 
Todo processo tem de ter indicadores, e são usados para medir o desempenho. São usados, além de pessoas, máquinas e softwares. É desejável sempre que possível automatizar as etapas do processo, maquinários são mais eficazes para controlar processos.
Relacionando QUALIDADE com PROCESSOS: se você pensa que gerenciar processos e qualidade é caro, experimente não fazer nada! Qualidade: entregar de acordo com o solicitado. Através dos processos é que podemos garantir a qualidade do que é oferecido. Por trás de processos existem pessoas! E elas devem estar motivadas, precisam comprar a idéia. Devemos sempre considerar a RETROALIMENTAÇÂO(feedback).
É preciso observar se uma empresa basicamente estruturada de forma funcional possui: foco em pessoas, visão holística e foco no cliente. NÃO é possível ser uma org. flexível se somente tenho foco na departamentalização. É preciso ir mais além.
Cenário atual p/ as Organizações: clientes mais exigentes, competição globalizada, valorização dos indivíduos,do conhecimento e da inovação,maior complexidade e incertezas nas operaçõs, crescimento da terceirização, mudanças constantes, uso intensivo de TI nos negócios.
Teoria dos Sistemas: O todo está integrado de forma sinérgica para o resultado final. Não é possível isolar um elemento(uma área) do todo, uma vez que o elemento vai trazer impactos para o todo e vai alterá-lo.
Teoria das Contingências: As empresas vivem num mundo de incertezas. Para lidar com o ambiente instável é preciso flexibilidade, diferenciação e especialização.
A fonte da vantagem competitiva é a competência para gerir as interfaces entre as atividades da cadeia de valor.
Estrutura Processual: como responder o ambiente, tudo é processo, o que vai trazer a diferença é quando uma empresa é um ou outro modelo.
Função X Processos 
Função: concentra-se em tarefas departamentais. Organização funcional: Criadas com visão voltada para a realidade interna(satisfazer o chefe), gerenciamento vertical, trabalho orientado a tarefas especificas, baixa interação com outras funções, processos não tem dono.
 Processo: foca no trabalho ponta-a-ponta, onde tarefas e atividades são executadas através das fronteiras das funções dos departamentos para gerar valor ao cliente. O cliente não tem que conhecer os processos/etapas da empresa. Organização Processual: Criadas com visão voltada para a realidade externa(satisfazer os clientes/usuários do processo), gerenciamento horizontal, trabalho orientado ao processo como um todo(desenho, documentação, medição e melhorias de processos), processos possuem dono ou responsáveis claramente definidos.
Monitoramento de processos: a medição e monitoramento de processos fornecem um feedback essencial ao desenho do processo, seu desempenho e conformidade. É necessário medir o processo em termos de variedade de possíveis métricas relacionadas para saber quão bem os processos atendem seus objetivos estabelecidos. Ex: medição por sigmas. Para gerenciar é necessário medir.
Dono do Processo: é necessário nas orgs. Um indivíduo ou um grupo de indivíduos com a responsabilidade e dever de prestação de contas para garantir o sucesso do projeto, desenvolvimento, execução e realização de um processo completo ponta-a-ponta. São responsáveis por atualizar e cuidar do andamento dos processos. 
É aconselhável que haja além dos donos do processo, haja um escritório de processos, que é a área responsável pela apuração dos resultados dos processos.
As organizações bem sucedidas na implementação de Gestão de Processos reconhecem que o papel do Dono do Processo é essencial. 
Papéis: Analista de processos: responsável por entender e identificar possíveis problemas da atual situação do processo e propor soluções.
Gestor de projeto de Processo: responsável por gerenciar o projeto e as pessoas envolvidas no processo.
Analista de negocio: responsável por questões especialistas em uma determinada área da empresa.
Especialista de negócio: consultor responsável por orientar em questões ainda ais especializadas de uma área, é geralmente externo a organização.
Patrocinador: responsável pelo investimento no projeto, pessoa que representa uma área. 
Analista de TI: responsável por pegar a sugestão do problema do processo e dar uma roupagem da TI, trabalhar a solução do analista de processo e aplicar a TI. + personalizado e eficiente.
BPM: Gerenciamentos de Processos de Negócio.
Identifica, executa, documenta, mede, monitora, controla, e melhora processos de negócios automatizados ou não, para alcançar os resultados pretendidos consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização. É um método.
Negócio: pessoas que interagem para executar um conjunto de atividades de valor a clientes e gerar retorno de investimento a partes interessadas.
BPM: se concentra em processos de negócio ponta a ponta(inicio ao fim) que fornecem valor ao cliente. A prática é definida por um conjunto de valores, crenças, liderança e cultura que formam os alicerces do ambiente no qual uma organização opera. É preciso ter cultura processual, a postura e aceitação dos indivíduos em relação aos processos é parte da cultura da org.
BPMN:é um padrão para notações e modelagem de processos, criado pela OMG.
Elementos do BPMN: O correto é o fluxo ser desenhado deitado (na horizontal) sempre da esquerda p/ direita e sem interrupções.
 Evento: ação qualquer que vai influenciar o fluxo. Gera uma atividade.
Gateway: é uma decisão, em função de uma regra de negócios. 
Raias: quantas linhas, setores, 
Handoffs: cruzamento de informações entre departamentos diferentes (Raias). Qnto menos, melhor!
Processos são vivos! A prática gerencial do BPM pode ser caracterizada como um CICLO DE VIDA CONTÍNUO de atividades integradas de BPM. Melhoria contínua: Planejar \u2013 agir \u2013 checar \u2013 agir.
Ciclo de vida do BPM: Planejamento e Estratégia Análise de Processos de Negócio Desenho (Projeto) Modelagem Implementação Monitoramento e Controle. 
Meta: estabeleço indicadores. Medição: meço o desempenho através de um instrumento. Monitoramento: observo se meus dados estão de acordo com minha meta. Comparação c/ o objetivo. Controle: estou abaixo ou acima da meta? Encontro os desvios, desvio negativo: ação corretiva, desvio positivo: aumentar minhas metas.
Planejamento estratégico: estabelecimento de uma abordagem BPM holística assegurando alinhamento estratégico e interação c/ pessoas e processos ao longo dos seus limites funcionais, identificando papéis e responsabilidades.
Analise de processo de Negócios: assimila informações oriundas dos planos de processos, modelos de processos para entender qual modelo de negócio e a atual situação da empresa. 
Desenho: Defini o que a organização quer que o processo seja e, responde questões como: o quê, quando, onde, quem e como o trabalho ponta- a ponta funciona?
Modelagem: conjunto de atividades envolvidas na criação de representações de um processo de negócios existentes. Ex: Desenho BPMN.
 Implementação: implementa o resultado da análise que já desenhada e modelada, trata de desafios do gerenciamento da mudança organizacional.
Monitora: fornece informações necessárias p/ que os gestores de processo ajustem recursos a fim de atingir objetivos dos processos. A analise de desempenho pode resultar em melhoria, redesenho ou reengenharia.
Tipos de processos:
Processos primários (essenciais): são ponta-a-ponta, interfuncionais e entregam