525696

525696


DisciplinaContabilidade Societária I1.774 materiais17.564 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Click to edit Master title style
Click to edit Master subtitle style
*
*
*
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ 
CAMPO GRANDE /MS
TESTE DE SABEDORIA
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA I
PROFª Msc. GLENDA SOPRANE
*
*
*
Quem responde pelos tributos das pessoas jurídicas nos casos de transformação, incorporação, fusão, extinção ou cisão?
 Respondem pelos tributos das pessoas jurídicas transformadas, incorporadas, fundidas, extintas ou cindidas:
a) a pessoa jurídica resultante da transformação de outra;
b) a pessoa jurídica constituída pela fusão de outras, ou em decorrência de cisão de sociedade;
c) a pessoa jurídica que incorporar outra, ou parcela do patrimônio de sociedade cindida;
*
*
*
Quais as características de uma sucursal?
Estabelecimento comercial ou industrial que opera na dependência da matriz, instituído em local diverso ao do estabelecimento principal, para realizar, em melhor eficiência, os negócios que constituem o seu objetivo. Como regra geral a sucursal é tida como estabelecimento com maior autonomia administrativa, possuindo uma direção a que se atribui a faculdade de decidir e operar com maior liberdade, apesar de ligada à orientação e direção da casa matriz.
*
*
*
Quais são os tipos de investimentos existentes e onde se classificam dentro do Balanço Patrimonial?
Investimentos temporários (especulativos): podem ser classificados dentro no ativo circulante e também no ativo não-circulante no subgrupo realizável longo prazo;
Investimentos permantes (não temporários e não especulativos: são classificados no ativo não-circulante no subgrupo investimentos. 
*
*
*
O que é uma sociedade controladora?
É uma empresa que possui, direta ou indiremente, o título de direito de sócio que lhe asseguram, de modo permanente, o controle, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores de uma controladora (empresa que ela controla) 
*
*
*
Como se dá o controle direto de uma controladora para uma controlada?
Também denominado controle isolado, caracteriza-se quando a empresa (controladora) investidora detém a preponderância do capital, ou seja, têm mais de 50% do capital votante (e não sobre o total de ações emitidas por um companhia), mediante quotas de sociedades limitadas ou ações ordinárias de sociedades por ações.
*
*
*
Como se dá o controle indireto de uma controladora para uma controlada?
Caracteriza-se quando a empresa controladora (investidora) detém o controle da sociedade investida (controlada) através de outras controladas, nas quais a invstidora tem participação direta. 
Exemplo: A investidora (A) participa diretamente do capital das empresas B e C que possuem, respectivamente, 25,5% do capital votante da Empresa D, então A é controladora indireta de D.
*
*
*
As participações societárias são classificadas no Balanço Patrimonial de uma empresa de acordo com quais criterios?
São classificados de acordo com a natureza e a intenção que levou a empresa à adquirir tais participações societárias. 
*
*
*
O que é uma sociedade coligada?
São sociedades nas quais o investidor (a investidora) tenha influência significativa.
*
*
*
O qué caracteriza uma influência significativa?
Caracteriza quando a investidora detém ou exerce o poder de participar das decisões das políticas financeira ou operacional da investida, sem controlá-la
É presumida a influência significativa quando a investidora for titular de 20% ou mais do capital votante da investida, sem controlá-la.
São coligadas somente por participação direta, então não existe coligada por participação indireta.
*
*
*
Quais são os investimentos considerados permanentes, classificados no ativo não-circulante subgrupo investimentos?
Investimentos em outras empresas mediante a participação no capital social por intermédio de ações ou de quotas (controladas, coligadas e equiparadas a coligadas);
Propriedades para investimento: manutenção de terrenos ou imóveis visando alugá-los com intuito de, futuramente, realizar uma venda a terceiros. Não têm relação com os rendimentos das atividades operacionais da empresa;
Além de imóveis mantidos sem produção de renda e destinados uso futuro; obras de arte, e outros direitos de qualquer natureza.
*
*
*
Pode haver participação recíproca entre sociedades?
Não. Porque se uma companhia compra açõe de outra, que será sua coligada ou controlada, a investida não pode, por sua vez, adquirir ações da investidora.
*
*
*
Como se dá a Incorporação entre sociedades?
Se dá pela operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhe sucede em todos os direitos e obrigações.
Ou seja, uma empresa absorve todo o patrimônio de outra, trazendo seus ativos e passivos para dentro do patrimônio da incorporadora, desaparecendo a incorporada.
*
*
*
O que são as chamadas ações ordinárias (ON)?
É um tipo de ação que confere ao titular os direitos essenciais do acionista, especialmente participação nos resultados da companhia e direito a voto nas assembléias da empresa. Cada ação ordinária corresponde a um voto na Assembléia Geral. 
*
*
*
O que são as chamadas ações preferenciais (PN)?
São as ações que conferem ao titular prioridades na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo, e no reembolso do capital. Entretanto, as ações PN não dão direito a voto ao acionista na Assembléia Geral da empresa, ou restringem o exercício desse direito. 
*
*
*
Um processo de incorporação, fusão e cisão, antes de se efetivar, requer uma série de medidas preliminares de caráter legal, como:
O protocolo dos órgãos de administração ou sócios;
Instrumento de justificação e deliberação em assembléia;
Aprovação do protocolo e nomeação dos peritos.
*
*
*
O que é uma Joint Venture (controle ou empreendimento conjunto)?
Resposta: trabalhos dos alunos.
*
*
*
O que é ter o controle em participações societárias?
É o poder de governar as políticas financeiras e operacionais da entidade de forma a obter benefícios de suas atividades.
*
*
*
Controle integral é a mesma coisa de?
Subsidiária integral: que significa queuma sociedade possui o controle integral de uma outra sociedade, mediante participação societária. Caracteriza-se quando todas as ações da empresa investida pertencem unicamente a uma sociedade investidora. 
*
*
*
O que caracteriza um controle compartilhado?
Caracteriza-se quando nenhuma sociedade investidora detém, de forma isolada, mais de 50% de ações com direito a voto, mas sim há um grupo controlador cuja somatória de participação ultrapassa 50% do capital votante.
Nesse sentido, mediante acordo de votos, é estabelecido que todas as sociedades investidoras pertencentes a esse grupo controlador podem votar na assembléia de acionistas.
*
*
*
O que é uma sociedade Holding?
É aquela empresa que participa do capital social de outras sociedades, podendo ser a níveis suficientes para controlá-las, ou não. 
Ainda que não prevista no estatuto, a participação é facultada como meio da realização do objetivo social das empresas que se relacionam, ou para beneficiar-se de incentivos fiscais.
*
*
*
Controle da holding Latam será compartilhado
Segundo o presidente da TAM, Líbano Barroso, o grupo controlador ficará com 29,3% das ações. O restante será pulverizado no mercado.
O controle da holding Latam Airlines Group \u2013 que vai reunir as operações da TAM e da LAN e será listada nas Bolsas de São Paulo, Santiago e Nova York \u2013 será compartilhado entre as famílias Amaro e Cueto, disse à revista VEJA o presidente da companhia aérea brasileira, Líbano Barroso. Depois de concretizadas as trocas de ações previstas entre os controladores e minoritários das duas empresas, esse grupo controlador deverá ficar com 29,3% dos papéis com direito a voto da Latam, enquanto os demais 70,7% serão pulverizados no mercado. 
De acordo com os termos anunciados pelas empresas, cada ação preferencial sem direito a voto e cada ação ordinária com direito a voto da TAM equivalerá a 0,90 de ação ordinária com direito a voto de emissão da LAN, em forma de BDRs que serão negociadas