528449

528449


DisciplinaContabilidade Societária I1.625 materiais15.321 seguidores
Pré-visualização3 páginas
para a avaliação de demais investimentos e deve ser calculado mediante a consideração do custo de aquisição deduzidos da provisão para perdas estimadas permanentes. Os investimentos em participação no capital de outras sociedades devem ser avaliados levando em conta o valor que a empresa efetivamente gastou para adquiri-los, ou seja, através do seu valor histórico (seu preço de custo). 
*
*
*
Entendendo...
A avaliação de investimentos pelo Método de Custo de Aquisição consiste em atribuir ao investimento o valor originalmente pago por ele, devidamente ajustado quando for o caso: pela variação positiva ou negativa em função do valor justo (mercado), pelo acréscimo de correção monetária, pela variação cambial, pelos juros, etc., deduzido de provisão para redução ao valor de mercado ou de Provisão para Perdas. 
*
*
*
Formas de Contabilização - Receitas
Através do Método de Custo, a empresa investidora somente deve registrar as operações e transações que forem baseadas em atos formais. 
Atos formais quer dizer que os dividendos devem ser registrados como receita apenas no momento em que forem declarados e distribuídos, ou reconhecidos pela empresa investida.
*
*
*
Formas de Contabilização - Perdas
No Método de Custo, os investimentos devem ser avaliados e registrados pelo seu custo de aquisição, ou seja, ao seu preço de custo.
 Porém, para a realização de seu valor, devem ser deduzidas as provisões para perdas estimadas de natureza permanente.
*
*
*
Formas de Contabilização - Perdas
A identificação de ocorrência de perdas na realização de investimentos em outras sociedades é possível mediante a análise da situação da sociedade na qual foi investida e acompanhamento de seu desempenho.
*
*
*
Formas de Contabilização - Perdas
Deve a sociedade investidora analisar as Demonstrações Contábeis da sociedade investida, mensurar qual é o valor patrimonial das ações de propriedade e participação da investidora na investida e comparar com o saldo contábil da conta representativa do investimento na investidora. Se constatada redução, durante a comparação entre o valor patrimonial das ações em cada período e o valor de investimento, deve ser constituída a Provisão para Perdas, em conformidade ao percentual de perda verificada.
*
*
*
Explicando....
Se a empresa onde foi feito o investimento está operando com prejuízos, o valor de seu patrimônio fica reduzido e a comparação acima constitui uma evidência de que o valor realizável possa estar afetado, indicando a necessidade de reconhecimento da perda estimada. A diferença entre o saldo contábil e o valor patrimonial da participação da investida pode ser entendida como uma perda permanente em muitas circunstâncias
*
*
*
Explicando....
Desse modo, a identificação de ocorrência de perdas estimadas na realização do valor do investimento, e a consequente provisão para Perdas deve ocorrer nos seguintes casos: redução, a cada ano, do lucro apurado; apuração de prejuízos por vários exercícios, sem indícios de recuperação a curto prazo; desativação de projetos, fechamento de filiais, pedido de falência ou concordata, entre outros.
*
*
*
Formas de Contabilização - Dividendos
Os valores recebidos das investidas em forma de dividendos, decorrentes de lucros por elas apurados, serão contabilizados pela investidora como receita operacional, classificada no subgrupo das Outras Receitas Operacional e deve ocorrer no próprio exercício em que forem distribuídos.