Buscar

Processos Espontâneos e a Dispersão da Matéria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fórum 
 Os processos espontâneos possuem uma tendência natural de ocorrer em uma direção sob um determinado conjunto de condições. A água, por exemplo, flui naturalmente para baixo, mas o fluxo para cima requer intervenção externa, como o uso de uma bomba. O ferro exposto à atmosfera da Terra irá corroer, mas a ferrugem não é convertida em ferro sem tratamento químico intencional. Pode-se dizer que processo espontâneo é aquele que ocorre naturalmente sob certas condições. Um processo não espontâneo, por outro lado, não ocorrerá a menos que seja “impulsionado” pela entrada contínua de energia de uma fonte externa. Um processo que é espontâneo em uma direção sob um conjunto particular de condições não é espontâneo na direção inversa. À temperatura ambiente e à pressão atmosférica típica, por exemplo, o gelo derreterá espontaneamente, mas a água não congelará espontaneamente. Em geral, os processos espontâneos resultam em um aumento na dispersão de matéria ou energia.
 
 Descreva como a matéria é redistribuída, se há um aumento na dispersão da matéria, quando ocorrem os seguintes processos espontâneos:
a. A sublimação de um sólido.
b. A condensação de um gás.
a. A sublimação é uma mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido.
Para que uma substância sofra o processo de sublimação, é necessário que esteja submetida a determinados valores de temperatura e pressão.
Para que ocorra a sublimação, deve acontecer uma variação da entropia do sistema, onde na sublimação a entropia aumenta, ou seja, ocorre uma maior agitação molecular, e consequentemente, maior é a desordem das moléculas que compõem essa substância.
b. A condensação de um gás.
Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Para que o vapor sofra condensação, é necessário que ocorra a diminuição na sua temperatura ou um aumento na pressão a que está submetido.
Na condensação, o sistema diminuindo sua temperatura, a agitação das moléculas diminui e a entropia também diminui.

Continue navegando