Revisão para AV2

Revisão para AV2


DisciplinaContabilidade Societária I1.625 materiais15.335 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Click to edit Master title style
Click to edit Master subtitle style
*
*
*
Revisão para AV2 
Contabilidade Societária I
Profª Glenda Soprane
*
*
*
O que é capital para uma empresa e como pode ser composto?
Quando uma empresa está sendo consituída, a palavr capital é usada para representar o conjunto de elementos que o proprietário da empresa possui para montar o seu negócio e iniciar suas atividades.
O capital pode ser composto por: dinheiro somente; parte em dinheiro e parte em outros bens; parte em dinheiro, parte em outros bens e parte em direitos. 
*
*
*
O que é capital social e subscrito?
É uma conta de saldo credor, classificada no Patrimônio Líquido, que representa o investimento feito pelos acionistas da empresa ( o montante subscrito e integralizado pelos sócios)
O capital subscrito consiste pela parcela do capital que determinado sócio assumiu obrigação de contribuir em estatuto, para a formação do capital social, independente de sua integralização ou não.
*
*
*
O que representa a conta Ajuste de Avaliação Patrimonial?
Veio a subsitutuir a reserva de reavaliação, onde serão contabilizados as contrapartidas de aumentos ou diminuiçõe do ativo e do passivo em função da respectiva avaliação avalor de mercado.
*
*
*
Em que se diferem as reservas de reavaliação dos ajustes de avaliação patrimonial?
Nas reservas de reavaliação eram contabilizados somente os aumentos de valor atribuídos à elementos do ativo, enquanto que nos ajustes de avaliação patrimonial são contabilizados aumentos e diminuições de elementos de ativos e passivos.
*
*
*
O que é o valor justo no que se refere à avaliação de bens?
O valor justo é a quantia pelo qual um ativo poderia ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes independentes com conhecimento de negócio e interesse em realizá-los, em uma transação em que não há favorecidos.
*
*
*
Dê exemplos de quais são esses ativos e passivos que podem ser avaliados e contabilizados nos ajustes de avaliação patrimonial?
Matérias-primas e bens em almoxarifado;
Bens ou direitos destinados à venda;
Investimentos;
Os instrumentos financeiros.
*
*
*
O que são instrumentos financeiros?
É qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
*
*
*
Qual o requisito necessário para se realizar o ajuste de ativos e passivos de uma empresa?
È necessário que as empresas contratem peritos especializados em avaliações em cada ativo e em cada passivo a ser ajustado.
É essencial que a determinação do valor justo seja analisada com bom senso e julgamento profissional considerando todos os elementos que contribuam para sua avaliação.
*
*
*
O que são ações em tesouraria?
São ações da companhia adquiridas pela própria sociedade (sócios). 
A aquisição de ações de emissão própria são transações de capital da companhia com seus sócios, não devendo afetar o resultado.
As ações, enquanto mantidas em tesouraria, não terão direitos patrimoniais ou políticos.
*
*
*
Quando é permitido às companhias, sejam abertas ou fechadas, adquirir suas próprias ações?
Quando houver operações de resgate, reembolso ou amortização de ações;
Quando houver aquisição para permanência em tesouraria ou cancelamento, desde que até o valor do saldo dos lucros ou reserva (exceto a legal) e sem diminuição do capital social ou recebimento dessas ações por doações;
Quando houver aquisição para diminuição do capital (limitado às restrições legais, exceto companhias abertas).
*
*
*
É vedada a aquisições de próprias ações às companhias abertas quando?
Importar diminuição do capital social;
Requerer a utilização de recursos superiores ao saldo de lucros ou reservas disponíveis;
Criar, por ação ou omissão, direta ou indiretamente, cndições aritificiais de demanda, oferta ou preço das ações ou envolver práticas não equitativas;
Tiver por objeto ações não integralizadas ou pertencentes ao acionista controlador;
Estiver em curso oferta pública de aquisiçã de ações.
*
*
*
Qual o conceito de ações em circulação no mercado?
Todas aquelas ações emitidas para venda no mercado, exceto as de propriedade do acionista controlador, de membros de diretoria, de conselheiros de administração e as em tesouraria.
*
*
*
O que significa o ARE e para quê serve?
O ARE é uma conta transitória chamada Apuração do Resultado do Exercício e serve para organizar as contas de despesas e receitas, encerrá-las e fazer a apuração do lucro ou prejuízo da empresa.
*
*
*
Como os gastos na emissão de ações devem ser contabilizados?
Não devem ser contabilizados como despesas do período ( a não ser quando não há sucesso na captação de ações) e sim como uma redução dos valores efetivamente obtidos na captação junto aos sócios (conta retificadora do capital social) ou podem ser compensados nas Reservas de Capital).
*
*
*
O que são dividendos obrigatórios?
Qual a proporção desse recebimento?
São a parcela do lucro que deve ser distribuída aos sócios e/ou acionistas estabelecida pelo estatuto ou contrato social da empresa.
Todo acionista tem direito de receber dividendos obrigatórios na mesma proporção que participam do capital.
*
*
*
Qual a proporção do dividendo mínimo obrigatório a ser distribuído?
É de 50% do lucro líquido do exercício ajustado (deduções de reservas legal e p/contingência e adição da reversão da reserva de contingência).
Não poderá ser fixado em percentual inferior a 25% (com algumas exceções).
*
*
*
Quando o dividendo mínimo deixa de ser obrigatório, ou seja, não precisa ser distribúido? Onde deve ser guardado?
Quando no exercício social, os órgãos da administração informarem à assembléia geral ordinária ser o dividendo mínimo obrigatório incompatível com situação financeira da companhia.
Devem ser registrados como reserva especial para dividendos obrigatórios não distribuídos (reserva de lucros) e se não absorvidos por prejuizos subsequentes, deverão ser pagos assim que o permitir a situação financeira da companhia.
*
*
*
Qual o prazo para pagamento dos dividendos obrigatórios? E como ficam os donos de ações preferenciais para recebimento desses dividendos?
Deve ser pgo no prazo de 60 dias da data que for declarado.
Os donos de ações preferenciais, que não dão direito a voto, tem a preferência no recebimento dos dividendos, cujo valor não pode ser inferior a 5% do valor nominal.
*
*
*
O que são os juros sobre o capital próprio?
Ao invés dos acionistas receberem parte dos lucros como dividendos, eles o recebem como juros sobre o capital própri, ficando assim responsáveis pelo pagamento individual do IR e a empresa contabiliza esse repasse como despesa do período.
*
*
*
Como são formadas as reservas de capital e quais são os tipos de valores que as compõe?
São constituídas por valores recebidos pela companhia para reforço do seu capital social e que não transitam pelo resultado como receitas provenientes das atividades operacionais da empresa, originando-se de ganhos em atividades não operacionais que geram aumento no patrimônio líquido, como ágio na emissão de ações, prêmio na emissão de debêntures, alienação de partes beneficiárias e de bônus de subscrição, doações e subvenções para investimentos.
Essas são transações de capital com os sócios.
*
*
*
O que são as reservas de lucros? Quais são as reservas que compões as reservas de lucros?
São as contas de reservas constituídas pela apropriação de lucros da companhia.
São compostas pelas reservas:
Legal; estatutária; para contigências; de lucros a realizar; de lucros para expansão; de incentivos fiscais e especial para dividendo obrigatório não distribuído. 
*
*
*
Como é formada a reserva legal?
É instituída para dar proteção o credor e deverá ser constituída de 5% do lucro líquido do exercício até que se atinja 20% do capital social realizado ou quando o saldo dessa reserva, somado ao montante das reservas de capital, atingir 30% do capital social.
*
*
*
Quando pode ser utilizada a reserva legal?
Está restrita à compensação de prejuízos e ao