Gabarito AV1-  Teoria Geral da Administração
5 pág.

Gabarito AV1- Teoria Geral da Administração


DisciplinaAlgoritmos15.981 materiais199.223 seguidores
Pré-visualização1 página
Avaliação On-Line 
	Avaliação:
	AV1.2012.3EAD-TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO-GST0562 
	Disciplina:
	GST0562 - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 
	Tipo de Avaliação:
	AV1 
	Aluno:
	
	Nota da Prova: 
	4
	Nota do Trabalho: 
	Nota da Participação: 2 
	Total: 
	6
	Prova On-Line 
	
Questão: 1 (179587) 
Em relação ao ambiente em que se desenvolve o cotidiano da empresa, a função controle ocorre: 
Pontos da Questão: 1 
	Somente no ambiente interno; 
	No ambiente externo e futuro. 
	Somente no ambiente externo; 
	No ambiente externo e interno; 
	
Questão: 2 (178196) 
A Escola de Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos, como consequência imediata das conclusões obtidas na Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores, revolucionando a Teoria Geral da Administração da época ao mostrar que: 
Pontos da Questão: 1 
	O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pelas técnicas de aumento de produtividade propostas por Taylor e Fayol, mas também pelas normas e regras da organização. 
	O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pelos métodos de trabalho propostos pela administração científica, mas também pelo efeito do sistema social no comportamento dos indivíduos. 
	O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pela qualidade dos gerentes, mas também pelo desenvolvimento tecnológico da empresa. 
	O desempenho dos trabalhadores não seria determinado somente pela cultura organizacional, mas também pelo efeito das relações sociais mais gerais em cada indivíduo. 
	
Questão: 3 (178215) 
O conflito de interesses entre empregados e empregadores foi visto de forma diferente por cada escola/teoria da administração. Assinale a opção que indica corretamente como é entendido o conflito pela escola/teoria estruturalista. 
Pontos da Questão: 1 
	O conflito seria superado pelo estímulo à organização informal. 
	O conflito seria superado pela sua explicitação, possibilitando mudanças e o desenvolvimento da organização. 
	O conflito não existia na medida em que empregados e empregadores ganhariam com a distribuição dos ganhos de produção. 
	O conflito não existia na medida em que empregados e empregadores buscavam alcançar o mesmo objetivo. 
	
Questão: 4 (178222) 
O conflito nas organizações pode ser decorrente dos atributos ambientais. Os atributos ambientais envolvem o ambiente direto e indireto da organização. O conflito pode ser estimulado pelo atributo ambiental na seguinte situação: 
Pontos da Questão: 0,5 
	Quando os gestores das organizações respeitam os aspectos legais impostos pelo governo. 
	Quando os gestores das organizações se preocupam com a responsabilidade social; 
	Quando os gestores da organização acompanham as modernizações tecnológicas; 
	
Quando o pessoal de linha de frente trata o cliente como um número; 
	
Questão: 5 (178223) 
A Teoria Estruturalista surgiu na década de 1950 como consequência do declínio da Teoria das Relações Humanas. Essa teoria representa um desdobramento da Teoria da Burocracia com uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas e uma visão bastante crítica da organização formal. De acordo com a Teoria Estruturalista, assinale a alternativa INCORRETA. 
Pontos da Questão: 1 
	A Teoria Estruturalista concentra-se no estudo das organizações, na sua estrutura interna e na interação com outras organizações. 
	A Teoria Estruturalista focaliza o homem organizacional ou homem moderno, que desempenha papéis em diferentes organizações. 
	
A análise organizacional passa a ser feita através da análise inter-organizacional (fenômeno internos) e da análise intra-organizacional (relações da organização com outras organizações do meio ambiente). 
	Existem dois enfoques da organização: modelo natural de organização e o modelo racional da organização. 
	
Questão: 6 (178083) 
Das situações abaixo, qual caracteriza uma mudança que está ocorrendo diante da nova ordem organizacional e que entra em contradição com as idéias iniciadas pela teoria científica e clássica da administração? Pontos da Questão: 1 
	a ênfase na hierarquia é reduzida, e aumenta a importância da integração entre diferentes áreas e setores. 
	a logística tem um papel cada vez menor no contexto organizacional. 
	as fronteiras e/ou limites industriais, que eram incertos, agora evidenciam-se com precisão. 
	a competição entre empresas diferentes passa a evitar a competição entre empresas totalmente similares. 
	
Questão: 7 (178179) 
A Administração surgiu no início do século passado e atravessou fases distintas e que se superpõem em parte. Cada uma das fases realça e enfatiza um aspecto importante da Administração. Assinale a seqüência cronologia em que se deram essas fases: Pontos da Questão: 0,5 
	Ênfase nas tarefas; na estrutura organizacional; na tecnologia; no ambiente; nas pessoas e nas competências e na competitividade. 
	Ênfase nas tarefas; nas pessoas; na estrutura organizacional; no ambiente; na tecnologia; nas competências e na competitividade. 
	Ênfase nas tarefas; nas pessoas; no ambiente; na estrutura organizacional; na tecnologia e nas competências e na competitividade. 
	Ênfase nas tarefas; na estrutura organizacional; nas pessoas; na tecnologia; no ambiente; nas competências e na competitividade. 
	
Questão: 8 (178086) 
Analise as sentenças apresentadas que correspondem à algumas das idéias centrais da abordagem da Administração Científica, fundamentada por Taylor: I. Padronização e o estabelecimento de princípios básicos de organização racional do trabalho; II. A empresa deve considerar os resultados da análise do ambiente externo para adequar o seu processo produtivo; III. O ponto central da administração é produzir com eficiência segundo a demanda dos clientes; IV. O enfoque da administração deve ser a racionalização do trabalho no nível operacional. Assinale a alternativa correta: 
Pontos da Questão: 1 
	II e III 
	II e IV 
	I e III 
	I e IV 
	
Questão: 9 (178226) 
O conflito nas organizações pode ser decorrente dos atributos estratégicos. Os atributos estratégicos estão ligados ao planejamento estratégico da organização como, por exemplo, missão, visão, valores e objetivos organizacionais. O conflito pode ser estimulado pelo atributo estratégico na seguinte situação: 
Pontos da Questão: 0,5 
	quando os empregados são envolvidos na elaboração e na implantação do planejamento estratégico 
	Quando os valores compartilhados são vistos de forma igual pelos empregados e diretores. 
	quando os empregados desconhecem a missão, visão e valores que são compartilhados pela equipe diretiva; 
	quando os empregados conhecem a importância do alcance dos objetivos de seus setores para a consolidação dos objetivos da organização com um todo. 
	
Questão: 10 (178210) 
Se por um lado , no campo da Administração , cada Escola ou Teoria ocorrida foi significativa para sua época, de outra maneira cada uma delas recebeu críticas. Com relação à Escola (ou Teoria) das Relações Humanas, por exemplo, duas dessas críticas são: 
Pontos da Questão: 0,5 
	Ênfase na estrutura organizacional, na escolha das pessoas para as funções a serem exercidas. 
	Excessiva concentração de poder no nível gerencial;negação da autoridade e do poder no nível operacional da organização. 
	Superpreocupação com a felicidade dos indivíduos; atribuição de um olhar positivo para os conflitos no âmbito da organização. 
	Existência de um mínimo de escolaridade para ascensão profissional do indivíduo; qualificação praticada com "efeito cascata".