Buscar

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA 1 AV SIMULADO - GABARITO (Historia Estácio)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Revolução Francesa é considerada um marco para a queda do Antigo Regime na Europa. Na França o processo de superação do absolutismo monárquico deslanchou a partir do momento em que:
	Teve início o período do Terror, período de censura e repressão aos opositores da revolução.
	O Terceiro Estado, convocado Luis XVI, se reuniu com o clero de a nobreza nos Estados Gerais.
 Certo	O Terceiro Estado rompeu com os outros dois, declarando-se em Assembléia Nacional Constituinte.
	O tesouro francês entrou em bancarrota devido à participação do país no processo de independência dos Estados Unidos.
	Os exércitos napoleônicos invadiram os países vizinhos expandindo a revolução.
Respondido em 18/10/2021 17:36:45
Explicação:
O marco para o início do processo revolucionário francês foi, sem dúvida, a ruptura do terceiro estado com os demais estabelecendo-se como Assembleia Constituinte. 
	Gabarito
Comentado	
2a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
A respeito das consequências do processo industrial na Inglaterra, durante os anos 1840, Friedrich Engels escreveu: "Todas as grandes cidades possuem um ou vários bairros de má reputação onde se concentra a classe operária. É certo que é frequente a pobreza morar em vielas escondidas, muito perto dos palácios dos ricos, mas, em geral, designaram-lhe um lugar à parte, onde, ao abrigo dos olhares das classes mais felizes, tem de se safar sozinha, melhor ou pior. Estes bairros de má reputação são organizados em toda a Inglaterra mais ou menos da mesma maneira, as piores casas na parte mais feia da cidade (...)". Friedrich Engels. A situação da classe trabalhadora em Inglaterra. Lisboa: Afrontamento, 1975, p.59 Pela análise da citação acima e do contexto histórico da época, assinale a alternativa correta.
 Certo	A consolidação da maquinofatura no processo produtivo provocou uma definitiva separação entre capital e trabalho, gerou amplas camadas marginalizadas do processo de acumulação capitalista e criou concepções burguesas de ocupação dos espaços públicos.
	A Europa vivenciou, naquele período, o nascimento de ideologias contestatórias do sistema capitalista, destacando-se o Anarquismo defendido por Engels, segundo o qual o melhor caminho para alcançar uma sociedade mais justa seria a social democracia.
	No início do século XIX, as cidades industriais europeias lembravam os antigos espaços urbanos da época renascentista: remodelados conforme as necessidades da população, elite e populares.
	Em uma perspectiva comparada, o Brasil também vivenciou, à mesma época citada no fragmento, um processo industrial significativo, com exploração da mão de obra imigrante na implantação dos setores de infraestrutura. Esse processo ficou conhecido como "desenvolvimentismo".
	Apesar dos avanços verificados no processo produtivo, a introdução de máquinas pouco contribuiu para a remodelação do espaço urbano, uma vez que continuaram predominantes as mesmas concepções medievais, com destaque para os "bairros de má reputação".
Respondido em 18/10/2021 17:41:02
3a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
"Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, o opressor e o oprimido permaneceram em constante oposição um ao outro, levada a efeito numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou, cada vez, ou pela reconstituição revolucionária de toda a sociedade ou pela destruição das classes em conflito. Desde as épocas mais remotas da história, encontramos, em praticamente toda parte, uma complexa divisão da sociedade em classes diferentes, uma gradação múltipla das condições sociais. Na Roma Antiga, temos os patrícios, os guerreiros, os plebeus, os escravos; na Idade Média, os senhores, os vassalos, os mestres, os companheiros, os aprendizes, os servos; e, em quase todas essas classes, outras camadas subordinadas." (Manifesto Comunista) De acordo com o que foi defendido no Manifesto Comunista de 1848, Marx e Engels propunham que o motor da História da humanidade era:
	a evolução material da sociedade.
	a predestinação divina.
	o desenvolvimento das forças produtivas.
 Certo	a luta de classes.
	as ideias desenvolvidas pelos homens.
Respondido em 18/10/2021 17:41:55
4a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Em relação às Revoluções de 1848, é correto afirmar que:
	desenvolveram na França uma experiência política de forte inspiração socialista que reconhecia a absoluta igualdade entre os homens.
	representaram tão somente o ponto culminante de um processo revolucionário de caráter popular, que influenciou a Revolução Americana.
	restabeleceram na Europa governos elitistas regidos por constituições que cerceavam os direitos e liberdades de participação popular.
 Certo	produziram grandes surtos revolucionários de caráter ao mesmo tempo liberal e nacional, na Itália e na Alemanha.
	foram responsáveis pela divulgação dos princípios de legitimidade e do equilíbrio europeu na América e no Oriente.
Respondido em 18/10/2021 17:43:36
5a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Movimento de quebra de máquinas empreendido pelos trabalhadores ingleses como forma de protesto contra as condições que viviam:
	Anarquismo
	Fordismo
	Cartismo
 Certo	Ludismo
	Taylorismo
Respondido em 18/10/2021 17:25:24
	Gabarito
Comentado	
6a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Sobre a era vitoriana, é correto afirmar que:
	Foi marcado pelo início da Primeira Guerra Mundial.
	Foi um período de conflitos e guerras entre países europeus.
	Consolidou as relações entre a Europa e a América.
	Foi um período de forte ocupação estadunidense na Europa.
 Certo	Durante a mesma, a Europa viveu um período de estabilidade e paz, com a hegemonia inglesa fortalecida.
Respondido em 18/10/2021 17:46:21
	Gabarito
Comentado	
7a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
"A industrialização japonesa esbarrou, inicialmente, em entraves de cunho geográfico. O país possui um território restrito, por tratar-se, afinal de uma ilha, com poucas terras férteis e grande atividade vulcânica, sendo também pobre em minérios e em combustíveis fósseis, como o petróleo".
A fase que marcou a virada japonesa no processo de industrialização é denominado de: 
	
Era Kanji.
 Certo	
Era Meiji.
	
Era Ming.
	
Era Fuji.
	
Era Manchu.
Respondido em 18/10/2021 17:32:15
Explicação:
O evento que determinou a virada japonesa em relação ao processo de crescente industrialização é denominado de Era Meiji. Esta associado à restauração do império deu e promoveu o grande salto industrial tornando o Japão na potência econômica pelo qual passou a ser reconhecido até os dias atuais. 
8a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial emergiu o Imperialismo, cuja característica marcante, segundo a historiografia ideológica, foi o(a):
	procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa.
	substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional.
 Certo	busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos países industrializados.
	manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos nas áreas conquistadas.
	transferência de tecnologia, estimulada por uma política não intervencionista.
Respondido em 18/10/2021 17:34:43
9a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Sobre a colonização da África do Sul e suas consequências, assinale a única alternativa INCORRETA:
	os colonos chamados de bôeres, de origem holandesa, desenvolveram uma língua própria, o africâner, um dos idiomas africanos oficiais atualmente.
 Certo	os povos africanos não foram capazes de organizar uma resistência contra a presença holandesa e a conquista da região se efetivou rapidamente e de forma pacífica.
	as riquezas daquela região africana despertaram os interesses ingleses, que entraram
em guerra contra os colonos, este episódio ficou conhecido como Guerra dos Bôeres.
	entre os séculos XVII e XVIII, houve um afluxo de imigrantes holandeses e franceses, sobretudo calvinistas, que povoaram a região onde atualmente se localiza a África do Sul.
	os holandeses fundaram a Cidade do Cabo no século XVII, e desde o início de sua história a cidade se tornou um importante entreposto comercial para os navios que rumavam para o Oriente em busca de especiarias.
Respondido em 18/10/2021 17:44:31
	Gabarito
Comentado	
10a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Analise as seguintes características de um conflito ocorrido como resultado do imperialismo inglês: Essa guerra foi desastrosa para a China e culminou com a vitória inglesa e a assinatura do Tratado de Nanquim. Além do pagamento de uma indenização, a China foi obrigada a abrir cinco portos ao comércio britânico, a entregar a ilha de Hong Kong - que ficaria mais de um século sob o domínio inglês. Trata-se da:
	Revolução Meiji.
 Certo	Guerra do Ópio.
	Guerra dos Boxers.
	Guerra dos Bôeres.
	Revolta dos Sipaios.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais