Buscar

Fichamento sobre a sociologia jurídica para Max Weber

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
FICHAMENTO SOBRE A SOCIOLOGIA JURÍDICA EM MAX WEBER
Discente: Igor Ryan Lacerda Dantas
	ARRUDA, Julia Peixoto de A. A modernidade de Max Weber: algumas abordagens sobre o “processo de racionalização” e seus reflexos no Direito. São Paulo: PPGD/PUC, 2012, p. 55-74. [Dissertação de Mestrado]
	PÁG
	TEMA
	CONTEÚDO
	
55 - 56
	
Presença do tema em suas obras e o objeto de estudo 
	Em seu livro “economia e sociedade”, Weber criou a sociologia do direito, possuindo grande relação com a temática principal da maioria das suas produções. O seu objeto de estudo foi o quanto a ordem jurídica moderna interfere na ação social e na ética econômica.
	
56 - 57
	
Conceito de direito para Weber
	Mesmo sendo complexo definir o que Weber entendia como direito, num primeiro momento ele define direito como quando uma norma está garantida pela possibilidade de coação, exercida por um grupo de pessoas que possuem a função específica de forçar o cumprimento dessa norma (somente o direito possui essa força). Já nos conceitos sociológicos de Weber, ordem em sentido geral é aquilo que pode orientar a ação social e a relação social.
	
57 - 58
	
A sociologia do direito para Weber
	O seu principal objetivo seria o estudo de como os membros da sociedade veem as normas jurídicas e como eles se comportam a partir delas, busca desvendar de que modo essas normas afetam a conduta de vida dessa sociedade.
	
58 - 59
	
A ordem jurídica para Weber
	Para Weber, a ordem jurídica é um sistema de normas jurídicas sem contradição lógica interna. E, para que se tenha vigência empírica, a ordem jurídica deve se aproximar da realidade. Sendo assim, a norma passa a ser um todo com motivos efetivos que determinam as ações humanas.
	
59 - 62
	
A racionalização jurídica para Weber
	O direito tem diversas formas de ser racional. Para ele, o direito europeu era mais racional que o direito de outras civilizações. A racionalidade que marca o direito europeu é racionalização jurídica formal, que se trata da forma de elaborar e aplicar o direito racional e formalmente. Outras características do direito europeu são as proposições jurídicas abstratas, tomada de decisão a partir de regras anteriores ao fato e a sua sistematização. Um exemplo apontado por ele de racionalidade formal jurídica é o direito positivo.
	
62 - 63
	
Contexto em que Weber está inserido 
	Weber presenciou a positivação do direito. Um crescente movimento de racionalização e secularização do direito, semelhante ao positivismo da ciência experimentado por Weber. Em sua época, esse positivismo era visto como legalista, objetivando reduzir o direito à lei.
	
63 - 64
	
O direito como pilar do capitalismo moderno
	Para Weber, o funcionamento da economia capitalista necessitava de um judiciário e uma administração calculável em que possam confiar. Sendo assim, o capitalismo moderno só poderia aparecer onde tivesse o direito organizado com alto grau de racionalidade formal.
	
64 - 66
	
O direito como componente da racionalização 
	Somente esse direito, dotado de racionalização jurídica formal, foi capaz de influir na ação social para que se pudesse construir uma sociedade moderna ocidental, incluindo o capitalismo. Weber enxerga o direito como capaz de modificar e influir na conduta humana. O controle intelectual do direito trouxe um caráter mais previsível e justificável para o direito.
	
67 - 68
	
A ciência e o direito meramente instrumentais 
	O processo de racionalização fez com que a ciência se tornasse meramente instrumental e incapaz de dar sentido ao mundo e à vida humana e o mesmo se aplica ao direito. Sendo assim, o mesmo direito que permitiu o desenvolvimento da sociedade moderna, foi afetado juntamente à ciência quando se refere a sua significação e utilidade para o homem. 
	
68 - 70
	
O direito como aparato racional e técnico
	Para Weber, a crescente tecnicidade do direito e sua possibilidade de modificação a todo momento iria afastar o direito dos leigos, tornando-o um crescente desconhecido. Seria, então, similar a racionalização científica em outros aspectos da vida moderna. Sendo assim, para os não especialistas, houve uma diminuição do controle do direito sobre a vida, mesmo que o que tenha acontecido seja o inverso.

Outros materiais

Outros materiais