Buscar

Formulário_ trabalho de TGA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resenha 
	Dados Gerais
	Disciplina
	TEORIAS II
	Professor
	JOSÉ ROGÉRIO R. MÓ
	e-mail
	rogermo@oi.com.br
	Aluno
	Thaís Coelho Alencar
	Turma
	
	e-mail
	Thais.c.alencar@hotmail.com
	ANÁLISE DO TEXTO
	Título do Artigo
	Motivação no trabalho: Avaliando o ambiente organizacional
	Autor (es)
	Paulo Elias Bedran Júnior, Jorge Luiz Coimbra de Oliveira
	Palavras-Chaves do Texto (Máximo de 4 palavras)
	Motivação 
	Ambiente organizacional
	
	
	Descrição do Assunto (Máximo de 50 palavras)
	O artigo relata o ambiente organizacional da Superintendência da Polícia Federal, analisando suas características e o grau de motivação no trabalho da área pesquisada. Usando como parâmetro a teoria higiene-motivacional desenvolvida por Frederick Herzberg, despertando- se para o fato de que o ambiente organizacional não oferece condições favoráveis ao desenvolvimento da motivação no trabalho. 
	Apreciação Crítica 
	O artigo teve a oportunidade de contribuir para o aprimoramento da política de gestão de pessoas do departamento da Polícia Federal. A administração Política Brasileira à qual a Polícia Federal esta integrada, não se encontra inserida aos parâmetros do modelo contemporâneo de gestão, o que compromete a eficiência de seus serviços. O referencial teórico escolhido para servir de guia para a pesquisa foi a teoria dos dois fatores de Herzberg. A motivação representa o conjunto dos fatores psicológicos que agem entre si determinando a conduta dos indivíduos. Estudos apontam que a motivação é a função decisiva do trabalho na constituição física e mental dos indivíduos, podendo ser um dos fatores que propiciam saúde ou doença, como também prazer ou desprazer, o que nos leva a entender que a motivação no trabalho está em grande parte interligada a saúde, tanto física como psíquica do colaborador.
O homem quando motivado apresenta maior grau de interesse e comprometimento com a organização. Entende-se que o que determina a motivação das pessoas depende da eficácia coma qual a instituição tem se colocado.
Considerando a teoria de Herzberg quando aponta para o fato de que o oposto de satisfação no trabalho , não é a insatisfação e sim, a ausência do mesmo.
Percebe-se que o ambiente organizacional quando favorável ao surgimento e a manutenção da motivação no trabalho deve propor fatores motivadores, incentivadores.
Portanto a ausência dos mesmos em um ambiente organizacional resulta em um ambiente não estimulador de motivação. Os valores apresentados no artigo mostraram que a grande maioria dos Agentes de Polícia Federal não se consideram motivados no trabalho.

Outros materiais