A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Avaliação out-1

Pré-visualização | Página 1 de 3

Parte superior do formulário
1 O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é um documento básico e fundamental do protocolo e da pesquisa com ética. É a fonte de esclarecimento que permitirá ao participante da pesquisa tomar sua decisão de forma justa e sem constrangimentos. É imprescindível que o TCLE seja um CONVITE aos possíveis participantes da pesquisa. Sobre o TCLE e suas características, assinale a alternativa CORRETA:
A)  A assinatura do voluntário seja coletada no término da pesquisa e os pesquisadores são dispensados da assinatura do termo.
B)  A assinatura do voluntário não seja posta em papel à parte do corpo do TCLE e não sendo necessário a assinatura dos pesquisadores.
C)  A assinatura do voluntário não seja posta em papel à parte do corpo do TCLE e que todos os pesquisadores envolvidos assinem o termo.
D)  A assinatura do voluntário seja coletada no início da pesquisa e os pesquisadores são dispensados da assinatura do termo.
 
2 O teste triangular é o método comumente utilizado em testes discriminatórios. Por meio do teste triangular, o julgador pode ser aceito, rejeitado ou convidado a participar de um treinamento para prosseguir as etapas posteriores. Desta forma, este método não indica nem a magnitude nem a razão da diferença entre as amostras, somente se existe ou não diferença detectável. Sobre esse teste e o que é apresentado aos julgadores, assinale a alternativa CORRETA: 
A)   5 amostras codi¬ficadas, sendo 3 amostras iguais e 2 amostras diferentes.
B)  3 amostras codificadas, sendo 2 amostras iguais e 1 diferente. 
C)  3 amostras codi¬ficadas, sendo as 3 diferentes. 
D)  3 amostras codi¬ficadas, sendo 2 amostras diferentes e 1 amostra padrão.
3 A Matriz SWOT é utilizada pelas organizações a fim de potencializar suas forças, eliminar as fraquezas, reduzir as ameaças e aproveitar as oportunidades. Sobre os itens que compõe a Matriz SWOT, analise as sentenças abaixo:
I – As FORÇAS são as características da organização que a fortalecem, são vantagens competitivas.
II – As FRAQUEZAS são os aspectos externos que representam riscos à organização.
III – As OPORTUNIDADES são aspectos externos positivos que promovem melhorias na organização.
IV – As AMEAÇAS são as fragilidades da organização, suas desvantagens.
Sobre as sentenças acima, assinale a alternativa correta:
A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e III estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.
4 A Matriz SWOT é uma importante ferramenta de planejamento, sendo composta por quatro itens de análise do ambiente interno e externo. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta os possíveis aspectos identificados pela ferramenta citada: 
A) Missão, valores, resultados esperados e competências.
B) Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
C) Deficiências, grade de sucessos, áreas de foco e metas.
D) Resultados obtidos, dificuldades, boas práticas e desafios.
5 Os testes sensoriais discriminativos têm por objetivo determinar se as amostras apresentam diferenças perceptíveis entre si. Os provadores atuam como instrumentos para detectar a diferença, sendo a equipe composta de 20 a 40 julgadores. Dentre os testes discriminativos podem ser citados: triangular, duo-trio, comparação pareada e ordenação.
 
Com base nos métodos discriminativos de análise sensorial, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I Teste duo-trio.
II Teste triangular. 
III Teste de ordenação. 
IV Teste de comparação pareada.
 
( ) Este teste detecta diferenças sensoriais entre uma amostra e um padrão (referência). São apresentados simultaneamente o padrão e duas amostras codificadas, sendo uma delas idêntica ao padrão. Cabe ao provador identificar a amostra igual ao padrão. A escolha é forçada e a probabilidade de acertos é de 50% (p=1/2).
 
( ) Detecta pequenas diferenças entre as amostras. São apresentadas simultaneamente três amostras codificadas, sendo duas iguais e uma diferente. Cabe ao julgador identificar a amostra diferente. A escolha é forçada e a probabilidade de acertos e de p=1/3.
 
( IV ) O teste consiste na apresentação de duas amostras e o provador deve dizer qual das duas tem maior intensidade de uma característica bem definida. Os testes são direcionados, ou seja, avaliam um determinado atributo sensorial (doçura, acidez etc.). Por isto, a conclusão sobre a diferença será apenas para o atributo específico que foi solicitado ao julgador. A probabilidade de acerto é de ½.
 
( III ) Este teste avalia três ou mais amostras, que são apresentadas simultaneamente com as amostras codificadas. Não quantifica o grau da diferença ou preferência entre as amostras. Neste teste, os julgadores são solicitados a ordená-las (na ordem crescente ou decrescente) quanto à intensidade de um determinado atributo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  I – II – IV – III.
B)  IV – II – I – III.
C)  I – II – III – IV.
D)  II – I – IV – II.
6 O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada, implicando definições de necessidades a atender, objetivos a atingir dentro das possibilidades, procedimentos e recursos a serem empregados, tempo de execução e formas de avaliação.
 
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.
 
Nesse sentido, analise as afirmações que seguem e assinale V para verdadeiro e F para falso:
 
( ) Planejar ajuda a concretizar aquilo que se almeja.
( ) Planejar implica em reconhecer a atual realidade e identificar as possibilidades de melhoria.
( ) Planejar é estabelecer as ações que serão executadas.
( ) Planejar é um processo de tomada de decisões.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
A) V – V – V – F.
B) V – V – F – V.
C) V – F – V – V.
D) V – V – V – V.
7 O paladar é caracterizado pela capacidade de reconhecer o gosto. A percepção do paladar se dá pelo sistema gustatório e as vias para a transmissão de sinais gustativos ao tronco cerebral e, em seguida, para o córtex cerebral que interligam órgãos do paladar, em específico a língua, ao sistema nervoso central, onde a informação é traduzida nas diferentes sensações de gosto. São reconhecidos cinco tipos distintos de gostos: o doce, o salgado, o amargo, o azedo e o umami. Sobre os gostos primários, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I Azedo.
 
II Salgado.
 
III Doce.
 
IV Amargo.
 
V Umami.
 
( ) Comum encontrá-lo em substâncias como sais inorgânicos compostos fenólicos: flavonóides (ex.: narginina, limonina) e alcalóides (compostos orgânicos com nitrogénio no anel heterocóclico), ex.: quinina, nicotina, atropina, emetina, cafeína.
 
( III ) Alguns tipos de substâncias que causam o gosto incluem açúcares, álcoois, aldeídos, glicídios, cetonas, amidas, ésteres, aminoácidos e substâncias edulcorantes.
 
( II ) O sabor é produzido por sais ionizados. Sua qualidade varia um pouco de um sal para outro, porque os sais provocam outras sensações gustativas.
 
( V ) Encontrado em vários alimentos ricos em aminoácidos, como nas carnes, leite, cogumelos, queijos, frutos do mar, certas frutas e vegetais.
 
( I ) O sabor é causado pela ação dos ácidos e a intensidade da sensação gustativa depende da concentração do íon hidrogênio, está principalmente vinculado às fontes vegetais e frutas, especialmente as cítricas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  IV – II – I – III – V.
B)  I – III – II – V – IV.
C)  I – II – III – IV – V.
D)  IV – III – II – V – I.
8 O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é o documento mais importante na análise ética de um projeto de pesquisa com seres humanos. Pela resolução CNS nº 466/2012, o termo é o documento que garante ao sujeito da pesquisa o respeito aos seus direitos é à proteção legal e moral do pesquisador, posto que é a manifestação clara de concordância com a participação na pesquisa. O TCLE deve ser elaborado pelo pesquisador responsável

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.