Buscar

AV2 Psicologia do Pensamento e da Linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA 
Disciplina: Psicologia do Pensamento e da Linguagem - SDE4015
Docente: Marta Souza Graça Cardoso 
Semestre 2021.1
AV2
Aluno: Liviane Santos Lopes 201703009959
Avaliação valendo 10,0 pontos – 1,0 ponto cada questão
1. A capacidade mental de raciocinar, aprender, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens, denomina-se:
A. ( X ) 	Inteligência
B. ( ) 	Pulsão
C. ( ) 	Conceito
D. ( ) Pensamento
1. 
2. Alfred Binet foi um psicólogo francês que no início do século XX desenvolveu o primeiro teste que mediria a capacidade mental. Este teste é conhecido como:
A. ( ) Inteligência mental (IM);
B. ( X )Quociente de inteligência (QI);
C. ( ) Inteligências múltiplas (IM); 
D. ( )Quociente de intenção (QI); 
E. ( )Inteligência pessoal (IP).
3. Criada pelo cientista norte americano Howard Gardner, na década de 1980, essa teoria causou grande impacto na área educacional. Segundo Gardner (1995), é necessário que sejam revistas as competências e as habilidades dos seres humanos. Que deixemos de supervalorizar os aspectos linguísticos e lógico matemáticos, e que vejamos o ser humano como um todo. Partindo do princípio de que todos nós somos diferentes na maneira de agir, sentir e pensar deveriam, então, ser consideradas as “habilidades” ou “dons” de cada um como inteligências, além das capacidades linguísticas e lógico matemáticas. Esta teoria chama-se:
A. ( ) Teoria do Ensino Tradicional.
B. ( ) Teoria da Linguagem.
C. ( ) Teoria do Quociente de Inteligência.
D. ( X ) Teoria das Inteligências Múltiplas.
4. Com base em Goleman (1996) é possível afirmar que a inteligência emocional ainda é um conceito novo. Ninguém pode ainda dizer exatamente até onde ela responde pela variação de pessoa para pessoa no curso da vida, mas ela possui metas que contribuem para a sua formação. Desse modo, qual das alternativas abaixo não corresponde às metas para estimular a inteligência emocional? 
A. ( ) Falar efetivamente sobre as emoções, distinguindo o que uma pessoa diz do que você julga que ela diz.
B. ( X ) Considerar que o sucesso no trabalho depende quase totalmente de QI, mas associado à habilidade de socialização.
C. ( ) Utilizar a assertividade, colocando suas opiniões e preocupações, sem raiva e nem passividade.
D. ( ) Persistir, mesmo diante de obstáculos, e canalizar seus impulsos para buscar atingir suas metas.
E. ( ) Conhecer a relação entre os pensamentos, sentimentos e reações.
5. Ainda de acordo com Goleman (1996), hoje há necessidade de formar pessoas que tenham suficiente controle emocional. Das descrições abaixo, qual define o aspecto “MOTIVAR-SE”, conforme a teoria da inteligência emocional? 
A. ( ) É a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos, usando-os para tomar decisões que resultem em satisfação pessoal. É a capacidade de controlar sentimentos a cada momento, é a autocompreensão. 
B. ( ) É a habilidade de controlar impulsos, de dispersar a ansiedade ou de direcionar a raiva à pessoa certa, na medida e na hora certas. É a capacidade de confortar-se, livrar-se da ansiedade, tristeza ou irritabilidade incapacitantes.
C. ( ) É a habilidade de se colocar no lugar do outro, de entender esse outro e de perceber sentimentos não verbalizados e de emitir sutis sinais sociais que indicam o que os outros precisam. 
D. ( ) É a capacidade de lidar com as reações emocionais dos outros, interagindo com tato. Isso reforça a popularidade, a liderança e a eficiência interpessoal. 
E. ( X ) É a habilidade de persistir e de manter-se otimista, mesmo diante de problemas. Colocar as emoções a serviço de uma meta, às vezes adiando a satisfação e reprimindo a impulsividade, buscando a realização.
6. Gardner (1995) afirma que, no desenvolvimento das múltiplas inteligências, nenhuma criança é uma esponja passiva que absorve o que lhe é apresentado. Portanto, com base nessa teoria, qual dos tipos de inteligências defendidas pelo autor corresponde à seguinte descrição: revela-se através do poder do relacionamento com os outros e na sensibilidade para a identificação de suas intenções, suas motivações e sua autoestima. 
A. ( ) Espacial 
B. ( X ) Interpessoal 
C. ( ) Cinestésica-corporal 
D. ( ) Naturalística ou biológica 
E. ( ) Intrapessoal
7. Ao fazer uma prova, Leonardo se depara com uma questão que não sabe responder. A questão é objetiva e possui cinco alternativas de respostas. Primeiro, Leonardo elimina uma alternativa de cada vez, retirando assim três alternativas que sabe que estão equivocadas. No segundo momento fica diante de duas alternativas e faz sua escolha na sorte. As duas estratégias de resolução de problemas utilizadas por Leonardo foram, respectivamente:
A. ( X ) Heurística de Escalada / Tentativa e Erro
B. ( ) 	Heurística de Subobjetivos / Tentativa e Erro
C. ( ) Tentativa e Erro / Retroação
D. ( ) 	Heurística de Escalada / Heurística de Subobjetivos
E. ( ) 	Retroação / Heurística de Escalada
8. Quais aspectos gerais envolvem a solução de problemas? DESCREVA-OS.
Interpretação: a representação do problema pode tornar mais fácil sua resolução, a medida pode-se visualizá-lo ou categorizá-lo o problema pode oferecer pistas de como ser resolvido;
Estratégia: aqui estratégia se define como processos mentais orientados de maneira lógica para resolução de problemas, podendo ser através do método de tentativa e erro, recuperação de informações, uso de algoritmos heurística, subobjetivos, análise de meios e fins, retroação e insigths; 
Avaliação: consiste em uma reflexão acerca do processo de dos resultados obtidos nas etapas anteriores, é de grande importância para solução de futuros problemas a medida que se reflete o que foi positivo e ou negativo ao processo como um todo.
9. Conceitue a tomada de decisão e explique a importância da razão e da emoção nesse processo. 
Trata-se de uma parte fundamental ao processo de solução de problemas, onde já se conhece todas as etapas da solução bem como as possíveis escolhas e a tarefa é identificar a solução mais adequada dentre as disponíveis. Envolve uma certa complexidade de critérios, relacionados às dimensões racionais e emocionais, já que se tratando do humano é importante considerar esses dois polos que são inerentes ao seu comportamento. 
10. Baseado nas discussões em sala de aula e outras leituras, relacione as questões éticas, principalmente da bioética, vinculadas aos estudos sobre a Inteligência Artificial. 
É inegável que a tecnologia vem trazendo muitos benefícios à sociedade contemporânea. O recurso da Inteligência Artificial vem sendo testado e utilizado inclusive no âmbito da saúde, o que leva à discussões éticas acerca dos seus benefícios e limites. 
Essas tecnologias podem auxiliar amplamente nos processos de tomada de decisão, planejamento e prestação de serviços ao âmbito da saúde, contudo é preciso dar bordas a esse avanço levando em consideração os princípios e valores que resguardam e valorizam a condição humana.

Continue navegando