A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
AOL2 - Eletroterapia Facial e Corporal Básica

Pré-visualização | Página 1 de 2

Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/1
Na área da eletroterapia, podem ser utilizadas várias fontes de energia pelos equipamentos próprios desse procedimento de modo a promover os efeitos fisiológicos nos tecidos.
Dentre as fontes comuns de energia, cita-se a energia térmica, energia eletromagnética, energia mecânica, dentre outras.
Considerando estas fontes de energia e os diversos equipamentos de eletroterapia, assinale a alternativa que contempla o(os) recurso(s) que utiliza(m) como fonte de energia a energia eletromagnética:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Pressoterapia.
2. 
Corrente contínua e iontoforese.
3. 
Iontoforese.
4. 
Alta frequência e pressoterapia.
5. 
Alta frequência.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
A iontoforese pode ser utilizada em uma série de disfunções, tanto faciais como corporais, incluindo o tratamento da acne. Num quadro de acne que acomete a região facial, o profissional de estética opta pela utilização da iontoforese para auxiliar no tratamento da disfunção, associado ao uso de solução ionizável de extrato de Hera, de modo a melhorar a permeação deste ativo cosmético na pele e atuar no manejo da acne. 
Considerando a importância de aplicar-se a técnica de iontoforese de maneira correta, assinale a alternativa que traz as informações corretas sobre a aplicação deste recurso eletro terapêutico:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O tempo de aplicação neste caso, por ser em área facial, deve ser em média de 45 a 50 minutos.
2. 
A solução ionizável deve ser aplicada no eletrodo ativo, que, neste caso, deverá ser o eletrodo de polaridade positiva.
Resposta correta
3. 
A solução ionizável deve ser aplicada no eletrodo passivo, que neste caso deverá ser o eletrodo positivo.
4. 
A intensidade utilizada para o tratamento facial deve ser superior a 20 mA e o paciente deve relatar sensação de dor leve na região.
5. 
A solução ionizável extrato de hera possui carga iônica negativa, por isso, deve ser aplicada no eletrodo de polo negativo.
3. Pergunta 3
/1
Na área da estética existe uma gama de diferentes equipamentos eletro terapêuticos que atuam de maneiras distintas nos tecidos humanos e, com isso, geram os efeitos desejados.
Conhecer seu mecanismo de ação, indicações, eletrodos utilizados e efeitos esperados é essencial ao profissional de estética Em realação a isso:
I-Faz uso de eletrodos de vidro com presença de gás específico em seu interior para conduzir a corrente elétrica.
II- É uma modalidade de tratamento muito empregada na prevenção e tratamento de edemas, sejam na região facial ou na região corporal.
III- Seu uso de gera a formação de gás ozônio da pele do paciente, promovendo uma série de efeitos fisiológicos locais.
IV- Gera efeitos atérmicos nos tecidos, e com isso promove uma vasoconstrição tecidual, reduzindo os quadros de hiperemia no local de tratamento.V- Dentre os efeitos fisiológicos e terapêuticos, os efeitos anti bactericida e antisséptico são muito efeitos, assim como o efeito antifúngico.
São características do recurso eletroterapêutico chamado de alta frequência:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As alternativas I, II e IV são corretas.
2. 
As alternativas I e II são corretas.
3. 
As alternativas II e IV são corretas.
4. 
As alternativas I, III e V são corretas.
Resposta correta
5. 
As alternativas IV e V são corretas.
4. Pergunta 4
/1
Conhecer os mecanismos de ação pelos quais os recursos de eletroterapia atuam nos tecidos humanos é primordial para que o profissional de estética opte pelo melhor recurso com base nos objetivos de tratamento apresentados pelo paciente. Com isso, analise as seguintes afirmações:
I- Gera a formação de gás ozônio a partir de um campo eletromagnético.
II- Utiliza uma corrente elétrica terapêutica do tipo continua.
III- Promove efeitos térmicos nos tecidos que recebem o tratamento. 
IV- Possui efeito bactericida importante.
V- Associa a corrente elétrica terapêutica continua a pressão negativa.
São características do recurso de eletroterapia chamado de alta frequência:
Ocultar opções de resposta 
1. 
III, IV e V.
2. 
I, III e V.
3. 
I e II.
4. 
I, III e IV.
Resposta correta
5. 
II e V.
5. Pergunta 5
/1
Na área da eletroterapia corporal, várias modalidades de tratamento podem ser utilizadas para tratar uma mesma queixa estética. Nestas situações, o profissional pode associar o uso destas modalidades de modo a proporcionar resultados mais efetivos e rápidos. Uma das queixas comumente tratadas com mais de uma opção de eletroterapia é o fibro edema geloide (celulite).
Sobre as modalidades de tratamento eletroterapêutico para o fibro edema geloide, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A endermologia apresenta bons resultados terapêuticos no manejo do fibro edema geloide em virtude do uso de dispositivos que promovem pressão positiva sobre os tecidos com fibrose, comuns no fibro edema geloide.
2. 
A alta frequência pode ser utilizada de modo a promover uma pressão negativa nos tecidos acometidos pelo fibro edema geloide, e, com isso, promover um estímulo tecidual, reduzindo o quadro de fibrose.
3. 
A iontoforese pode ser empregada nos quadros de fibro edema geloide, pois através da criação do campo eletromagnético pode-se gerar a formação de ozônio, que possui ação benéfica sobre os sinais do fibro edema geloide. 
4. 
A endermologia pode ser utilizada visando reorganizar as fibras de colágeno existentes no tecido, promovendo uma nova cicatrização local e reorganização do tecido conjuntivo, reduzindo o quadro de fibrose.
Resposta correta
5. 
A pressoterapia aplicada ao manejo do fibro edema geloide faz uso de manoplas com roletes em suas extremidades para promover uma massagem mecânica dos tecidos associada a pressão negativa. 
6. Pergunta 6
/1
Análise o seguinte relato de caso a seguir: 
“Paciente de 26 anos, gênero masculino, saudável, apresenta como queixa a presença de lesões decorrentes de acne grau I e II na região facial. E decorrência das lesões, gostaria de realizar uma limpeza de pele para remover as lesões e melhorar a qualidade da pele.”
Considerando a necessidade do paciente em realizar a limpeza de pele, que tratamentos eletro terapêuticos podem ser indicados de maneira associada de modo a melhorar a condição da pele do paciente?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Iontoforese e alta frequência.
Resposta correta
2. 
Alta frequência e pressoterapia.
3. 
Endermologia e alta frequência.
4. 
Iontoforese e pressoterapia.
5. 
Corrente contínua e Endermologia.
7. Pergunta 7
/1
A cosmetologia é uma área que é bastante utilizada em associação a eletroterapia para promover diversos benefícios terapêuticos.
Em algumas situações, alguns produtos cosméticos tem a suas taxas de permeação através da pele melhorados com a aplicação de determinadas correntes elétricas, de modo que os princípios ativos de sua composição possam atingir tecidos mais profundos de forma mais rápida e, com isso, serem mais efetivos.
Considerando estas informações, qual destes recursos é mais indicado para melhorar a permeação de ativos cosméticos na pele:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Corrente contínua.
2. 
Alta frequência.
3. 
Endermologia.
4. 
Pressoterapia.
5. 
Iontoforese.
Resposta correta
8. Pergunta 8
/1
A iontoforese é um recurso de eletroterapia amplamente empregado.
Seus benefícios têm os efeitos promovidos pela aplicação de corrente elétrica associados aos efeitos promovidos pelo uso de princípios ativos cosméticos específicos, promovendo resultados bastante efeitos.
Sobre a iontoforese, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os eletrodos mais utilizados para este tratamento são os eletrodos confeccionados em vidro ou, ainda, os eletrodos que promovem vácuo na pele, como as ventosas.
2. 
O profissional pode optar por qualquer formulação cosmética para realizar a iontoforese, desde que esteja indicada para tratamento da disfunção apresentada pelo paciente.
3. 
A corrente elétrica terapêutica utilizada nesta modalidade de tratamento é do tipo alternada de baixa frequência.
4. 
A aplicação dos ativos cosméticos