Logo Passei Direto
Buscar

Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais 2

User badge image
Patigbra

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No século XIX, dada a grandeza dos exércitos e sua complexidade de organização, e tendo os militares a responsabilidade de liderança de um grande número de soldados, e com isso encarregados de tomar várias decisões, mantendo ainda estrita comunicação com o alto comando, eram necessários, portanto, oficiais treinados para assessorar e auxiliar neste processo de organização de informações e procedimentos, tanto na tomada de decisão quanto na distribuição das ordens. Sobre o uso de assessores no século XIX, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Esses assessores trabalhavam subdivididos entre setores, assim cada qual apresentava ao comandante as informações de seu grupo. Essas informações eram analisadas e, com base nelas, era tomada uma decisão.
II- Essa assessoria era praticada dentro e fora da organização militar.
III- Neste período, a responsabilidade de liderança era do Estado, por meio de seus gestores.
IV- Para tanto, vê-se que a assessoria ocupa uma posição também nas comunicações e sua função não deixa de ser diferente: administrar informações jornalísticas das fontes para os meios de comunicação e vice-versa nas áreas pública e privada.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

A assessoria e a consultoria em organizações podem ser vistas como algo benéfico. O assessor indica quais os elementos que precisam de melhorias para que a organização alcance os seus objetivos e sua missão. O consultor presta um serviço técnico altamente especializado. Dessa forma, sobre o local e a forma de atuação do assessor e do consultor, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Assessor.
II- Consultor.
( ) Atua em instituições públicas, privadas e do terceiro setor de modo contínuo e processual.
( ) Atua em instituições públicas, privadas e do terceiro setor de modo pontual.
( ) Atua utilizando o seu conhecimento com base em área e assunto de sua especialidade.
( ) Atua com base na complexidade dos assuntos a serem desenvolvidos.
A II - II - II - I.
B I - II - II - II.
C I - I - II - II.
D II - I - II - II.

No trabalho de assessoria em programas e projeto sociais, avalia-se para analisar as ações que estão sendo desenvolvidas ou que foram realizadas, bem como os resultados e as metas alcançadas ou não.
Assim, sobre o processo de avaliação, analise as afirmativas a seguir: I- A avaliação também tem como intuito oferecer informações e respostas aos beneficiários, à sociedade e ao governo sobre o emprego dos recursos públicos aplicados nos programas e projetos desenvolvidos. II- Encaminhar os resultados dos projetos para a administração pública e privada, apreciar a realidade social cotidiana, bem como controlar a moralidade dos programas e projetos são também objetivos da avaliação. III- A avaliação enquanto técnica e estratégia investigativa procura responder aos interesses das instituições, de seus gestores e dos profissionais envolvidos. IV- A avaliação não busca uma melhor adequação de suas atividades, por isso está relacionada à busca constante de melhorias no processo de implantação e implementação de programas e projetos sociais. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas III e IV estão corretas.
B As afirmativas II e IV estão corretas.
C As afirmativas I e IV estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

A consultoria é um agente de mudanças externo à organização, que acaba assumindo a responsabilidade de assessorar seus executivos e profissionais nas tomadas de decisão, porém não possui o controle direto da situação em que está atuando.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O consultor como agente de mudanças apresenta em suas ações transformadoras as seguintes características: presta conselhos e pareceres; desenvolve ações pontuais; desenvolve um processo interativo entre outros. II- O consultor não poderá prestar pareceres, opiniões ou diagnósticos às instituições que está assessorando. III- O assessor deverá apresentar conhecimento na área, com formação na área de atuação, possuir habilidades e diferenciais técnicos para que possa contribuir com a qualidade dos serviços prestados. IV- A consultoria não é considerada um agente de mudanças externo, pois a organização não assume a responsabilidade de auxiliar seus executivos e profissionais. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

O papel do assistente social pode ser construído por meio de estratégias. De acordo com Faleiros (2001), a proposta que é possível e viável na construção de uma estratégia de intervenção profissional, sem se perder a força e o conhecimento específico da profissão, seria a de assumir a particularidade da profissão no contexto das transformações das relações e da realidade social. A realidade está em processo contínuo de transformação e pode-se pensar que no seu deciframento os assistentes sociais devem '[...] construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo' (IAMAMOTO, 2000, p. 20). Para Iamamoto é no cotidiano profissional que os assistentes sociais devem efetuar as suas atribuições de modo criativo e tendo como compromisso da categoria os princípios do Código de Ética profissional.
Sobre o papel do assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
a) A atividade de assessor é aquela que intervém em outras.
b) A atividade de assessor propõe melhoria na saúde física e mental dos profissionais.
c) A atividade de assessor na área de Serviço Social desenvolve ações profissionais dentro da sua área de formação.
d) A atividade de assessor não prevê nenhuma capacitação específica.

O papel do assistente social consiste em atender a cidadãos e famílias com dificuldades pessoais, auxiliando-os na inserção em instituições e na sociedade civil. Com relação às atividades desempenhadas pelo assistente social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O assistente social pode desenvolver trabalhos conjuntamente com as equipes técnicas das instituições públicas, privadas e do terceiro setor, tanto na elaboração quanto na coordenação, execução e avaliação de planos, programas e projetos sociais.
( ) O assistente social pode prestar apoio e assessoria aos movimentos sociais, principalmente na coleta e análise de dados técnicos, estatísticos ou científicos relativos às políticas sociais brasileiras.
( ) Os assistentes sociais poderão prestar serviços especializados de assessoria e de consultoria de saúde mental, tanto nas instituições públicas quanto nas organizações privadas e do terceiro setor.
( ) O assistente social é um profissional que possui todo um aparato ético, político, teórico e religioso.
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - V.

Tanto nas instituições públicas quanto privadas, muitas vezes é necessário buscar o conhecimento de outros profissionais, de um consultor para auxiliar em pontos específicos, em um tempo determinado e com conhecimento específico.
Sobre a consultoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O consultor fornece ajuda e conselhos, elaborando relatórios e pareceres sobre determinado assunto de sua especialidade, que necessitará de ações específicas, ampliando a possibilidade de se chegar na melhor solução para o problema por possuir um enfoque mais pontual com a problemática envolvida. ( ) Dentre os conhecimentos do consultor, este deve possuir raciocínio lógico e inteligência empresarial. Necessita também de sustentação conceitual e prática, bem como saber como e onde buscar informações e administrar o tempo. ( ) Pela própria natureza dos trabalhos de consultoria, um fator importante é a intangibilidade do serviço, ou seja, a impossibilidade de vê-lo antes de ser comprado e, por consequência, ser finalizado. ( ) Com relação ao contorno e à extensão dos trabalhos dos consultores, no que se refere às formas de trabalho, não é necessária a averiguação de este desempenhar o trabalho em equipe, assumindo responsabilidade exclusiva nos resultados esperados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V.
B V - F - F - V.
C F - V - V - V.
D V - V - V - F.

No processo de desenvolvimento de projetos sociais, os técnicos deverão levar em conta a realidade sócio-histórica, política e econômica da população, que será beneficiada através do projeto. Este projeto possibilitará a melhoria da realidade que será trabalhada. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os projetos sociais são elaborados para sanar a fonte dos problemas sociais, não somente para suavizar a aparência social.
( ) As mudanças organizacionais acontecerão se as instituições não seguirem as orientações e deliberações da equipe que está assessorando todo o trabalho.
( ) As prestações de serviços e assessorias não são muito destacadas pelas empresas, tendo em vista que avaliam como sendo um gasto excessivo para a empresa.
( ) Na área econômica, política, organizacional ou social, os assessores deverão estar altamente qualificados e antenados com a realidade social.
a) V - F - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - F - F - V.
d) F - V - V - V.

O consultor é um profissional que poderá emitir conselhos, pareceres, auxiliar e orientar determinada situação mais complexa. Esta ação é sempre pontual e mais rápida que as ações de um assessor.
Referente ao consultor, assinale a alternativa CORRETA:
a) O consultor terá sempre que ser o responsável direto pelos resultados finais alcançados.
b) É de competência do consultor levar a cabo as tarefas de resolução, deve assessorar e oferecer as estratégias profissionais à empresa.
c) O consultor deve ser imparcial, pois sempre terá que apresentar seu ponto de vista e indicar os erros, ou o que não está sendo positivo para a empresa.
d) O consultor não trabalha à base de planejamento de suas ações para prestar um serviço com responsabilidade estratégica.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No século XIX, dada a grandeza dos exércitos e sua complexidade de organização, e tendo os militares a responsabilidade de liderança de um grande número de soldados, e com isso encarregados de tomar várias decisões, mantendo ainda estrita comunicação com o alto comando, eram necessários, portanto, oficiais treinados para assessorar e auxiliar neste processo de organização de informações e procedimentos, tanto na tomada de decisão quanto na distribuição das ordens. Sobre o uso de assessores no século XIX, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Esses assessores trabalhavam subdivididos entre setores, assim cada qual apresentava ao comandante as informações de seu grupo. Essas informações eram analisadas e, com base nelas, era tomada uma decisão.
II- Essa assessoria era praticada dentro e fora da organização militar.
III- Neste período, a responsabilidade de liderança era do Estado, por meio de seus gestores.
IV- Para tanto, vê-se que a assessoria ocupa uma posição também nas comunicações e sua função não deixa de ser diferente: administrar informações jornalísticas das fontes para os meios de comunicação e vice-versa nas áreas pública e privada.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

A assessoria e a consultoria em organizações podem ser vistas como algo benéfico. O assessor indica quais os elementos que precisam de melhorias para que a organização alcance os seus objetivos e sua missão. O consultor presta um serviço técnico altamente especializado. Dessa forma, sobre o local e a forma de atuação do assessor e do consultor, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Assessor.
II- Consultor.
( ) Atua em instituições públicas, privadas e do terceiro setor de modo contínuo e processual.
( ) Atua em instituições públicas, privadas e do terceiro setor de modo pontual.
( ) Atua utilizando o seu conhecimento com base em área e assunto de sua especialidade.
( ) Atua com base na complexidade dos assuntos a serem desenvolvidos.
A II - II - II - I.
B I - II - II - II.
C I - I - II - II.
D II - I - II - II.

No trabalho de assessoria em programas e projeto sociais, avalia-se para analisar as ações que estão sendo desenvolvidas ou que foram realizadas, bem como os resultados e as metas alcançadas ou não.
Assim, sobre o processo de avaliação, analise as afirmativas a seguir: I- A avaliação também tem como intuito oferecer informações e respostas aos beneficiários, à sociedade e ao governo sobre o emprego dos recursos públicos aplicados nos programas e projetos desenvolvidos. II- Encaminhar os resultados dos projetos para a administração pública e privada, apreciar a realidade social cotidiana, bem como controlar a moralidade dos programas e projetos são também objetivos da avaliação. III- A avaliação enquanto técnica e estratégia investigativa procura responder aos interesses das instituições, de seus gestores e dos profissionais envolvidos. IV- A avaliação não busca uma melhor adequação de suas atividades, por isso está relacionada à busca constante de melhorias no processo de implantação e implementação de programas e projetos sociais. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas III e IV estão corretas.
B As afirmativas II e IV estão corretas.
C As afirmativas I e IV estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

A consultoria é um agente de mudanças externo à organização, que acaba assumindo a responsabilidade de assessorar seus executivos e profissionais nas tomadas de decisão, porém não possui o controle direto da situação em que está atuando.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O consultor como agente de mudanças apresenta em suas ações transformadoras as seguintes características: presta conselhos e pareceres; desenvolve ações pontuais; desenvolve um processo interativo entre outros. II- O consultor não poderá prestar pareceres, opiniões ou diagnósticos às instituições que está assessorando. III- O assessor deverá apresentar conhecimento na área, com formação na área de atuação, possuir habilidades e diferenciais técnicos para que possa contribuir com a qualidade dos serviços prestados. IV- A consultoria não é considerada um agente de mudanças externo, pois a organização não assume a responsabilidade de auxiliar seus executivos e profissionais. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

O papel do assistente social pode ser construído por meio de estratégias. De acordo com Faleiros (2001), a proposta que é possível e viável na construção de uma estratégia de intervenção profissional, sem se perder a força e o conhecimento específico da profissão, seria a de assumir a particularidade da profissão no contexto das transformações das relações e da realidade social. A realidade está em processo contínuo de transformação e pode-se pensar que no seu deciframento os assistentes sociais devem '[...] construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo' (IAMAMOTO, 2000, p. 20). Para Iamamoto é no cotidiano profissional que os assistentes sociais devem efetuar as suas atribuições de modo criativo e tendo como compromisso da categoria os princípios do Código de Ética profissional.
Sobre o papel do assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
a) A atividade de assessor é aquela que intervém em outras.
b) A atividade de assessor propõe melhoria na saúde física e mental dos profissionais.
c) A atividade de assessor na área de Serviço Social desenvolve ações profissionais dentro da sua área de formação.
d) A atividade de assessor não prevê nenhuma capacitação específica.

O papel do assistente social consiste em atender a cidadãos e famílias com dificuldades pessoais, auxiliando-os na inserção em instituições e na sociedade civil. Com relação às atividades desempenhadas pelo assistente social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O assistente social pode desenvolver trabalhos conjuntamente com as equipes técnicas das instituições públicas, privadas e do terceiro setor, tanto na elaboração quanto na coordenação, execução e avaliação de planos, programas e projetos sociais.
( ) O assistente social pode prestar apoio e assessoria aos movimentos sociais, principalmente na coleta e análise de dados técnicos, estatísticos ou científicos relativos às políticas sociais brasileiras.
( ) Os assistentes sociais poderão prestar serviços especializados de assessoria e de consultoria de saúde mental, tanto nas instituições públicas quanto nas organizações privadas e do terceiro setor.
( ) O assistente social é um profissional que possui todo um aparato ético, político, teórico e religioso.
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - V.

Tanto nas instituições públicas quanto privadas, muitas vezes é necessário buscar o conhecimento de outros profissionais, de um consultor para auxiliar em pontos específicos, em um tempo determinado e com conhecimento específico.
Sobre a consultoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O consultor fornece ajuda e conselhos, elaborando relatórios e pareceres sobre determinado assunto de sua especialidade, que necessitará de ações específicas, ampliando a possibilidade de se chegar na melhor solução para o problema por possuir um enfoque mais pontual com a problemática envolvida. ( ) Dentre os conhecimentos do consultor, este deve possuir raciocínio lógico e inteligência empresarial. Necessita também de sustentação conceitual e prática, bem como saber como e onde buscar informações e administrar o tempo. ( ) Pela própria natureza dos trabalhos de consultoria, um fator importante é a intangibilidade do serviço, ou seja, a impossibilidade de vê-lo antes de ser comprado e, por consequência, ser finalizado. ( ) Com relação ao contorno e à extensão dos trabalhos dos consultores, no que se refere às formas de trabalho, não é necessária a averiguação de este desempenhar o trabalho em equipe, assumindo responsabilidade exclusiva nos resultados esperados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V.
B V - F - F - V.
C F - V - V - V.
D V - V - V - F.

No processo de desenvolvimento de projetos sociais, os técnicos deverão levar em conta a realidade sócio-histórica, política e econômica da população, que será beneficiada através do projeto. Este projeto possibilitará a melhoria da realidade que será trabalhada. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os projetos sociais são elaborados para sanar a fonte dos problemas sociais, não somente para suavizar a aparência social.
( ) As mudanças organizacionais acontecerão se as instituições não seguirem as orientações e deliberações da equipe que está assessorando todo o trabalho.
( ) As prestações de serviços e assessorias não são muito destacadas pelas empresas, tendo em vista que avaliam como sendo um gasto excessivo para a empresa.
( ) Na área econômica, política, organizacional ou social, os assessores deverão estar altamente qualificados e antenados com a realidade social.
a) V - F - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - F - F - V.
d) F - V - V - V.

O consultor é um profissional que poderá emitir conselhos, pareceres, auxiliar e orientar determinada situação mais complexa. Esta ação é sempre pontual e mais rápida que as ações de um assessor.
Referente ao consultor, assinale a alternativa CORRETA:
a) O consultor terá sempre que ser o responsável direto pelos resultados finais alcançados.
b) É de competência do consultor levar a cabo as tarefas de resolução, deve assessorar e oferecer as estratégias profissionais à empresa.
c) O consultor deve ser imparcial, pois sempre terá que apresentar seu ponto de vista e indicar os erros, ou o que não está sendo positivo para a empresa.
d) O consultor não trabalha à base de planejamento de suas ações para prestar um serviço com responsabilidade estratégica.

Prévia do material em texto

1No século XIX, dada a grandeza dos exércitos e sua complexidade de organização, e tendo os militares a responsabilidade de liderança de um grande número de soldados, e com isso encarregados de tomar várias decisões, mantendo ainda estrita comunicação com o alto comando, eram necessários, portanto, oficiais treinados para assessorar e auxiliar neste processo de organização de informações e procedimentos, tanto na tomada de decisão quanto na distribuição das ordens. Sobre o uso de assessores no século XIX, analise as afirmativas a seguir:
I- Esses assessores trabalhavam subdivididos entre setores, assim cada qual apresentava ao comandante as informações de seu grupo. Essas informações eram analisadas e, com base nelas, era tomada uma decisão.
II- Essa assessoria era praticada dentro e fora da organização militar.
III- Neste período, a responsabilidade de liderança era do Estado, por meio de seus gestores.
IV- Para tanto, vê-se que a assessoria ocupa uma posição também nas comunicações e sua função não deixa de ser diferente: administrar informações jornalísticas das fontes para os meios de comunicação e vice-versa nas áreas pública e privada.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II e III estão corretas.
B
As afirmativas I e II estão corretas.
C
As afirmativas III e IV estão corretas.
D
As afirmativas I e IV estão corretas.
2A consultoria vem para contribuir em pontos específicos, por um tempo determinado e conhecimento na área, ou seja, a consultoria é um processo interativo de um agente de mudanças externo para a instituição, que mantém o controle geral. Referente à consultoria, assinale a alternativa CORRETA:
A
A consultoria é somente realizada por um profissional de carreira em serviço público, cedido para prestar serviços à empresa.
B
O consultor não tem objetivo de convencer o cliente sobre a sua atuação no processo de assessoria e consultoria.
C
A consultoria busca enfoque geral para a visão de todas as áreas, independentemente do conhecimento e de um problema específico.
D
O consultor deve dedicar-se à determinação do contorno e das possíveis expansões do trabalho a ser desenvolvida, com definição à prioridade de ação.
3A assessoria e a consultoria em organizações podem ser vistas como algo benéfico. O assessor indica quais os elementos que precisam de melhorias para que a organização alcance os seus objetivos e sua missão. O consultor presta um serviço técnico altamente especializado.  Dessa forma, sobre o local e a forma de atuação do assessor e do consultor, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Assessor.
II- Consultor.
(    ) Atua em instituições públicas, privadas e do terceiro setor de modo contínuo e processual.
(    ) Atua em instituições públicas, privadas e do terceiro setor de modo pontual.
(    ) Atua utilizando o seu conhecimento com base em área e assunto de sua especialidade.
(    ) Atua com base na complexidade dos assuntos a serem desenvolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - II - II - I.
B
II - I - II - II.
C
I - II - II - II.
D
I - I - II - II.
4No trabalho de assessoria em programas e projeto sociais, avalia-se para analisar as ações que estão sendo desenvolvidas ou que foram realizadas, bem como os resultados e as metas alcançadas ou não. Assim, sobre o processo de avaliação, analise as afirmativas a seguir:
I- A avaliação também tem como intuito oferecer informações e respostas aos beneficiários, à sociedade e ao governo sobre o emprego dos recursos públicos aplicados nos programas e projetos desenvolvidos.
II- Encaminhar os resultados dos projetos para a administração pública e privada, apreciar a realidade social cotidiana, bem como controlar a moralidade dos programas e projetos são também objetivos da avaliação.
III- A avaliação enquanto técnica e estratégia investigativa procura responder aos interesses das instituições, de seus gestores e dos profissionais envolvidos.
IV- A avaliação não busca uma melhor adequação de suas atividades, por isso está relacionada à busca constante de melhorias no processo de implantação e implementação de programas e projetos sociais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I e III estão corretas.
B
As afirmativas III e IV estão corretas.
C
As afirmativas II e IV estão corretas.
D
As afirmativas I e IV estão corretas.
5A consultoria é um agente de mudanças externo à organização, que acaba assumindo a responsabilidade de assessorar seus executivos e profissionais nas tomadas de decisão, porém não possui o controle direto da situação em que está atuando. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O consultor como agente de mudanças apresenta em suas ações transformadoras as seguintes características: presta conselhos e pareceres; desenvolve ações pontuais; desenvolve um processo interativo entre outros.
II- O consultor não poderá prestar pareceres, opiniões ou diagnósticos às instituições que está assessorando.
III- O assessor deverá apresentar conhecimento na área, com formação na área de atuação, possuir habilidades e diferenciais técnicos para que possa contribuir com a qualidade dos serviços prestados.
IV- A consultoria não é considerada um agente de mudanças externo, pois a organização não assume a responsabilidade de auxiliar seus executivos e profissionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I e IV estão corretas.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
6O papel do assistente social pode ser construído por meio de estratégias. De acordo com Faleiros (2001), a proposta que é possível e viável na construção de uma estratégia de intervenção profissional, sem se perder a força e o conhecimento específico da profissão, seria a de assumir a particularidade da profissão no contexto das transformações das relações e da realidade social. A realidade está em processo contínuo de transformação e pode-se pensar que no seu deciframento os assistentes sociais devem "[...] construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo" (IAMAMOTO, 2000, p. 20). Para Iamamoto é no cotidiano profissional que os assistentes sociais devem efetuar as suas atribuições de modo criativo e tendo como compromisso da categoria os princípios do Código de Ética profissional. Sobre o papel do assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOERCK, Caroline; VICCARI, Eunice M. Assessoria: processo de trabalho do Serviço Social. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2018.
A
A atividade de assessor na área de Serviço Social desenvolve ações profissionais dentro da sua área de formação.
B
A atividade de assessor não prevê nenhuma capacitação específica.
C
A atividade de assessor é aquela que intervém em outras.
D
A atividade de assessor propõe melhoria na saúde física e mental dos profissionais.
7O papel do assistente social consiste em atender a cidadãos e famílias com dificuldades pessoais, auxiliando-os na inserção em instituições e na sociedade civil. Com relação às atividades desempenhadas pelo assistente social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O assistente social pode desenvolver trabalhos conjuntamente com as equipes técnicas das instituições públicas, privadas e do terceiro setor, tanto na elaboração quanto na coordenação, execução e avaliação de planos, programas e projetos sociais.
(    ) O assistente social pode prestar apoio e assessoria aos movimentos sociais, principalmente na coleta e análise de dados técnicos, estatísticos ou científicos relativos às políticas sociais brasileiras.
(    ) Os assistentes sociais poderão prestar serviços especializados de assessoria e de consultoria de saúde mental, tanto nas instituições públicas quanto nas organizações privadas e do terceiro setor.
(    ) O assistente social é um profissional que possui todo um aparato ético, político, teórico e religioso.
Assinalea alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
F - F - V - V.
C
F - V - F - V.
D
V - F - V - F.
8Tanto nas instituições públicas quanto privadas, muitas vezes é necessário buscar o conhecimento de outros profissionais, de um consultor para auxiliar em pontos específicos, em um tempo determinado e com conhecimento específico. Sobre a consultoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O consultor fornece ajuda e conselhos, elaborando relatórios e pareceres sobre determinado assunto de sua especialidade, que necessitará de ações específicas, ampliando a possibilidade de se chegar na melhor solução para o problema por possuir um enfoque mais pontual com a problemática envolvida.
(    ) Dentre os conhecimentos do consultor, este deve possuir raciocínio lógico e inteligência empresarial. Necessita também de sustentação conceitual e prática, bem como saber como e onde buscar informações e administrar o tempo.
(    ) Pela própria natureza dos trabalhos de consultoria, um fator importante é a intangibilidade do serviço, ou seja, a impossibilidade de vê-lo antes de ser comprado e, por consequência, ser finalizado.
(    ) Com relação ao contorno e à extensão dos trabalhos dos consultores, no que se refere às formas de trabalho, não é necessária a averiguação de este desempenhar o trabalho em equipe, assumindo responsabilidade exclusiva nos resultados esperados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
F - F - F - V.
C
F - V - V - V.
D
V - F - F - V.
9No processo de desenvolvimento de projetos sociais, os técnicos deverão levar em conta a realidade sócio-histórica, política e econômica da população, que será beneficiada através do projeto. Este projeto possibilitará a melhoria da realidade que será trabalhada. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os projetos sociais são elaborados para sanar a fonte dos problemas sociais, não somente para suavizar a aparência social.
(    ) As mudanças organizacionais acontecerão se as instituições não seguirem as orientações e deliberações da equipe que está assessorando todo o trabalho.
(    ) As prestações de serviços e assessorias não são muito destacadas pelas empresas, tendo em vista que avaliam como sendo um gasto excessivo para a empresa.
(    ) Na área econômica, política, organizacional ou social, os assessores deverão estar altamente qualificados e antenados com a realidade social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - F.
B
V - F - F - V.
C
F - V - V - V.
D
V - F - V - F.
10O consultor é um profissional que poderá emitir conselhos, pareceres, auxiliar e orientar determinada situação mais complexa. Esta ação é sempre pontual e mais rápida que as ações de um assessor. Referente ao consultor, assinale a alternativa CORRETA:
A
O consultor não trabalha à base de planejamento de suas ações para prestar um serviço com responsabilidade estratégica.
B
O consultor terá sempre que ser o responsável direto pelos resultados finais alcançados.
C
É de competência do consultor levar a cabo as tarefas de resolução, deve assessorar e oferecer as estratégias profissionais à empresa.
D
O consultor deve ser imparcial, pois sempre terá que apresentar seu ponto de vista e indicar os erros, ou o que não está sendo positivo para a empresa.

Mais conteúdos dessa disciplina