A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
atividade de genética

Pré-visualização | Página 1 de 2

Atividade proposta pela disciplina de Genética
Alunos: Diovanna da Silva Pires e Marcos Daniel Rios Lima
1) Qual a ideia de Aristóteles e Hipócrates em relação à herança?
A teoria de Aristóteles propõe que existe uma base física da hereditariedade, sendo representada pelo sêmen, o sêmen aqui tem sentido de semente, diferente da secreção produzida pelos homens que transporta espermatozoides até o óvulo. Para ele, as semelhanças entre pais e seus filhos abrangiam características comportamentais, não se restringindo só a estrutura corporal, além de não produzir gêmulas. Além disso, ele observou que as características que a gente adquire ao longo da vida, como cicatrizes e massa muscular por exemplo, não eram transmitidas aos descendentes. Em contrapartida, Hipócrates propôs que cada parte do corpo produz uma determinada característica, sendo transmitidas através do sêmen, que posteriormente formaria um indivíduo no útero, dessa forma, seria formada diferentes gêmulas contendo informações.
 
2) Por que a “teoria” ou hipótese da pré-formação é considerada “empírica”?
A teoria da pré-formação fala sobre a formação de um indivíduo por meio de outro já pré-existente em miniatura. Todas as teorias elaboradas pelos cientistas na época foram testadas, experimentadas de uma certa forma, então o empirismo é essa relação com a experiência e ciência.
3) Fale da “teoria” ou hipótese da epigênese.
A teoria da epigênese propõe que devido as influencias ambientais, sendo elas negativas ou positivas, influenciam na mudança do material genético. Compreende o momento da formação do indivíduo e possui crescimento gradual.
 
4) Conceitue genética e variação. Você acha que os criadores de cavalo do Egito antigo eram geneticistas? Como suas abordagens diferiam daquelas dos geneticistas modernos?
 A genética é uma área da ciência que irá estudar os genes e toda sua procedência em relação à hereditariedade, já a variação é a expressão na variedade de alelos. De certa forma sim, pois eles cruzavam os cavalos para obter melhores descendentes, e isso é melhoramento genético, melhores habilidade por meio do cruzamento dos melhores cavalos. O que difere para os modernos geneticistas seria o estudo mais aprofundando, as pesquisas já realizadas em genes, cromossomos e DNA, toda parte teórica.
5) Liste três maneiras como pelas quais a genética tem afetado a sociedade moderna.
· Compreensão da natureza hereditária das características
· Compreensão da estrutura e função dos genes
· Compreensão da variação dos seres vivos
6) Por que as ervilhas escolhidas por Mendel são um material biológico adequado para estudos genéticos?
Porque são de fácil cultivo, realizam autofecundação, apresentam muita produtividade e um ciclo reprodutivo curto. Todos esses fatores contribuíram para um estudo mais amplo e fácil
7) Para que serve o cruzamento teste?
Corresponde a um cruzamento entre dois indivíduos com determinados genótipos ou um específico sendo homozigoto recessivo, com intuito de determinar se um organismo é homozigoto ou heterozigoto, bem como sua dominância ou recessividade.
 
8) Por que a primeira lei de Mendel é chamada por muitos lei da pureza dos gametas?
 A primeira lei de Mendel fala sobre a segregação dos caracteres, cada característica é condicionada por um par de fatores que são segregados na formação dos gametas, sendo 1 do pai e outro da mãe. Por isso lei da pureza dos gametas, por conta da segregação desses fatores na formação, gerando 1 gene de cada par para seus descendentes.
9) Conceitue os seguintes termos:
 a) genótipo:
Genótipo compreende um conjunto de genes de um determinado indivíduo, responsáveis por uma determinada característica. 
b) fenótipo;
Fenótipo compreende uma característica não herdada, sendo fruto da interação entre o genótipo e o ambiente externo.
c) homozigose;
Homozigose corresponde a uma característica genética em que o indivíduo possui genes alelos idênticos. 
 d) genes alelos; 
Corresponde a um gene que está localizado no mesmo local dos cromossomos homólogos, denominado lócus.
e) gene dominante.
Corresponde a um gene que possui relação de dominância em relação ao outro, mesmo quando em heterozigose. 
10) Por que a referência ao retrocruzamento está sempre implicitamente ligada a animais ou plantas, nunca à espécie humana?
Por conta dos testes, experimentos realizados nos animais e plantas para o cruzamento de um descendente com o seu genitor. Seria antiético a aplicação do retrocruzamento na espécie humana.
11) Por que o trabalho de Mendel inovou em relação ao de seus antecessores?
Mendel chegou à conclusão que cada fator genético de uma determinada característica realizada em seus experimentos era transmitido de forma independente em relação a outra.
12) Qual é o aspecto essencial da hipótese de Mendel e por que é chamada de lei da segregação dos fatores ou primeira lei de Mendel?
Na primeira lei de Mendel, um gene de cada par dos genitores será repassado para os seus descendentes, essa segregação dos fatores não é independente como na segunda lei de Mendel, havendo apenas uma característica repassada para os descendentes.
13) Descreva os papéis desempenhados pelos seguintes cientistas no desenvolvimento da genética:
a) Mendel; 
Propôs a teoria da segregação dos fatores e a lei da segregação independente.
b) De Vries, Corens e Tschermak; 
Reconhecimento das teorias propostas por Mendel, que anteriormente não haviam ganhado destaque.
c) W. Bateson; 
Foi o responsável pela popularização do termo ‘genética’ para a ciência da herança.
d) Leeuwenhoek.
Foi o responsável pelo aperfeiçoamento do ‘microscópio de Anton van Leeuwenhoek’, que contriui diretamente para a ciência. 
14) Que características seriam desejáveis em um organismo para que ele fosse usado em estudos sobre a hereditariedade?
Um ciclo reprodutivo curto, autofecundação, fácil manejo e cultivo, alta produtividade.
a) Forneça uma provável explicação para a herança do caráter.
Cada indivíduo possui características, tais essas que Mendel estudou para aplicar na genética, os genitores são aqueles que irão repassar suas características para os gametas que irá formar os descendentes, dessa forma, obtendo a hereditariedade ou herança do caráter, sendo 1 ou mais características.
b) Especifique o genótipo das plantas envolvidas nos cruzamentos.
VV( amarelas) vv(Verdes)
15- O Téc. Agrícola Raimundo obteve em Celosia argentea, uma planta de folhas verdes no meio de mais de 200 plantas de folhas vermelhas. Percebeu que era um mutante. Deixou que as abelhas a autofecundassem e/ou cruzassem livremente. Colheu as sementes, plantou as verdes e só obteve verdes. Plantou as 18 vermelhas e obteve 121 vermelhas e 43 verdes. Interprete os resultados. Use o teste qui-quadrado onde necessário. (gl=1, a 5%) = 3,8.
R: Há 2 hipóteses : sendo das plantas vermelhas serem consideradas monohíbridas heterozigotas (Aa) e as verdes (aa). O valor do cálculo do qui-quadrado deu menor do que o tabelado, sendo assim a hipótese nula é a correta.
16- Quais os resultados obtidos por Mendel na geração F2 do cruzamento de ervilhas amarelas-lisas e verdes rugosas?
Amarela lisa, amarela rugosa, verde lisa e verde rugosa.
17- Qual o enunciado da segunda lei de Mendel
Os alelos se distribuem de forma independente durante a formação dos gametas.
18- Qual a relação entre a segregação independente dos cromossomos homólogos na meiose e a segregação independente dos genes?
Na meiose 1, os cromossomos homólogos são separados na metáfase 1 de forma independente, da mesma maneira que os genes são separados de maneira independente, um alelo que o gameta irá receber não irá influenciar no outro gene que também será recebido pelo mesmo gameta.
19- Quantos e quais tipos de gametas produz cada um dos genótipos:
a) AaBbCCdd;
	M/F
	A
	a
	A
	AA
	Aa
	a
	Aa
	aa
Possui três genótipo diferentes.
	M/F
	B
	b
	B
	BB
	Bb
	b
	Bb
	bb
Possui três genótipos diferentes.
	M/F
	C
	C
	C
	CC
	CC
	C
	CC
	CC
Possui apenas um genótipo, uma possiblidade. 
	M/F
	d
	d
	d
	dd
	dd
	d
	dd
	dd
Possui apenas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.