Buscar

FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE GST-0010

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE GST-0010
*
O Desafio da Terminologia
Um dos principais desafios para quem inicia nos estudos da contabilidade são os termos Débito e Crédito. Isso porque na linguagem comum débito está relacionado a conceitos como: situação negativa, desfavorável, ou saldo negativo na conta corrente. Na visão Contábil este significado pode ser inverso.
*
O Desafio da Terminologia
O conceito de Crédito está relacionado geralmente a uma situação positiva, favorável ou saldo positivo em nossa conta corrente bancária. Na terminologia contábil este significado pode ser contrário ao seu uso comum.
*
O Desafio da Terminologia
Contas de ativo (bens e direitos) tem natureza devedora.
Sendo de natureza devedora, sempre que você debita um ativo você estará aumentando seu saldo. Quando você credita o saldo da conta diminui. 
Nas contas de passivo (obrigações c/ 3º.) é o contrário. Passivo tem natureza credora, portanto quando você credita você aumenta o saldo e quando debita você diminui. 
*
O Desafio da Terminologia
Outros exemplos de termos, palavras e expressões que fazem parte da terminologia contábil serão objetos de estudo na disciplina: empresa, capital, imóveis, legalização da empresa, personalidade jurídica, pessoa física, pessoa jurídica, livros fiscais, móveis e utensílios, mercadorias, compra à vista, compras à prazo, vendas à vista, vendas à prazo, obrigações, direitos, saldos, estoques, lucro, prejuízo, gestão, patrimônio, fornecedores, clientes, terceiros, fatos administrativos, atos administrativos, diário, razão, caixa etc. 
*
O Conceito de Contabilidade
A contabilidade pode ser compreendida como um conjunto de conhecimento historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade, estruturados com métodos, teorias e linguagens próprios e revela-se como a “Ciência do Patrimônio”
*
O Conceito de Contabilidade
Contabilidade é uma ciência social que tem por objetivo o patrimônio das entidades econômico-administrativas. Seu objetivo principal é controlar o patrimônio das entidades em decorrência de suas variações. 
“a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica” – conceito oficial formulado no 1º Congresso Brasileiro de Contabilistas.
*
O Conceito de Contabilidade
“sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização” – IBRACON;
“ciência (ou técnica, segundo alguns) que estuda controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial” – Hilário Franco, Contabilidade Geral, Editora Atlas.
*
O Conceito de Contabilidade
Patrimônio: conjunto de elementos necessários à existência da entidade, compreendendo os objetos de uso (computadores, mesas, armários, cadeiras etc.), de troca (mercadorias) e de consumo (material de escritório); também os valores que a entidade tem a receber bem como a pagar.
*
O Conceito de Contabilidade
A contabilidade pode ser estudada de modo geral (para todas as empresas) ou em particular (aplicada em certo ramo de atividade ou setor da economia);
De acordo com o ramo de atividade desenvolvido pela entidade, haverá também um ramo de contabilidade específico que a ela se aplica.
*
O Conceito de Contabilidade
A Contabilidade Geral é também conhecida como Contabilidade Financeira e quando é aplicada nos diversos ramos de atividades, esse desdobramento faculta denominações como: Contabilidade bancária, Contabilidade comercial, Contabilidade de condomínio, Contabilidade industrial, Contabilidade imobiliária, Contabilidade macroeconômica, Contabilidade de transportes, Contabilidade de fins ideais etc. 
*
Um Pouco de História
A origem dos procedimentos contábeis como mecanismo de controle das operações econômicas relativas às compras, às vendas e aos investimentos realizados pelo homem se perde no tempo. 
A contabilidade se firma como ciência com o advento do Método das Partidas Dobradas ou Método Veneziano – final do Séc.XV. Criado pelo monge italiano Luca Pacioli
O método das partidas dobradas fundamenta-se na relação débito/crédito.
*
Objetivo da contabilidade
O objeto da contabilidade é o Patrimônio das entidades econômico-administrativas. Seu objetivo é permitir o estudo, o controle e a apuração de Resultados diante dos fatos decorrentes da gestão do Patrimônio das entidades econômico-administrativas.
A principal finalidade é fornecer informações de ordem econômica e financeira sobre o patrimônio, para facilitar as tomadas de decisões por parte dos seus usuários.
*
Objetivo da contabilidade
As informações de ordem econômica dizem respeito à movimentação das compras e vendas, das despesas e receitas, evidenciando os lucros ou os prejuízos apurados nas transações realizadas;
As informações de ordem financeira referem-se ao fluxo de caixa (entradas e saídas de dinheiro - movimentação).
*
Técnicas Contábeis
Para realizar seus objetivos a contabilidade utiliza várias técnicas:
Escrituração: É um livro no qual se registra todos os acontecimentos que ocorrem no dia-a-dia das empresas e que provocam modificações no patrimônio. Esses acontecimentos classificados em atos ou fatos administrativos são registrados em livros próprios por meio do mecanismo de débito e crédito. Os principais livros são o diário e a razão.
*
Técnicas Contábeis
Demonstrações contábeis: São quadros técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa. As demonstrações contábeis mais conhecidas são o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.
Auditoria: verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações contábeis por meio do exame minucioso dos registros contábeis e dos documentos que deram origem a eles.
*
Técnicas Contábeis
Análise de balanços: exame e interpretação dos dados contidos nas demonstrações contábeis, com fim de transformar esses dados em informações úteis aos diversos usuários da contabilidade;
Consolidação de balanços: unificação das demonstrações contábeis da empresa controladora e de suas controladas, visando apresentar a situação econômica e financeira de todo o grupo, como se fosse uma única empresa.
*
Campo de Aplicação da Contabilidade
A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Físicas ou Pessoa Jurídica. Considera-se pessoa, juridicamente falando, todo ser capaz de direitos e obrigações;
Pessoa Física: é a pessoa natural, é todo ser humano, todo o indivíduo. A existência da Pessoa Física Termina com a morte;
Pessoa Jurídica: é a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros – geralmente as pessoas jurídicas são conhecidas como empresas.
 
*
Campo de Aplicação da Contabilidade
As instituições com finalidades sociais são aquelas cuja administração tem por objetivo o bem-estar social da coletividade, como as associações recreativas e esportivas, os hospitais beneficentes, os asilos etc.
As instituições com finalidades socioeconômicas são aquelas cuja administração tem interesse no aspecto econômico da entidade, porém este reverte em benefício da coletividade a quem pertence. São exemplos os institutos de aposentadoria, pensões, previdência etc.
*
Campo de Aplicação da Contabilidade
Empresas são entidades econômico-administrativas que têm finalidade econômica, isto é, visam o lucro. Desenvolvem os mais variados ramos de atividades, como comércio, indústria, agricultura, pecuária, transporte, telecomunicações, turismo e uma infinidade de serviços. 
Quanto à natureza do capital com que são constituídas, as empresas podem ser públicas, particulares e mistas.
*
Usuários das Informações Contábeis.
Os usuários das informações
contábeis são pessoas físicas e jurídicas que as utilizam para registrar e controlar a movimentação de seus patrimônios bem como aqueles que, direta ou indiretamente, tenham interesse no controle; na apuração de resultados; na avaliação da situação patrimonial, econômica e financeira; na análise do desempenho e do desenvolvimento da entidade, como titulares (empresas individuais), sócios, acionistas (empresas societárias), gerentes, administradores, governo (Fisco), fornecedores, clientes, bancos etc.
*
O Profissional Contábil
Denomina-se técnico em contabilidade, o profissional que cursou Contabilidade em nível técnico (ensino médio). O profissional que cursou Contabilidade no ensino superior (3º grau) é chamado de Contador ou Bacharel em Ciências Contábeis. Ambos são chamados de contabilistas e podem ser responsáveis pela contabilidade das empresas, analistas de balanços, pesquisadores contábeis etc. Porém somente ao contador são destinados atividades como: Auditoria, Perícia Contábil e o papel de Professor de Contabilidade. 
*
Pilares da Contabilidade
Pilares da Contabilidade são as regras básicas da Contabilidade que podemos chamar genericamente de princípios contábeis;
Entidade Contábil: pessoa para quem é mantida a contabilidade, sem a qual não existe a contabilidade aplicada; a contabilidade é mantida para a entidade como pessoa distinta dos sócios; 
Continuidade: refere-se à entidade que está funcionando com prazo indeterminado.
*
O Patrimônio
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda. 
Bens são objetos capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica;
Bens são todos os objetos que uma empresa possui, seja para uso, troca ou consumo.
*
O Patrimônio
*
O Patrimônio
Bens Materiais: são possuidores de corpo – tangíveis;
Bens móveis: possibilitam a remoção ou transporte de um lugar para o outro – veículos, mesas, computadores, dinheiros, mercadorias;
Bens Imóveis: não podem ser deslocados do lugar natural – edifícios, terrenos etc.
Bens Imateriais: não possuem corpo ou matéria – intangíveis. Gastos feitos pelas empresas e que pela sua natureza devem ser integrados ao patrimônio. São exemplos mais comuns os Fundos de Comércio e Gastos de Organização.
*
O Patrimônio
*
O Patrimônio
Direitos são valores que as empresas tem para receber de terceiros: 
Vendas à prazo de mercadorias, bens e serviços, aluguel de bens móveis e imóveis, empréstimos de dinheiros à terceiros etc.;
Terceiros são pessoas que se correspondem com as empresas – bancos, clientes, outras empresas;
*
O Patrimônio
Os direitos, normalmente aparecem registrados nos livros contábeis da empresa com o nome do elemento representativo do respectivo direito, seguido da expressão “a Receber”.
*
O Patrimônio
Obrigações: são os valores que a empresa tem a pagar a terceiros. Neste caso, terceiros são: fornecedores, bancos, empregados, governo etc. compra de mercadorias, bens e serviços à prazo, aluguel, empréstimos etc. 
*
Aspectos Qualitativos e Quantitativos
A contabilidade estuda o patrimônio em seus aspectos qualitativos e quantitativos;
Aspectos Qualitativos: tratam dos componentes do patrimônio segundo a espécie de cada um – características;
Aspectos Quantitativos: referem-se ao valor com que cada elemento possa ser expressado em moeda – valor monetário.
*
Aspectos Qualitativos e Quantitativos
Bens;
Direitos; 
Obrigações;
Bens: dinheiro, móveis e veículos, etc.;
Direitos: duplicatas a receber e aluguéis a receber, etc.;
Obrigações: duplicatas a pagar e impostos a pagar, etc.
*
Aspectos Qualitativos e Quantitativos
*
Aspectos Qualitativos e Quantitativos
Com a ressalva dos aspectos qualitativos e quantitativos fica mais fácil avaliar o tamanho do Patrimônio de uma empresa;
Os aspectos qualitativos e quantitativos levados em conta na apresentação das demonstrações elaboradas a partir dos registros contábeis permitem a mensuração do patrimônio bem como o conhecimento dos elementos que o compõem.
*
Representação Gráfica
O “T” no lado esquerdo colocamos bens e direitos. No lado direito colocamos as obrigações.
*
Representação Gráfica
Na evolução deste conceito temos no lado esquerdo os elementos positivos (bens e direitos) e do lado direitos os elementos negativos (obrigações).
*
Representação Gráfica
O lado esquerdo é chamado de lado positivo – bens e direitos representam para a empresa sua parte positiva;
O lado direito é a parte negativa – obrigações que a empresa tem com terceiros
*
Situação Líquida Patrimonial
Patrimônio Líquido: riqueza líquida de uma pessoa ou empresa. Somam-se os bens e os direitos e subtraem-se as obrigações. Dessa maneira conseguimos computar o qual é realmente a Situação Líquida (financeira) da organização.
 PL = Bens+direitos (-) Obrigações
*
Situação Líquida Patrimonial
Ativo maior que o Passivo: situação líquida positiva, ativa ou superavitária;
A soma dos elementos positivos (ativos) superou a soma dos elementos negativos (passivo).
EX.:
*
Situação Líquida Patrimonial
Balanço Patrimonial
Situação Líquida Positiva
*
Situação Líquida Patrimonial
Ativo menor que o Passivo: situação líquida negativa, passiva, deficitária ou passivo à descoberto;
O total dos elementos positivos (ativos) é insuficiente para assumir os compromissos assumidos pela empresa.
EX.:
*
Situação Líquida Patrimonial
Balanço Patrimonial
Situação Líquida Negativa
*
Equação Básica do Patrimônio
ATIVO = PASSIVO + SITUAÇÃO LÍQUIDA;
PL = ATIVO – PASSIVO;
Ativo = (bens + direitos);
Passivo Exigível = (obrigações exigíveis)
Equação Básica do Patrimônio ou Equação Fundamental do Patrimônio;
Evidenciada pela Situação Líquida Positiva.
*
PATRIMÔNIO LÍQUIDO 
Representa o total das aplicações dos proprietários na empresa;
Toda empresa necessita de uma quantia inicial de recursos (normalmente dinheiro) para efetuar suas primeiras aquisições, seus primeiros pagamentos etc. os proprietários, então, concedem suas poupanças com o objetivo de proporcionar à empresa os meios necessários ao início das atividades
*
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Os elementos que compõem o grupo do Patrimônio Líquido são:
a) Capital – é a importância, normalmente em dinheiro, que o proprietário de uma empresa possui para iniciar o seu negócio;
b) Reservas – são parcelar do lucro apurado pelas empresas que ficam retidas para determinados fins;
c) Prejuízos Acumulados – correspondem ao resultado negativo apurado pela empresa na movimentação do patrimônio.
*
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
BALANÇO PATRIMONIAL
*
Formação do Patrimônio e suas Variações
Quando a empresa está sendo constituída, a palavra capital é usada para representar o conjunto de elementos que o proprietário da empresa possui para montar seu negócio e, conseqüentemente, iniciar as suas atividades.
 O capital inicial pode ser composto por:
a). somente dinheiro;
b). parte em dinheiro e parte em outros bens;
c). parte em dinheiro, parte em outros bens e parte em direitos.
*
Formação do Patrimônio e suas Variações
Esse capital, ou seja, a soma dos valores com que o proprietário constitui uma empresa pode receber várias denominações:
a. Capital;
b. Capital Inicial;
c. Capital Nominal;
d. Capital Subscrito;
e. Capital Social (quando se tratar de sociedades).
*
“CAPITAL” EM CONTABILIDADE
Em termos didáticos, a empresa, pessoa jurídica, fica devendo (obrigação) para seus proprietários, que por lei, não podem exigir (para não extinguir a empresa) seu dinheiro de volta, enquanto a empresa estiver em funcionamento (continuidade). Por isso, o patrimônio líquido é conhecido como obrigação não exigível. Se os proprietários quiserem retirar-se da sociedade, devem vender sua participação no capital para outras pessoas, sem envolverem a empresa. 
*
“CAPITAL” EM CONTABILIDADE
No mundo financeiro o patrimônio líquido também é chamado de capital próprio ou recurso próprio. Pelo fato de os proprietários não terem o direito de reclamar seu dinheiro aplicado na empresa, enquanto esta estiver em
processo de continuidade.
*
“CAPITAL” EM CONTABILIDADE
Capital Nominal: denominação contábil da importância que os proprietários investem inicialmente na empresa. O valor inicial do capital nominal será modificado, normalmente aumentado com o passar do tempo;
Capital Subscrito: denominação do compromisso dos sócios (ou acionistas) em investir na empresa certa quantia. Esse compromisso surge no papel, no contrato social assinado pelos sócios.
*
			
1.7.2 Exemplo de formação do patrimônio e suas variações com Balanços sucessivos
1. Luiz Felipe constitui uma empresa para explorar o comércio de tintas, com um capital inicial, em dinheiro, de $ 50.000.
Capítulo 1
O Patrimônio
BALANÇO PATRIMONIAL
*
			
2. Em seguida, surgem as aplicações do capital na compra de bens:
a.	Compra de Móveis e Utensílios, à vista, por $ 5.000;
b.	Compra de um automóvel, à vista, por $ 30.000.
Capítulo 1
O Patrimônio
BALANÇO PATRIMONIAL
*
			
3. Precisando adquirir mercadorias e sendo seu capital insuficiente, Luiz Felipe compra a prazo: compra de tintas (Mercadorias), a prazo, no valor de $ 20.000, da Casa de Tintas Taubaté, conforme nota fiscal n° 325, com aceite de quatro duplicatas no valor de $ 5.000 cada uma, vencíveis de trinta em trinta dias.
Capítulo 1
O Patrimônio
BALANÇO PATRIMONIAL
*
			
4. Vamos assumir, agora, que a empresa de Luiz Felipe tenha efetuado o pagamento, em dinheiro, de uma duplicata no valor de $ 5.000.
Capítulo 1
O Patrimônio
BALANÇO PATRIMONIAL
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais