A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Aula 7

Pré-visualização | Página 2 de 2

temos a tendência de procurar justificar esta incongruência e evitamos assumir a responsabilidade sobre nossos erros para mantermos a imagem de seres perfeitos frente ao espelho.
Tomada de decisões
Diariamente, tomamos decisões de forma constante. Algumas delas são mais importantes que outras. Mas seja qual for a sua importância, o certo é que continuamente precisamos escolher entre duas ou mais alternativas. 
Assim, nossas decisões acarretam consequências importantes tanto para nós mesmos como os que podem estar envolvidos de forma direta ou indireta. 
Desta forma, podemos compreender como este tema passa a ser relevante para a Psicologia Social, já que nossas decisões são também influenciadas pelo que os outros pensam ou pensaram delas.
Antes de poder tomar uma decisão, o sujeito passa por um momento inicial de conflito que Festinger chama de fase pré-decisional do processo decisório. Segundo a teoria da Dissonância Cognitiva, nesta primeira fase o sujeito precisa considerar de forma objetiva as vantagens e as desvantagens das diversas alternativas para poder avaliar cada uma cuidadosamente.
Segundo Festinger, após esta primeira fase a seguinte dá forma à etapa de tomada de decisão propriamente dita. Este é o momento em que o sujeito passa a optar por uma das alternativas. 
Finalmente, na terceira fase psicológica do processo conhecida como fase pós-decisional, o indivíduo precisa fazer as avaliações das vantagens e desvantagens da alternativa assumida em contraponto com as alternativas descartadas por ele. Esta avaliação já não é mais racional como a primeira e sim emocional e tendenciosa, pois o indivíduo precisa justificar a alternativa escolhida.
Decisões individuais e grupais
Irving Janis – Psicólogo social americano da Universidade de Yale.
Groupthink – Pensamento grupal.
1. O estado psicológico que descreve o sentimento desconfortável emergente da discrepância entre aquilo que o indivíduo acredita ser verdade e aquilo que o indivíduo sabe ser verdade é chamado de:
Parte superior do formulário
1) Atitude 
2) Crença 
3) Dissonância cognitiva 
4) Tomada de decisão 
5) Valor 
2. Segundo a teoria da Dissonância Cognitiva, na primeira fase do processo decisório o indivíduo precisa considerar de forma objetiva as vantagens e as desvantagens das diversas alternativas para poder avaliar cada uma, cuidadosamente:
Parte superior do formulário
1) Fase decisional 
2) Fase pré-decisional 
3) Fase pós-decisional 
4) Fase de justificação 
5) Fase emocional 
3. As decisões grupais se diferenciam das individuais porque as primeiras tendem a ser:
Parte superior do formulário
1) Mais ousadas e arriscadas 
2) Pouco pensadas 
3) Muito fáceis 
4) Mais rápidas 
5) Pouco egoístas 
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário