Aula 8
11 pág.

Aula 8


DisciplinaPsicologia Social13.445 materiais299.551 seguidores
Pré-visualização2 páginas
previsível de aflição e preocupação com o parceiro perdido, seguida de uma profunda tristeza e, eventualmente, dificuldades vivenciadas desde o princípio da separação emocional até um retorno à vida normal.  
Até mesmo casais cujos cônjuges há muito deixaram de sentir afeto um pelo outro, muitas vezes são surpreendidos pelo desejo de estar perto do ex-parceiro. Os apegos profundos e prolongados não costumam ser rompidos de pronto. Na realidade, separar-se é um processo, não um evento pontual que acaba de um dia para outro e portanto, precisa de tempo. 
Entre os casais de namorados, quanto mais íntimo e prolongado o relacionamento e menores as alternativas disponíveis, mais doloroso o rompimento.
É interessante destacar como não é só o amor paixão que predomina como temática na maioria dos poemas e músicas da nossa cultura, mas também a dor que os namorados sentem quando um relacionamento termina ou quando não consegue ser vivenciado pela causa que for.
Alguns autores têm posturas mais radical quanto ao amor, acreditando-o como força geradora de caos, de desordem, tentando assim explicar a dicotomia entre o que é dito e aceito sobre o amor e aquilo que é de fato realizado pelas pessoas.
1. A necessidade que temos em nos sentir pertencendo a algum grupo, especificamente, desejamos nos ligar ao grupo que nos deu origem, nossa família, é conhecida como:
Parte superior do formulário
1) Atitudes emocionais 
2) Crenças sociais 
3) Objeto social 
4) Atitudes favoráveis 
5) Atitudes de base cognitiva 
2. Um dos determinantes da atração interpessoal estudados é:
Parte superior do formulário
1) Amor paixão 
2) Proximidade 
3) Amor companheiro 
4) Amor romântico 
5) Apego 
3. A teoria de atração interpessoal que foi baseada certamente no modelo de custo-benefício é conhecida como:
Parte superior do formulário
1) Teoria do Apego 
2) Teoria da Equidade 
3) Teoria da Troca Social 
4) Teoria do Equilíbrio 
5) Teoria de Necessidade de Pertencimento 
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário