Buscar

ALCINOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO : FARMÁCIA
QUÍMICA ORGANICA II
PROF. : ROBSON CARDILO ALVES
ALCINOS
Alcinos
Alcinos são hidrocarbonetos insaturados contendo uma ligação tripla (CΞC) e por serem hidrocarbonetos (constituídos apenas de carbono e hidrogenio), também são apolares e insolúveis em água. Devido ao fato da ligação tripla ser linear, o menor ciclo-alcino que existe e o ciclo-nonino - C9.
O acetileno pode ser preparado facilmente a partir do coque (carvão mineral): reação do carvão com óxido de cálcio (cal viva ou cal virgem) em altas temperaturas (usa-se fornos elétricos) produz carbeto de cálcio – CaC2 – que, ao reagir com água, forma acetileno.
PRINCIPAIS REAÇÕES DOS ALCINOS
 1- Halidrificação
          Quando reagidos com HX, os alcinos produzem haletos e, se existir excesso de HX poderemos obter dihaletos germinados. Veja o exemplo da reação entre acetileno e HBr:
          2- Halogenação
          Quando reagidos com halogênios, os alcinos produzem dihaletos. Caso exista halogênio em excesso, poderemos obter um derivado tetrahalogenado. Veja o exemplo:
3- Hidratação
          O mecanismo da adição de água nos alcinos ocorre de maneira análoga à hidratação dos alcenos, porém, o produto - um enol - tautomeriza-se na forma cetônica ou aldeídica, dependendo da estrutura da cadeia carbônica. Veja o exemplo da hidratação do acetileno:
          4- Trimerização do acetileno
          Aquecendo-se o acetileno e fazendo-o passar por tubos de ferro a temperaturas elevadas obtém-se o benzeno. O processo não é industrial porque existem outras fontes de extração do benzeno (alcatrão da hulha e petróleo).
5- Hidrogenação
          Os alcinos podem ser hidrogenados em presença de um catalisador. Este atua diminuindo a energia de ativação necessária para que a reação ocorra. Os reagentes são adsorvidos na sua superfície, rompendo as ligações pi e enfraquecendo as ligações sigma, o que facilita a reação. O paládio, a platina e o níquel podem servir como catalisadores da hidrogenação. Veja que, como a adição do hidrogênio ocorre como se fosse um "encaixe", no mesmo lado, o alceno formado terá sempre a configuração cis :
          6- Adição nucleofílica de HCN
          A reação de um alcino com HCN é um caso de adição nucleofílica. Inicialmente, o HCN ioniza-se e fornece íons CN- (nucleófilo), que irão iniciar a reação. Veja:
          7- Oxidação por KMnO4
          Oxidação branda - Nessa reação, a tripla ligação não chega a se romper, e aos carbonos são adicionados oxigênios. Os produtos dependem dos tipos de carbono iniciais. Geralmente resulta um aldeído ou uma função mista, como no exemplo abaixo - um cetoaldeído:
         Oxidação enérgica - A oxidação enérgica dos alcinos por permanganato segue uma reação semelhante à oxidação enérgica dos alcenos. Carbonos primários dão CO2 e H2O, secundários dão ácidos carboxílicos e terciários, cetonas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais