A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
AVALIAÇÃO VIRTUAL 1

Pré-visualização|Página 1 de 1

AVALIAÇÃO VIRTUAL 1

SOCIOLOGIA DAS CONTRADIÇÕES SOCIAIS

No livro “A ideologia alemã”, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, os autores discutem as bases do materialismo histórico e os diversos modos de produção existentes ao longo do processo histórico.

Tendo em vista a discussão realizada por esses autores, analise as afirmações a seguir:

I. Por meio do conceito de produção, Marx e Engels procuram ressaltar a capacidade dos homens produzirem os seus próprios meios de vida e, desse modo, a sua própria vida material.

II. Um modo de produção corresponde ao modo pelo qual são estabelecidas as relações de produção que estão vinculadas a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas.

III. Os elementos que compõem a superestrutura são determinados em última instância pela infraestrutura.

Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas a (s) afirmação (ões) correta (s):

a)I, II e III.   b)I e II, apenas.         c)I e III, apenas.           d)II e III, apenas.             e)I, apenas.

 

2) “Uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha envergonha mais de um arquiteto humano com a construção dos favos de suas colméias. Mas o que distingue, de antemão, o pior arquiteto da melhor abelha é que ele construiu o favo em sua cabeça, antes de construí-lo em cera. No fim do processo de trabalho obtém-se um resultado que já no início deste existiu na imaginação do trabalhador e, portanto idealmente” (MARX, Karl. O Capital.Crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1988, p. 142-143).

O trabalho, segundo a concepção marxista, apresenta algumas especificidades que permitem caracterizá-lo como uma atividade exclusivamente humana. Tendo em vista essa concepção, analise as afirmações a seguir:

I. Por meio do trabalho o homem realiza o seu objetivo no objeto de trabalho.

II. Assim como nas demais espécies animais, o trabalho humano pode ser concebido e executado por indivíduos distintos e dividido em diferentes especialidades.

III. O homem tem a capacidade de, por meio da sua atividade produtiva, interagir com a natureza, transformando não só o elemento natural (a matéria bruta ou matéria-prima), mas a si mesmo.

IV. O trabalho humano envolve uma representação mental do objetivo almejado, por isso ele corresponde a uma atividade produtiva instintiva.

Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:

a)I, II e III, apenas.      b)I, II e IV, apenas.    c)I e III, apenas.   d)II e IV, apenas.   e)III e IV, apenas.

 

3)No livro “Manuscritos econômico-filosóficos”, Karl Marx discute a alienação do trabalho com base na análise do processo de produção capitalista e dos seus impactos sobre a classe trabalhadora.

 

Quais são os três aspectos da alienação do trabalho discutidos por Marx?

 

a)A alienação em relação aos meios de produção, às forças produtivas e ao homem como ser genérico, isto é, à espécie humana.

b)A alienação quanto à força de trabalho, aos meios de produção e ao objeto de trabalho.

c)A alienação em relação à atividade produtiva, ao processo de trabalho e à produção.

d)A alienação em relação à matéria-prima, ao produto do trabalho e às forças produtivas.

e)A alienação em relação ao produto do trabalho, à atividade produtiva, e ao homem como ser genérico, isto é, à sua espécie humana.

 

4)No livro “O Capital: para uma crítica da economia política” (Livro I), Karl Marx desenvolveu uma análise sobre o modo de produção capitalista, examinando como o processo de trabalho e o processo de valorização culminaram na formação do capital e na constituição do capitalismo.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as alternativas abaixo referentes ao processo de valorização resultante da extração da mais-valia.

( F  ) A transformação do dinheiro em capital ocorre na esfera da circulação, pois é nela que o capitalista encontra as mercadorias nas quais investe o seu dinheiro.

( V  ) No capitalismo o processo de valorização determina o processo de trabalho tendo como objetivo a produção de mais-valia.

( V ) A força de trabalho é a mercadoria que tem a peculiaridade de criar valor, porque consegue produzir um valor superior ao que lhe foi pago em troca da utilização do seu valor de uso.

( V ) A constituição do capital se dá, no capitalismo, por meio da extração de mais-valia, que pode ser extraída através da mais-valia relativa e da mais-valia absoluta.

( F ) A mais-valia relativa refere-se ao prolongamento da jornada de trabalho e a mais-valia absoluta à redução do tempo de trabalho necessário à reprodução da força de trabalho pela introdução da maquinaria.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a)V-F-V-V-F.

b)F-V-V-V-F.

c)F-V-V-V-V.

d)F-F-V-V-V.

e)F-F-F-F-F.

 

5)Em O Capital, Marx desenvolveu uma análise sobre a produção do capital e a configuração do modo de produção capitalista, discutindo a especificidade das mercadorias, da produção da mais-valia e da acumulação de capital.

Considerando essa discussão, analise as afirmações a seguir:

I) Todo produto produzido pelo trabalho humano é uma mercadoria.

II) O desemprego corresponde a um elemento estrutural do modo de produção capitalista, na medida em que a existência de um exército industrial de reserva torna-se a alavanca da acumulação capitalista.

III) O modo de produção especificamente capitalista constituiu-se plenamente a partir da subsunção real do trabalho ao capital.

IV) O consumo da força de trabalho no modo de produção capitalista como uma mercadoria independe de que o trabalhador a venda livremente de acordo com a sua vontade.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:

 

a)I, II e III, apenas.

b)I, III e IV, apenas.

c)II e IV, apenas.

d)II e III, apenas.

e)I, II e IV, apenas.