Buscar

Edward Newman - The New Wars debate- A historical perspective

Prévia do material em texto

NEWMAN
Em virtude do perfil dos conflitos isso se afasta do “mainstream” apresentado por Clausewitz.
observação do clausewitz que nao se lembram: “a guerra e um camaleao” (a guerra nao se apresenta da mesma forma sempre, mas o fator atemporal e a violência.)
Guerra irregular/guerra de 4a geracao (marines dos EUA)/guerra assimétrica (unidades do Estado enfrentam atores nao-Estatais)
As autoridade de ocupação classificam seus adversários como terroristas(a própria palavra ja desqualifica o sujeito. Alguém que nao atende as características e as regras)
Assimetricas devida a posição dos grupos. Militares sao hierárquicos, sob a tutela da legislação. Essa “guerra suja” acaba formando unidades capazes de combater das mesmas formas que o adversário, mais conhecidas como as forcas especiais (combate entre grupos pequenos, menor escala, pequenos pontos de colisão/choque). A assimetria também e juridica
6 pontos que caracterizam a guerra:
As guerras nao sao mais entre estados mas sim intra-Estatais. O uso de grupos, quadrilhas, e outros atores internos que insurgem em meio a um problema.
Falencia do poder Estatal provocadas pela globalização e o avanço das forcas liberais. Também o aumento da competicao na disputa de recursos naturais. 
* Crime organizado e máfias surgem quando nao emprestam credibilidade ao poder publico (falta ou insatisfação com os serviços - protecao). A máfia tenta controlar a miudeza, e sabendo que o mundo e um conjunto delas, a conquista da miudeza e o poder da civilização/populacao
Conflitos étnicos e religiosos nas novas guerras do que a ideologia politica.
As baixas civis e o deslocamento humano vem aumentando as baixas nos conflitos, especialmente em 1990. Quando ele fala que alguns institutos tem apurado que depois de 1992 diminuiu (contra o argumento de mary kaldor – conflitos desde o fim da guerra fria). Ve que a década de 90 e uma anomalia. Acusacao que ela nao sabe historia (Mary kaldor).
Mark Twain “o poco de preconceito” (progressista).
Fome = “insegurança alimentar” (uma vez ligado a segurança, o fator acaba sendo ligado a prioridade)
3 formas de limpeza étnica: Deslocamento de pessoas para fora do “seu” espaço, assassinato da população e transar com as mulheres como uma forma de mudar a formação populacional.
Civis sao deliberadamente classificados como objetos das novas guerras.
Quebra de autoridade publica degrada a distinção entre soldados.
O objetivo nao e mais a vitória, mas sim a continuação do conflito.
O crime organizado também se sustenta em comodities: drogas, prostituição e armas.
ha um declínio das guerras civis apos 92
atrocidades sao comuns nas guerras, especialmente quando o jus in bello fica incerto.
Deslocamentos populacionais. 
* problema do texto MK: nao ah uma definição clara sobre o que e guerra. Se nao sabemos o que e guerra, nao podemos classificar o que sao as novas guerras.
A própria intervenção de tentar evitar o conflito pode erar novos conflitos.
- o que desmoraliza as intervenções humanitárias e que as situações pos-intervencao podem ser piores que antes (EX: libia... hoje esta tomada por milícias, fragmentação territorial entre as partes mais desenvolvidas) 
*Mary kaldor (pontos)
Novas guerras acontecem, pois o Estado, como estrutura, esta sendo atravessado horizontalmente pelos aspectos da globalização e das acoes de privatizações (dinheiro encaminhado para terceiros).
Ela diz que os warlords e tais acontecimentos tem uma certa logica de acontecimentos, e eles sao os pontos que levam/escalam a o verdadeiro conceito de novas guerras.
NAO E CLAUSEWITZIANA pois as novas guerras nao tem como objetivo ganhar, mas sim prolongar a batalha. Tendo isso em vista, o conflito se prolonga para que o poder dos grupos se mantenha, pois se o conflito/guerra cessar, o poder acaba.
“Deus ama os pobres, por isso que ele fez tantos...”
Deslocamentos populacionais sao fatores ocorrentes ate hoje, mas sao fatores que viram dos anos 90. (NEWMAN : isso e algo antigo, vem desde processos de independência pg 181).
Limpeza étnica tem diferentes modalidades além do assassinato.
O enfrentamento entre identidades também nao e novo, mas sim, ele era denominado de racas.
Critica ao conhecimento conforme ele e produzindo e pensado nas Relacoes Internacionais.
O Estado X menos forte hoje (maior presenca dos grupos privados) na guerra.
E um equivoco ter a impressão que os conflitos sao mais violentos e mais numerosos, o que acontece e que a media proporciona o acesso a informação.
Scar: Existem mais conflitos sim, pois aonde o Estado e as instituições tem menor imposição/menor forca, outros grupos tomam posição, e o que vemos e uma serie de atentados “pipocando” todos os dias.
Nem a Jane Fonda de biquíni com as suas curvas “violonicas” resolveria esse conflito.
A maioria esmagadora de mortes sao mulheres e crianças NEWMAN
A acao das forcas de paz das intervenções militares humanitárias podem aplacar um certo conflito, mas também instiga a produção de um novo tipo de conflito MARY
O INFORMANTE ....... VER FILME
Ta faltando a aplicação do conhecimento histórico nas pesquisas e assim você acaba tendo uma pior base para sustentar os argumentos. Ele ve a historia como uma forma que possibilita a constatação de acontecimentos prévios que pode-se ver nos dias de hoje também.
Luta étnicas X lutas identitarias
No aspecto da segunranca internacional, a guerra fria representa um marco, e a maior questão e A QUEM DEVE-SE PRIORIZAR A SEGURANCA. E esses autores apontam a segurança como segurança humana.
Manter a paz e distribuir a justiça – Papel do Estados
A legitimidade do estado soberano nao se sustenta so no território e externamente, mas também no proporcionar o bem estar do cidadão. 
A dupla face a soberania : o Estado soberano nao reconhece todo e qualquer poder acima do seu tanto no âmbito externo e interno. Ele so goza dessa soberania de acordo com a igualdade de reconhecimento por iguais (outros Estados).

Continue navegando