A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
CONTABILIDADE GERENCIAL I

Pré-visualização | Página 2 de 2

de outros bens ou serviços.
Despesa – gasto relativo à bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas, manutenção da empresa e remuneração do capital de terceiros.
*
CONCEITOS BÁSICOS
Perda – bem ou serviço consumido de forma anormal – ou involuntária – e inesperada, que não tem a capacidade de gerar benefícios no presente nem no futuro (não gera obtenção de receita).
Investimento – gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros.
*
Estrutura Fundamental para o Estudo de Contabilidade Gerencial
Livro de Lucas capítulo14 versículo 28 e 29:
28 - Pois, qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?
29 – Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: este homem começou a construir e não pode acabar.
*
Estrutura Fundamental para o Estudo de Contabilidade Gerencial
Quando uma empresa adquire, à vista, materiais para a produção, os quais são em seguida consumidos na fabricação de produtos, os quais, já terminados, são levados para o depósito e depois vendidos parcialmente ou em sua totalidade.
É preciso que se tenha o entendimento e o conhecimento necessário para classificar e separar esse processo de transformação do recurso em caixa.
*
Estrutura Fundamental para o Estudo de Contabilidade Gerencial
Todo o entendimento holístico da empresa é de fundamental importância, pois o simples ato de se cortar custos pode ser algo que implique diretamente em se perder lucros. 
Todas as decisões pessoais e empresariais necessitam de um bom planejamento.
*
Para se entender custo é preciso identificar o objeto de custeio
Entende-se por Objeto de Custeio o item do qual se deseja mensurar o custo – produto, bem, serviço, linha de produtos ou clientes.
O conceito de objeto de custeio pode ser visto, dentro da empresa, como uma leitura do conceito de entidade contábil ou micro entidades a qual serão identificados custos e até mesmo receitas só que numa abordagem micro e funcional. 
*
O que se entende por custos?
Custo pode ser entendido como uma construção contábil contendo Informações de custos, dentro de uma visão que se permita entender que se tenha a visão de que há subjetividade na geração dessa informação
O papel do contador neste contexto é de fundamental importância.
De uma maneira geral quando se fala em custo fica implícito que existem recursos que são consumidos e informações sobre os custos desses recursos no contexto empresarial.
*
Bibliografia Básica
Bíblia Sagrada
BRUNI, Adriano Leal. Gestão de Custos e Formação de Preço. São Paulo, Atlas, 2000.
CARDOSO, Ricardo Lopes, et all. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 2008, 
HONG, yuh Ching. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MARTINS, E. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 2003.
PADOVEZE, Clóvis Luis. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas,2009
PIZZOLATO, Nélio Domingues. Introdução à contabilidade. São PULO: Atlas, 1998.