A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Aula2  revisão av1 - gabaritando - Análise Textual

Pré-visualização | Página 1 de 2

*
*
ANÁLISE TEXTUAL
PROFª ROSAURA BAIÃO
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
Coesão textual
 A coesão está relacionada à ligação dos elementos textuais numa seqüência, podemos falar em ligação horizontal, pois os elementos articulam uma seqüência.
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
1 - A chuva inundou a cidade por isso ninguém voltou para casa.
 
É evidente que se a expressão sublinhada não estivesse presente, poderíamos entender a idéia :
 
2 - A chuva inundou a cidade // ninguém voltou para casa.
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
 
 Daí que podemos falar em ligação horizontal, em sequência, porque a função de elementos como este é não só estabelecer conexão entre os elementos, mas também conexão entre as idéias. 
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
A coesão caracteriza a “textualidade”, ou seja, o que faz um texto ser um texto. 
 
Não é apenas a continuidade de informações, mas a maneira como essas informações são organizadas: sem repetições cansativas, para conduzir o interlocutor no fluxo de informações.
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
 3. Valentina voltou para casa assim que os trabalhos no tribunal terminaram, Valentina estava exausta e aborrecida devido a tantas idas e vindas. As idas e vindas eram uma constante agora na vida de Valentina. 
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
 Na oralidade, a questão é a mesma:
 Se não tivermos uma boa articulação em nossa fala, idéias conectadas de forma coerente, o entendimento da nossa mensagem ficará comprometido.
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
O encadeamento das informações do que queremos comunicar é fundamental para um bom entendimento de nossas mensagens. Com isso, nossa comunicação será bem sucedida. Ou seja, temos mais chance de obter o que estamos pleiteando.
diferentes solicitações, concessões diversas etc...
Trataremos mais detalhadamente sobre este assunto quando discutirmos a noção de coerência.
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
 Concluímos, assim, que o discurso, o texto são fatores determinantes para conseguirmos nossas aspirações.
 Estratégias de convencimento, de persuasão....
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
Texto
 Lembrando o conceito de texto: unidade de significação, a extensão dessa unidade não é importante. Importante é o comunicado de uma idéia completa. De modo que se tivermos:
 4.-Fogo! - teremos um texto, apesar do tamanho.
 
5. - O vaso tem - não teremos um texto, apesar de termos mais elementos que o exemplo anterior. Neste caso, não temos uma idéia completa.
  Assim sendo, o que garante o estatuto de texto é a “teia” que ele tece, para comunicar a idéia.
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
Elos Coesivos
 
 Em se tratando de textos maiores que uma palavra, necessitamos de elos coesivos para promover a boa leitura e garantir o sentido.
 
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
Textos Comprometidos
 Textos com repetições excessivas podem comprometer o sentido, porque a compreensão demora um pouco mais. (Ex. 3)
 3. Valentina voltou para casa assim que os trabalhos no tribunal terminaram, Valentina estava exausta e aborrecida devido a tantas idas e vindas. As idas e vindas eram uma constante agora na vida de Valentina. 
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
Coesão Lexical
 Temos alguns tipos de elementos que estabelecem a seqüência textual, alguns tipos de elementos que promovem a coesão do texto:
 Coesão lexical - feita através de nomes, sinônimos (sentidos equivalentes) , repetições , nomes genéricos, etc..
 6. Paula estranhou aquela atitude tomada na reunião, a moça foi embora sem entender.
 (coesão estabelecida através de expressão de sentido genérico)
 7. A casa evidenciava um ar austero de quem abrigou pessoas insatisfeitas. A moradia estava para vender há algum tempo.
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
Coesão Gramatical
Coesão gramatical - feita através de elementos da gramática : advérbios, pronomes, conjunções etc...
 
8. Não consegui alcançar o João para dar-lhe o passaporte.
 
 Obs: Note que os elos coesivos têm a função de estabelecer a textualidade. Isso de certa forma estabelece também coerência, sentido ao texto.
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
Exercitando
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
Vamos exercitar o que vimos até agora:
Exemplos retirados do livro: Curso de Redação (Antônio Suarez Abreu, 11ª ed.)
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
Substituir as repetições dos textos a seguir e promover a textualidade utilizando elos coesivos:
 
9. As revendedoras de automóveis não estão mais equipando os automóveis para vender os automóveis mais caro. O cliente vai à revendedora de automóveis com pouco dinheiro e, se tiver que pagar mais caro o automóvel, desiste de comprar o automóvel e as revendedoras de automóveis têm prejuízo.
  
Uma das possibilidades de eliminarmos as repetições e deixarmos o texto com melhor entendimento seria:
 “As revendedoras de automóveis não estão mais equipando os carros para vendê-los mais caro. O cliente vai lá com pouco dinheiro e, se tiver que pagar mais caro o produto, desiste e as agências têm prejuízo.” 
 
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
Tente outras....
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
 10 - Desde cedo o rádio noticiava: um objeto voador não identificado estava provocando pânico entre os moradores de Valéria. A primeira reação de Vera foi sair da cama e correr para o porto. Fazia seis meses que Vera andava trabalhando em Parintins. Vera levantava cedo todos os dias e passava a manhã inteira conversando com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Vera estava em Parintins, tentando convencer os trabalhadores a mudar a técnica do plantio da várzea.
 
 Uma das possibilidades :
 
 “Desde cedo o rádio noticiava: um objeto voador não identificado estava provocando pânico entre os moradores de Valéria. A primeira reação de Vera foi sair da cama e correr para o porto. Fazia seis que ... andava trabalhando em Parintins. Ela levantava cedo todos os dias e passava a manhã inteira conversando com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A moça estava em Parintins, tentando convencer os trabalhadores a mudar a técnica do plantio da várzea.”
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
Tente outras possibilidades...
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
 11. Todos os anos dezenas de baleias encalham nas praias do mundo e até há pouco nenhum oceanógrafo ou biólogo era capaz de explicar por que as baleias encalham. Segundo uma hipótese corrente, as baleias se suicidariam ao pressentir a morte, em razão de uma doença grave ou da própria idade, ou seja, as baleias praticariam uma espécie de eutanásia instintiva. Segundo outra, as baleias se desorientariam por influência de tempestades magnéticas ou de correntes marinhas.
	Agora, dois pesquisadores do Departamento de História Natural do Museu Britânico, com sede em Londres, encontraram uma resposta científica para o suicídio das baleias. De acordo com Katharine Parry e Michael Moore, as baleias são desorientadas de suas rotas em alto mar para as águas rasas do litoral por ação de um minúsculo verme de apenas 2,5 centímetros de comprimento.
 
 
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
Primeira possibilidade:
 
Todos ......... dezenas de baleias encalham nas ....... por que elas encalham. Segundo uma hipótese corrente, esses animais se suicidariam ao pressentir........ ou seja, (sem nada) praticariam uma espécie de........ . Segundo outra, tais animais marinhos se desorientariam por influência.......
Agora,......... suicídio das baleias. De acordo com .......estas são desorientadas ........
 
Descubra outras possibilidades.....
ANÁLISE TEXTUAL
AULA 2
*
*
Coerência
Falemos, agora, da coerência
A coerência diz respeito ao sentido, às relações semânticas que conectam as informações do texto. Estabelece relações lógicas entre as ideias. 
 
Quando dissemos que os elos coesivos, ao produzirem textualidade, também contribuem para a coerência, é porque quando nos deparamos com um texto acessível, com idéias “ajustadas”, “encaixadas”,