Buscar

Casos clínicos reumatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE EDUFOR
 Curso de Fisioterapia
 
 
 
 
 CASOS CLÍNICOS-REUMATOLOGIA
 
 
 
 São Luis-MA
 2021
01- Uma mulher de 41 anos foi atendida com dor, limitação de movimentos e sinais inflamatórios que acometiam bilateral as articulações metacarpofalangeanas, em especial dos 2° e 3° dedos. Havia ainda, esboço de desvio cubital dos dedos. O exame físico confirma as queixas e revela ainda nódulos subcutâneos próximos aos cotovelos. Tem rigidez matinal de 2 horas. Essas alterações osteoarticulares são habitualmente descritas em casos de? Ainda em relação ao enunciado, trace o tratamento fisioterapêutico adequado.
Essas alterações são características da artrite reumatóide. A fisioterapia irá atuar de forma a prevenir e retardar o aparecimento das deformidades auxiliando na manutenção da atrofia e força muscular. O tratamento fisioterapêutico adequado seria em primeiro lugar a analgesia com uso de crioterapia para o alívio da rigidez e a Diminuição da inflamação, exercícios ativos e passivos para melhorar e manter o alcance da mobilidade das articulações, descanso em talas para reduzir a dor, além das técnicas de relaxamento para diminuir espasmo muscular, mobilidade articular para aumentar a ADM e melhor as funções.
O uso de anti-inflamatório (prescrito pelo médico) para diminuição do processo inflamatório irá auxiliar na melhora dos resultados do tratamento.
02- C.B., de 60 anos de idade, do sexo feminino, obesa, sedentária, refere dor espontânea e localizada nos joelhos, que piora com as atividades de carga e de sobrecarga, à noite, e com as mudanças bruscas de temperatura, principalmente para o frio, em pós-estresse emocional. Na avaliação fisioterapêutica, constatam-se atrofia e fraqueza muscular e instabilidade articular. Sinais radiológicos mostram diminuição do espaço articular de modo irregular. A descrição sugere diagnóstico de? Em relação ao diagnóstico, estabeleça a etiofisiopatologia, na paciente. E proponha ainda um plano de tratamento fisioterapêutico, com seus respectivos objetivos, à paciente citada. (1,0 ponto)
Quadro clínico característico da osteoartrite. Os fatores que estão relacionados com o aparecimento e o desenvolvimento da doença é a sua idade, sexo pois a prevalência da osteoartrite é o dobro em mulheres, o peso, o que aumenta as pressões nas articulações, como no joelho, além do estresse emocional, são fatores de risco que desencadeiam ou contribuem para uma crise.
O tratamento terá como objetivo aliviar os sintomas como a dor o inchaço e a dificuldade para impedir a piora da doença e corrigir as deformidades. 
O tratamento proposto será a princípio, a analgesia com o uso ultrassom, infravermelho, para diminuição da dor, mobilizações passivas e ativas, alongamentos, exercícios isométricos (De acordo com a tolerância do paciente), isotônicos progressivos para musculatura dos MMII, são eficazes para o fortalecimento muscular, melhora da funcionalidade e a instabilidade articular, a mobilização articular auxilia na produção do líquido sinovial, o que diminui o atrito na articulação.
Além disso deve-se encaminhar paciente para o nutricionista, para auxiliar na perda de peso através de uma dieta variada, equilibrada e saudável, recomendar para esse paciente adoção de hábitos saudáveis prática de exercícios saudáveis, como caminhada, mudanças de posturas com frequência, evitar sobrecarregar das articulações.
03- Paciente de 70 anos, obesa, com valgismo nos joelhos, queixa-se de dor no joelho quando fica muito em pé. Pela manhã sente os “joelhos presos”, só readquirindo a amplitude normal dos movimentos depois de andar por 5 minutos. Em se palpando a face anterior dos seus joelhos e mandando fazer flexão e extensão, sente-se crepitação. As articulações das mãos são normais. O diagnóstico mais provável é? Trace o tratamento fisioterapêutico justificando cada etapa.
Diagnóstico mais provável é osteoartrose, levando em consideração todas as queixas da paciente, além dos fatos que influenciam o aparecimento da doença.
O objetivo principal do tratamento, será retardar a progressão das lesões, controle da dor, melhorar limentação e deformidades articulares, elevar a qualidade de vida da paciente. 
Somando todos os desalinhamentos causados pelo valgismo, as estruturas ligamentares da paciente apresentam encurtamento, além do alongamento e fraqueza do músculo vasto Medial na porção do quadríceps femoral, com tudo isso a patela poderá ser vagarosamente tracionada, como a paciente relata sentir dor na parte anterior do joelho é possível que uma subluxação já esteja instalada na patelar dessa paciente. 
O foco do tratamento será a analgesia pois a paciente relata dor na população, manutenção e ganho de trofismo e força muscular, profilaxia das deformidades articulares, a correção de anormalidades biomecânicas e posturais, o joelho valgo da paciente associado ao sobrepeso influencia no aparecimento e agravamento da osteoartrose, além do sexo e idade.
Parece passinho dos exercícios métricos são indicados principalmente nessa fase álgica e inflamatória. Logo após a melhora do quadro inflamatório, é recomendado exercícios isotônicos com cargas progressivas e isocineticas. Fortalecimento muscular de MMII, além da perda de peso, recomenda-se o uso de órteses e dispositivos de marcha (bengala) para que ocorra uma distribuição do peso e tirar a maior sobrecarga possível dos joelhos dessa paciente.
04- Mulher de 60 anos de idade refere dores articulares há três anos. O exame físico mostra os seguintes achados: a) mãos: atrofia da musculatura interóssea e hipotênar, nódulos de Heberden e Bouchard; b) joelhos: limitação à extensão (até cerca de 140 graus) com crepitação à movimentação. A hipótese diagnóstica principal é? Trace o tratamento fisioterapêutico justificando cada etapa.
O diagnóstico principal é osteoartrose. O tratamento mais adequado, consiste em impedir o crescimento dos nódulos, e as deformações dos dedos, por meio da fisioterapia e o controle da dor com medicamento específico. 
O tratamento consiste na redução da dor com calor (infravermelho, ultrassom-Busth) ou frio (crioterapia), além do fortalecimento dos músculos do MMSS ao redor da articulação, aumentar a flexibilidade por meio do alongamento, mobilização articular associada e cinesioterapia. 
Para o joelho é indicado exercícios aeróbicos, fortalecimento muscular para o quadríceps, para aumentar a estabilidade dos joelhos, alongamentos e mobilização articular são importantes para redução da dor e melhora da função.
05- Uma mulher de 49 anos, obesa, consulta por dor nos joelhos, que piora com os movimentos e melhora com o “repouso”. Não apresenta sintomas sistêmicos associados, e a dor vem aumentando nos últimos dias. Ao exame, tem dor à palpação, teve edema articular e crepitação à mobilização de ambos os joelhos, sem aumento local de temperatura ou eritema. Traz radiografias que mostram esclerose de osso subcondral e cistos subcondrais. Os exames laboratoriais são normais. Qual diagnóstico provável? Proponha um plano de tratamento fisioterapêutico, com seus respectivos objetivos, à paciente citada.
Quadro característico de osteoartrose. 
O objetivo principal será a diminuição da sobrecarga da articulação dos joelhos, diminuição da dor, bater o derrame articular, manter os movimentos de flexão e extensão do joelho sem presença de dor, aumentar flexibilidade das estruturas retraídas, aumentar estabilidade do joelho, manter a funcionalidade do paciente.
O tratamento proposto, será a diminuição do edema com (crioterapia), dador com (ultrassom- crônico) e corrente elétrica com fins analgésico, mobilização visando aumentar os seus movimentos, alongamentos do MMII, sobretudo das estruturas posteriores da coxa. Treinamento de equilíbrio e propriocepção, educação do padrão da marcha, além dos exercícios de fortalecimento da musculatura do membro inferior, para que se consiga aumentar o máximo possível a estabilidade a nível do joelho, sobretudo do quadríceps, isquiotibiais entre outros, assim tendo o fortalecimento global dos joelhos. A hidroterapia para essa paciente também é indicada pois a água ajuda na diminuição da descarga de peso nos joelhos, por conta do sobrepeso da paciente a um aumento do atrito e a remodelação do osso subcondral, por isso faz necessário auxílio de uma equipe multiprofissional, como de um nutricionista para auxiliar essa paciente na perda de peso, através de uma dieta saudável.
06- Um homem de 45 anos procura atendimento devido a dor intensa no primeiro pododáctilo direito, iniciada na noite anterior. Informa, também, que seu ácido úrico era de 10,5% há um mês. Ao exame, há edema na articulação metatarsofalangeana e dor intensa, além de hiperemia. O paciente informa ter-se medicado, por conta própria, com “anti-inflamatórios”. Qual conduta estabeleceria a confirmação do diagnóstico? Estabeleça ainda tratamento fisioterapêutico, com seus respectivos objetivos, ideais ao paciente citado.
 Para confirmação do diagnóstico e preciso avaliação do líquido sinovial intra-articular. O que confirmara o diagnóstico de artrite microcristalina (GOTA). 
O tratamento inicial será a superação da fase aguda, melhorando a dor, o quadro inflamatório, aumentar a força muscular, a flexibilidade e a amplitude de movimento.
A cinesioterapia e auxiliar no tratamento por meio de exercícios passivos, são indicados para alívio da dor, ganho de amplitude de movimento, prevenção da contratura muscular, alongamentos promoverá o aumento da flexibilidade e ativar o sistema circulatório. Com a melhora da dor e do quadro clínico, pode se evoluir para exercícios assistidos, ativos assistidos, ativos e então ativos-resistidos, sempre com feedback do paciente.

Outros materiais