Buscar

Aula 01 - conteudo on-line

Prévia do material em texto

Aula 01 – 
Origens dos estudos da estrutura organizacional.
Introdução.
A partir deste texto introdutório, você será capaz de entender melhor os conceitos estudados nesta aula e de relacionar o conteúdo que será aprendido ao contexto em que está inserido.
A função da organização no nível institucional trata a empresa em sua totalidade, isto é, como um sistema aberto e integrado denominado desenho organizacional cuja abordagem  configura a estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para fazê-la funcionar e alcançar os resultados.
Atualmente há três tipos de organizações:
As que fazem acontecer;
As que observam acontecer;
As que se espantam com o que acontecem e não tem tempo de acompanhar.
Desse modo, uma organização moderna que pretende manter-se competitiva deve estar entre as organizações que fazem acontecer, pois no mundo globalizado não existe espaço para seguidores, mas sim para empresas inovadoras.
Estrutura organizacional.
A organização constitui um arranjo de componentes projetados para cumprir um particular objetivo de acordo com um plano. Toda organização precisa de alguma finalidade, de alguma noção sobre os porquês de sua existência e do que ela deseja realizar. Sua missão, seus objetivos e a espécie de ambiente interno que quer criar para os participantes (Chiavenato, 2002).
De acordo com Chiavenato, geralmente os objetivos naturais de uma organização são:
Proporcionar satisfação das necessidades de bens e serviços da sociedade.
Aumentar o bem-estar da sociedade através do uso econômico dos fatores de recurso.
Proporcionar um clima em que as pessoas possam satisfazer uma variedade de necessidades humanas normais.
Principais contribuições da estrutura organizacional para as empresas.
Organização → Do grego, organon = ferramenta
Significa o arranjo e disposição dos recursos organizacionais para alcançar objetivos estratégicos.
Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades.
Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, mas uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.
As grandes empresas precisaram se articular para desenvolver estratégias e novas estruturas de organização para atender à demanda de mercado de massa, de mudanças tecnológicas constantes, gerando resultados com uma produção em grande escala.
Ela deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa, é o instrumento básico para concretização do processo organizacional.
A estrutura organizacional representa os órgãos e unidades que compõe a empresa tanto quanto suas relações de interdependência; de outro, o seu funcionamento envolve funções e atividades necessárias para levar ao alcance dos objetivos da empresa.
O desenho organizacional envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial será dividida.
Esses aspectos são representados em: 
Organogramas; Manuais da organização; Descrição de cargos.
Quando o desenho organizacional não está adequado às necessidades da empresa e do contexto que está inserida, são constantes as reogarnizações e reestruturações no sentido de adequá-lo às mudanças e renovações indispensáveis ao sucesso organizacional.
Em suma, o desenho organizacional, define:
Órgãos
Níveis
Atribuições
Responsabilidades
Recursos e competências.
Essas são as necessidades da dinâmica organizacional.
Formatações básicas da estrutura organizacional.
Estrutura Informal:
São identificadas com a interação social estabelecida entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem.
Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos pessoais e sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando elas se reúnem.
Portanto, apresenta relações que não aparecem no organograma. A estrutura informal focaliza as pessoas e suas relações. A estrutura formal focaliza autoridades e responsabilidades.
Do ponto de vista dos administradores, a estrutura informal traz dificuldades que regularmente oferecem resistência às ordens formais, ou as altera ou ainda as cumpre por um procedimento diferente do desejado. Independente de ser útil ou prejudicial, a primeira característica da estrutura informal é não poder ser extinta.
A autoridade informal flui, na maioria das vezes, de maneira ascendente ou horizontalmente.
É mais um privilégio que um direito.
Geralmente mais instável que a autoridade formal, pois está sujeita aos sentimentos pessoais. Devido à sua natureza subjetiva; a estrutura informal não está sujeita ao controle da direção, como o está a estrutura formal.
Algumas características que favorecem o surgimento da liderança informal:
Antiguidade
Localização no trabalho
Idade
Liberdade de se mover na área de trabalho
Competência Técnica
Personalidade agradável e comunicativa.
Estrutura formal:
A estrutura formal é a representada pelo organograma da empresa e os seus aspectos básicos.
É uma estrutura planejada. O fluxo de autoridade é descendente e mais estável.
Sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização.
É representada em alguns aspectos pelo organograma.
Possui ênfase nas posições em termos de autoridades e responsabilidades.
Vantagens:
Proporciona maior rapidez no processo
 Reduz distorções existentes na estrutura formal
Complementa a estrutura formal
Reduz a carga de comunicação dos chefes
Motiva e integra as pessoas da empresa.
Desvantagens:
Desconhecimento das chefias
Dificuldade de controle
Possibilidade de atritos entre pessoas.
Para pensar!
Cada organização constrói ao longo do tempo sua estrutura organizacional, definindo as linhas de comando, subordinação, assistência, que na maioria das vezes é expresso num organograma. 
Porém muitas empresas crescem de forma tão caótica que até para desenhar o organograma é uma tarefa difícil.
Existe um determinado padrão de estrutura  organizacional a ser seguido?
Com certeza não, pois cada organização deve ser estruturada de acordo com seu negócio e levar em conta os ativos organizacionais.
Imagine uma fábrica que tentasse implantar horários flutuantes, em que seus colaboradores entrassem a hora que quisessem desde que cumprissem a carga horária. As pessoas se juntariam poucas horas ou minutos ao longo do dia para formar uma linha de produção.
O mesmo ocorre para empresas que necessitam de pessoas criativas, na maioria das vezes, a inspiração não consegue ser forçada a surgir em horários fixos.
Sendo assim, seja a empresa uma do tipo formal ou informal,não adianta achar que mudar para o outro tipo melhorará seu negócio, pois a estrutura deve ser adequada ao tipo de estrutura a qual se apresenta ou se adapta  da melhor forma possível para ajustar as suas necessidades.
Exercícios.
A organização constitui um arranjo de componentes projetados para cumprir um particular objetivo de acordo com um plano. Toda organização precisa de alguma finalidade, de alguma noção sobre os porquês de sua existência e do que ela deseja realizar.
De acordo com Chiavenato (2002), marque quais são os objetivos naturais da organização :
Principio del formulario
1) Proporcionar satisfação das necessidades de bens e serviços da sociedade, aumentar o bem-estar da sociedade através do uso econômico dos fatores de recurso e proporcionar um clima em que as pessoas possam satisfazer uma variedade de necessidades humanas normais. 
2) Proporcionar satisfação das necessidades de bens e serviços da sociedade;diminuir o bem-estar da sociedade e orientar a população a buscar as próprias necessidades . 
3) Proporcionar satisfação das necessidades de bens e serviços da sociedade; observar a sociedade atravésdos seus gastos econômicos 
4) Proporcionar satisfação das necessidades de bens e serviços da sociedade; proporcionar um clima em que as pessoas possam satisfazer e cultivar suas vaidades. 
5) Proporcionar felicidade pessoal, satisfação das necessidades de bens e serviços e aumentar o bem-estar da população . 
Resposta: 01
.
Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades; não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita. 
De acordo com os estudos já realizados, podemos dizer que a atual estrutura da organização deve ser:
Principio del formulario
1) Uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças. 
2) Uma estrutura perfeita, que não precisa se preocupar com as mudanças em função da sua estrutura enxuta e estruturada. 
3) Uma estrutura se articula para desenvolver as suas atividades de forma a não se preocupar com o mercado. 
4) Uma estrutura com definições e metas específicas, a fim de realizar os seus resultados. 
5) Uma estrutura baseada em processos para ter maior agilidade. 
Resposta: 01
Final del formulario
Final del formulario

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes