PROVAS AV2 ECONOMIA E ESTRATEGIA EMPRESARIAL
9 pág.

PROVAS AV2 ECONOMIA E ESTRATEGIA EMPRESARIAL


DisciplinaAlgoritmos17.682 materiais228.303 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Parte superior do formulário
Parte superior do formulário
		
		Avaliação On-Line 
	Avaliação:
	AV2-2011.2T.EAD - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL- ADM0907 
	Disciplina:
	ADM0907 - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 
	Tipo de Avaliação:
	AV2 
	Aluno:
	201001243561 - CARLOS EDUARDO SIES 
	Nota da Prova: 
	3
	Nota do Trabalho: 
	Nota da Participação: 2 
	Total: 
	5
	Prova On-Line 
	
Questão: AV120112T0107 (149295)
1 - Arnaldo conta que em 1990 queria comprar seu primeiro carro, era na época pequeno e moderno, de uma das maiores montadoras do país. Este veículo,tinha características muito superiores às dos concorrentes, transformou-se em um estrondoso sucesso de vendas, gerando filas e até ágio ( ágio é um valor adicionado ao preço real do produto) para sua aquisição. Nesse caso, Arnaldo percebeu que o veículo supria perfeitamente suas necessidades (de conforto, economia, agilidade no trânsito) e, por isso, atribuiu um alto valor ao produto, embora que o preço real era bem mais baixo do que ele estava pagando com o ágio da época. Mesmo assim ele comprou seu tão sonhado carro. 
O que ocorreu na prática é que o cliente não estava dando ênfase no valor do produto , mas sim o benefício que o carro iria trazer. 
Marque a resposta que completa o conceito de compra e preço no texto acima. 
Pontos da Questão: 1 
	Vaidade do cliente 
	O preço estava adequado para o cliente 
	Valor percebido pelo cliente 
	Conquista do cliente 
	Sonho do cliente 
	
Questão: AV120112T0014 (150789)
2 - Tomando-se como referência a relação ou a diversificação, as estratégias podem ser classificadas em duas categorias. Apresente o nome destas duas categorias. A seguir, escolha uma delas e explique-a. 
Pontos da Questão: 1,5 
	Resposta do Aluno:
Gabarito:
GABARITO: (dar as categorias vale 1,0 ponto. Explicar uma delas vale 0,5 ponto). Categorias: Concêntricas e Conglomeradas Nas estratégias concêntricas, a diversificação é feita sem descaracterizar a empresa e \u201crespeitando\u201d a definição do negócio. Nas estratégias conglomeradas, não há afinidades entre os diversos produtos ou mercados, diversificando-se o risco e procurando obter sinergias.
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno: 
	
Questão: AV120112T0061 (150796)
3 - As empresas da nova economia estão inseridas em cenários cada vez mais mutantes, onde ameaças e oportunidades surgem de onde menos se espera. Portanto, faz-se necessário o uso e aplicação de estratégias dinâmicas para enfrentar as mudanças em um mercado tão competitivo. 
Com base neste entendimento explique os conceitos de Estratégia Prospectiva e Estratégia Projetiva. A seguir, destaque as suas diferenças. 
Pontos da Questão: 1,5 
	Resposta do Aluno:
A Estratégia Projetiva tem como formulação uma visão do futuro da empresa em longo prazo, sendo assim a empresa coloca seus aspectos internos e externos altamente averiguados e com relação a Estratégia Prospectiva a uma definição de objetivos pré requisitados. A diferença entre os dois é que a Projetiva define o futuro da empresa enquanto a Prospectiva define as metas em curto prazo.
Gabarito:
Gabarito: Conceitos de Estratégia Prospectiva e Estratégia Projetiva (1,0 PONTO): A estratégia prospectiva envolve a busca por inovação e novas oportunidades com risco e perspectivas de crescimento. Ela é mais adequada a ambientes dinâmicos e com grande potencial. Empresas prospectivas direcionam um segmento utilizando a tecnologia existente para obter uma nova vantagem e criando novos produtos em função dos quais os competidores precisam reagir. Diferenças entre Estratégia Prospectiva e Estratégia Projetiva (1,0 PONTO): A estratégia prospectiva difere de uma estratégia projetiva, pelo fato de que na estratégia projetiva a organização tende a proteger seu market share atual colocando ênfase nos produtos existentes, sem buscar crescimento. Essas empresas procuram manter seus domínios com poucas mudanças no longo prazo. O resultado é que muitas delas sofrem um declínio no tempo, em razão da concorrência.
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno: 
	
Questão: AV120112T0087 (148915)
4 - Visando melhorar a posição no mercado, a Fábrica de Chocolates Amélia optou pelo desenvolvimento de um Plano de Negócios, o qual apresenta as principais diretrizes das atividades a serem desenvolvidas. A seqüência correta das três primeiras etapas do processo da Descrição do Negócio é: 
Pontos da Questão: 0,5 
	Análise das oportunidades, definição de objetivos, elaboração de planos; 
	Análise das oportunidades, definição de objetivos, formulação das estratégias; 
	Definição de objetivos, formulação de estratégias, elaboração de planos; 
	Definição de objetivos, análise das oportunidades, formulação da estratégia. 
	Análise das oportunidades, formulação de estratégias, elaboração de planos; 
	
Questão: AV120112T0066 (148898)
5 - Complete a frase com as palavras corretas. Quanto maior for o potencial de crescimento que o mercado escolhido oferece, maior será_____________________: 
Pontos da Questão: 0,5 
	A Missão. 
	A Concorrência. 
	A Instabilidade. 
	A Visão. 
	O Objetivo. 
	
Questão: AV120112T0016 (145979)
6 - A gestão estratégica pela qualidade iniciou-se nos anos 80 por meio de observação de grandes corporações. Entre as características da gestão estratégica pela qualidade destacam-se: 
Pontos da Questão: 0,5 
	A migração da qualidade para o nível operacional. 
	A migração da qualidade para o planejamento tático. 
	A migração da qualidade para garantir à qualidade do insumo. 
	A migração da qualidade para o curto prazo. 
	A migração da qualidade dos níveis de supervisão para a alta administração. 
	
Questão: AV120112T0005 (145952)
7 - Aprendemos na aula online que a análise do ambiente que rodeia a organização se divide em duas escalas. Podemos afirmar sobre a escala que analisa o ambiente geral: 
Pontos da Questão: 0,5 
	É de âmbito mais lato, referindo-se a clientes, fornecedores, concorrentes e produtos. 
	É de âmbito restrito ao que acontece no mercado em que a empresa opera. 
	Refere apenas ao que pode afetar diretamente a empresa no desenvolvimento dos seus negócios. 
	É de âmbito mais lato, referindo-se ao sistema social no qual a empresa está inserida. 
	Refere-se apenas ao ambiente geral interno da organização e seu recursos de produção. 
	
Questão: AV120112T0051 (146040)
8 - Na segunda fase da administração estratégica, devemos estabelecer a missão da organização, que é o seu objetivo reitor ou diretriz organizacional. Assinale a alternativa que apresenta os itens que fazem parte da missão da empresa: 
Pontos da Questão: 0,5 
	Concorrentes, Clientes, Fornecedores e Governo. 
	Funcionários, Clientes, Concorrentes e Governo. 
	Funcionários, Clientes, Fornecedores e Concorrentes. 
	Funcionários, Concorrentes, Fornecedores e Governo. 
	Funcionários, Clientes, Fornecedores e Governo. 
	
Questão: AV120112T0031 (146011)
9 - A análise do ambiente que rodeia a organização é importante, uma vez que se altera de forma constante e veloz. Entre os objetivos dessa análise está o de identificar: 
Pontos da Questão: 0,5 
	A legislação governamental. 
	Forças e fraquezas. 
	O comportamento do colaborador. 
	O sistema gerencial. 
	Oportunidades e ameaças. 
	
Questão: AV120112T0122 (149315)
10 - Na condução da auditoria estratégica, na etapa de medição do desempenho organizacional, fazem parte da fase de Análise Detalhada: 
I. Conferir as hipóteses relacionadas com riscos e oportunidades de melhoria por meio da identificação das inter-relações e dependências entre os subsistemas. 
II. Definir quais os pontos fracos na formulação da estratégia, deficiências de implementação ou interações entre ambos. 
III. Desenvolvimentos de soluções especificas: desenvolvimento de planos de ação integrados, quantificados, com cronograma para melhoria dos resultados estratégicos. 
IV - Definir quais os pontos fortes na formulação da estratégia, deficiências de implementação ou interações entre ambos. 
Pontos da Questão: 1 
	I, II e III estão corretas 
	I e