Aula 05 - conteudo on-line
6 pág.

Aula 05 - conteudo on-line


DisciplinaAnálise Organizacional3.093 materiais52.454 seguidores
Pré-visualização2 páginas
departamento é responsável pelo seu produto ou serviço. 
Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias. 
Melhorias na qualidade e facilidade de inovações, tendo em vista que a concentração é em um único produto ou serviço, cada departamento produz com melhor qualidade ou mais inovação comparado-se a um departamento que produz diversos produtos.
Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo. O foco desse tipo de estrutura é predominante sobre os produtos e não sobre a sua estrutura organizacional interna. 
As tomadas de decisões são mais independentes e pode-se responder melhor aos requisitos e às necessidades do cliente. A administração torna-se mais ampla, gerando, assim, oportunidades de promoções dentro da organização.
Desvantagens:
Pode ser de coordenação mais difícil, quando do estabelecimento das políticas gerais da empresa.
Pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicidades de atividades nos vários grupos de produtos ou serviços.
Pode criar uma situação em que os gerentes de produtos ou serviços se tornem muito poderosos, o que pode desestabilizar a estrutura da empresa.
Pode ocorrer redução nas oportunidades de carreira, pois a experiência profissional é limitada a uma única linha de produção, causando limitação no mercado de trabalho. 
Aplicações da departamentalização por produtos ou serviços.
Em ambientes instáveis e mutáveis: induz a cooperação entre especialistas e coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto/serviço.
Quando autonomia e autossuficiência são fundamentais: cada departamento passa a ter autonomia e autossuficiência com as próprias unidades de produção, vendas, pesquisa e de desenvolvimento etc.
Quando a tecnologia é adaptativa ou mutável: a departamentalização por produto/serviço, juntamente com uma forte área de staff, é a mais apropriada.
Departamentalização por base territorial ou localização geográfica.
Vantagens:
A administração conhece melhor as peculiaridades da área onde atua.
Obtém-se vantagens econômicas de determinadas operações locais.
Há possibilidade de uma ação mais imediata em determinada região.
Desvantagens: 
Duplicação de instalações e de pessoal, se não houver um planejamento adequado.
A preocupação estritamente territorial concentra-se mais nos aspectos mercadológicos e de produção, e quase não requer especialização.
A descentralização encerra em si mesma um limite de ação bastante amplo, podendo colocar em risco o negócio ou serviço que está sendo ofertado.
Departamentalização por linhas de produtos:
DIRETORIA
 DIVISÃO DIVISÃO DIVISÃO
 FARMACEUTICA VETERINARIA QUIMICA
 DEPTO. DEPTO DEPTO DEPTO DEPTO DEPTO DEPTO
ANALGESICO ANTIBIOTICO XAROPES MEDICAMENTOS VACINAS PIGMENTOS FOSFATOS
Departamentalização por clientes.
Na departamentalização por clientes as atividades são agrupadas de acordo com as necessidades variadas e especiais dos clientes, consumidores ou usuários da empresa. Segundo Chiavenato (2006, p. 242), as características dos clientes, como idade, nível socioeconômico, hábitos de compras, por exemplo, constituem a base para essa estratégia, que é totalmente centrada no cliente.
Características:
Ênfase no cliente: trata-se de uma estratégia que reflete a ênfase no consumidor do produto/serviço. Oferecido pela empresa.
Divisão do trabalho em função do cliente: a departamentalização por clientela divide as unidades organizacionais para que cada uma delas possa servir a um diferente tipo de cliente.
Extroversão administrativa: ajusta às demandas externas sobre a organização, para satisfazer às necessidades específicas de cada tipo de clientela.
Vantagens:
A focalização é exclusivamente no cliente. Com isso, as necessidades de cada tipo de cliente são mais bem atendidas. 
A focalização externa na clientela torna a organização mais atenta para as mudanças das necessidades e preferências dos clientes, característica que não ocorre na estrutura funcional. 
As decisões internas são rapidamente tomadas por meio do retorno proporcionado pelos clientes. Devido a isso, uma linha deficiente de determinado produto é facilmente percebida.
Desvantagens:
Podem existir dificuldades de coordenação entre esse tipo de departamentalização e outros tipos, devido aos gerentes dos departamentos por  clientes exigirem, um tratamento especial.
Ocorre duplicidade de esforços e recursos, o que provoca maiores investimentos e custos operacionais. 
Os sistemas internos precisam ser organizados de diferentes maneiras para servir os diferentes segmentos de cliente, o que torna a administração mais complexa. 
Os demais objetivos e atividades da organização, por exemplo, produtividade e eficiência, podem tornar-se secundários, por causa da preocupação exclusiva pelo cliente.
DIRETORIA
 DIVISÃO DIVISÃO DIVISÃO
 MASCULINO FEMININO INFANTIL
 SEÇÃO SEÇÃO SEÇÃO SEÇÃO SEÇÃO SEÇÃO SEÇÃO
PERFUMARIA LINGERIE MODAS ROUPAS CALÇADOS ROUPAS BRINQUEDOS
EXERCICIOS
Para Chiavenato (2000), \u201cé o nome dado à especialização horizontal na organização, por meio da criação de departamentalização, pela criação de departamentos para cuidar das atividades organizacionais\u201d. É decorrente da divisão do trabalho e da homogeneização das atividades. Podemos afirmar que essa definição refere-se à:
Principio del formulario
1) Departamentalização funcional. 
2) Projetos. 
3) Processos. 
4) Staff. 
5) Linha de produção. 
RESPOSTA \u2013 01
A departamentalização funcional também pode ser denominada de departamentalização pelo uso de recursos organizacionais ou estrutura funcional. É possível destacar as seguintes VANTAGENS da estrutura funcional:
I- Melhora a coordenação intradepartamental, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.
II- Incentiva a especialização administrativa.
III- Ocorre uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto.
Com base nas afirmações acima, podemos concluir que:
Principio del formulario
1) Somente as afirmações I e II são verdadeiras. 
2) Somente as afirmações I e III são verdadeiras. 
3) Somente as afirmações II e III são verdadeiras. 
4) Todas as afirmativas são verdadeiras. 
Final del formulario
Final del formulario