Dir Constitucional - 270  Exercicios
104 pág.

Dir Constitucional - 270 Exercicios


DisciplinaDireito Constitucional I76.351 materiais1.767.638 seguidores
Pré-visualização35 páginas
Supremo Tribunal Federal apreciar e julgar a representação interventiva nos casos de violação do princípio sensível e de recusa à execução de lei federal.
d)Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar habeas-corpus contra ato de membro de Tribunal de Justiça.
e)Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, em recurso ordinário, o crime político.
 
40 - (ESAF/ASSIST. JURÍDICO/AGU/99) - Assinale a opção correta:
a) Segundo entendimento dominante no Supremo Tribunal Federal, o legislador não pode conferir tratamento privilegiado a outros créditos, além dos créditos de natureza alimentícia, para os fins de pagamento mais favorecido.
b)É legítimo o pagamento de vantagens pecuniárias asseguradas a servidores em decisão judicial de caráter cautelar ou em tutela antecipada.
c)Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é recomendável que se utilizem indexadores como a OTN - Obrigações do Tesouro Nacional ou BTN - Bônus do Tesouro Nacional nos precatórios, de modo a facilitar a atualização de seu valor.
d)Segundo a jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal, os créditos de natureza alimentícia deverão ser pagos independentemente de precatório.
e)Em caso de plena disponibilidade de recursos, poderá o legislador adotar o sistema de pagamento direto.
 
41 - (ESAF/ASSIST. JURÍDICO/AGU/99) - Assinale a opção correta:
a) Compete à Justiça Federal processar todos os crimes previstos em tratados ou convenções internacionais.
b)Compete à Justiça Militar processar e julgar todos os crimes cometidos a bordo de navios ou aeronaves.
c)Compete à Justiça Federal processar e julgar os crimes contra a organização do trabalho e, nos termos da lei, os crimes contra o sistema financeiro e a ordem econômico-financeira.
d)Compete à Justiça Federal processar e julgar as ações criminais movidas contra seus próprios juízes.
e)Compete à Justiça Federal processar e julgar as causas em que a União for interessada na condição de autora, ré, assistente ou oponente, inclusive as de falência.
 
42 - (ESAF/ASSIST. JURÍDICO/AGU/99) - Assinale a opção correta:
a) Compete ao Ministério Público a defesa judicial dos direitos e interesses das populações indígenas.
b)O Procurador-Geral da República será nomeado para o cargo para um mandato de dois anos, admitida apenas uma recondução.
c)A Constituição determina, em casos excepcionais, que órgãos do Ministério Público assumam atribuições de assessoria jurídica de entidades públicas.
d)O Advogado-Geral da União somente poderá ser destituído após a aprovação do Senado Federal.
e)Compete ao Advogado-Geral da União a propositura da representação interventiva, no caso de afronta aos chamados princípios sensíveis.
 
43 - (ESAF/ASSIST. JURÍDICO/AGU/99) - Assinale a opção correta:
a) Nos termos da Constituição, o petróleo somente pode ser explorado pela União ou por empresa pública federal.
b)A Constituição preconiza o incentivo às empresas brasileiras de capital nacional.
c)Nos termos da Constituição, a navegação de cabotagem somente poderá ser realizada por embarcações brasileiras.
d)É legítima a desapropriação de solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado com pagamento mediante títulos da dívida pública.
e)Os imóveis públicos urbanos poderão ser adquiridos mediante usucapião.
 
44 - (ESAF/AUDITOR FORTALEZA/CE/98) - Assinale a opção correta:
a) A exigência de depósito prévio de parte do valor da multa administrativa aplicada como condição de admissibilidade do recurso administrativo em matéria previdenciária ou fiscal viola o princípio da ampla defesa e do contraditório.
b) A proibição de concessão de tutela antecipada ou de concessão de liminar contra o Poder Público em matéria de vencimentos de servidores viola o princípio da proteção judicial efetiva.
c) A fixação de prazo para impetração de mandado de segurança não se afigura compatível com a própria garantia que se pretende outorgar.
d) A interceptação telefônica pode-se dar mediante autorização do Ministério Público.
e) É inválida a condenação criminal fundada exclusivamente nos elementos informativos do inquérito policial.
 
45 - (ESAF/AUDITOR FORTALEZA/CE/98) - Assinale a opção correta:
a) É possível invocar-se direito adquirido contra mudanças de um dado regime ou de um determinado instituto jurídico.
b) As leis de ordem pública aplicam-se independentemente da proteção do direito adquirido ou do ato jurídico perfeito.
c) No sistema constitucional brasileiro, veda-se expressamente a aplicação de qualquer lei com caráter retroativo.
d) A jurisprudência pacífica do Supremo Tribunal Federal consagra a possibilidade de se invocar direito adquirido contra a Constituição Federal.
e) Preenchidos os requisitos para a aposentadoria segundo a lei vigente ao tempo da aposentação, reconhece-se a existência a direito adquirido.
 
46 - (ESAF/AUDITOR FORTALEZA/CE/98) - Assinale a opção correta:
a) A Constituição Estadual pode estabelecer, legitimamente, que qualquer convênio ou obrigação assumida pelo Estado-membro somente produzirá efeitos após a aprovação do ato pelo Poder Legislativo Estadual.
b) A regra da Constituição Federal que veda a recondução dos membros da mesa das Casas Legislativas é de reprodução obrigatória por parte dos Estados-membros.
c) Os requisitos para nomeação dos membros do Tribunal de Contas da União contidos na Constituição Federal são de observância obrigatória pelo constituinte estadual.
d) O processo legislativo estabelecido na Constituição Federal não tem força vinculante para o Estado-membro.
e) A criação de municípios é matéria da alçada exclusiva do Estado-membro.
 
47 - (ESAF/AUDITOR FORTALEZA/CE/98) - Assinale a opção correta:
a) Os Ministros de Estado somente poderão ser processados e julgados nos processos por crime comum após a autorização da Câmara dos Deputados.
b) A imunidade a atos estranhos ao exercício das funções, previstana Constituição Federal em relação ao Presidente da República,pode ser estendida aos Governadores de Estado.
c) A Constituição Estadual não pode condicionar a instauração de processo-crime contra o Governador do Estado à prévia aprovação da Assembléia Legislativa.
d) A definição de crime de responsabilidade e a fixação dasregrasdoprocessode impeachment no âmbito estadual são da competência privativa da União.
e) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a prerrogativa de foro das pessoas investidas em cargos públicos, em relação aos processos penais pendentes, não cessa com o término do mandato, quer o crime tenha ocorrido antes ou durante o exercício da função pública.
 
48 - (ESAF/AUDITOR FORTALEZA/CE/98) - Assinale a opção correta:
a) A Constituição Federal adota um modelo vertical de distribuição de competência legislativa.
b) A Constituição Federal admite expressamente a possibilidade de delegação da competêncialegislativa federal para os Estados-membros.
c) Cabe ao órgão responsável pela advocacia do Estado-membro a propositura de representação interventiva contra Município.
d) O modelo de competência legislativa concorrente consagrado na Constituição Federal condiciona a elaboração de ato normativo estadual à existência prévia da norma federal.
e) No âmbito da autonomia dos Estados-membros, coloca-se até mesmoa possibilidade de adoção de um sistema parlamentar de Governo.
 
49 - (ESAF/AUDITOR FORTALEZA/CE/98) - Assinale a opção correta:
a) Qualquer juiz de primeiro grau, turma ou câmara de Tribunal pode declarar a inconstitucionalidade de lei no sistema incidental ou concreto vigente no Brasil.
b) Os Estados-membros estão impedidos expressa ou implicitamente de instituir a ação direta de inconstitucionalidade por omissão e a ação declaratória de constitucionalidade.
c) A interpretação conforme a Constituição não pode ser utilizada no âmbito dos juízos e Tribunais ordinários, porquanto tal prática corresponde, efetivamente, a uma declaração parcial de inconstitucionalidade sem redução de texto.
d) A legitimidade da suspensão pelo Legislativo de ato do Executivo que