Buscar

3ª aula

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Psicologia da aprendizagem e memória
Lei do Efeito de Thorndike
*
*
*
LEI DO EFEITO DE THORNDIKE
Muito bom... Que idéia inteligente... Fantástico... Concordo... Obrigado... Excelente... Ótimo... É isso aí... Esta é a melhor monografia que você já escreveu, você merece uma nota 10... Você realmente está compreendendo o assunto... Estou impressionado... Você está ganhando um aumento... Pegue um biscoito... Você parece ótimo... Eu te amo...
*
*
*
LEI DO EFEITO DE THORNDIKE
O condicionamento operante é a aprendizagem em que uma resposta voluntária é reforçada ou enfraquecida, dependendo de suas características favoráveis ou desfavoráveis. Quando afirmamos que uma resposta foi reforçada ou enfraquecida, queremos dizer que foi induzida a se repetir mais ou menos regularmente.
*
*
*
LEI DO EFEITO DE THORNDIKE
O termo operante significa que o organismo opera no ambiente no sentido de modificá-lo; por isso pode ser chamado também de condicionamento instrumental.
*
*
*
LEI DO EFEITO DE THORNDIKE
Thorndike observou que se colocamos um animal faminto dentro de um compartimento do qual ele não pode sair, mas pode ver o alimento do lado de fora, o animal emite vários comportamentos que não o levam ao alimento: miar mais, arranhar as grades, ficar arrepiado, rodar ao redor de si...
*
*
*
LEI DO EFEITO DE THORNDIKE
Thorndike resolveu colocar um gato dentro de uma jaula em que havia alguns dispositivos cujo acionamento pelo gato o levariam a abrir a porta do compartimento e ter acesso ao alimento. Esta configuração experimental foi chamada de Situação problema
*
*
*
LEI DO EFEITO DE THORNDIKE
Em uma situação problema o organismo pode dar expontaneamente muitas respostas, mas somente algumas levam à consequencia favorável.
Não há entendimento do organismo sobre o problema, posto que a relação entre a resposta e a consequência é arbitrária, ele chega à solução ao acaso.
É importante que a solução atenda a alguma necessidade do animal
*
*
*
LEI DO EFEITO DE THORNDIKE
Thorndike observou que em repetidas sessões de treino (ensaio) o animal emitia cada vez menos respostas sem consequência favorável (erro) e o tempo de saída era diminuído. Por isso Thorndike chamou este modelo de Aprendizagem por Ensaio e Erro.
*
*
*
LEI DO EFEITO DE THORNDIKE
A lei do efeito de Thorndike – pode ser então formulada nestes termos: 
respostas com consequências favoráveis tendem a aumentar sua probabilidade de ocorrência
Respostas com consequências desfavoráveis tendem a diminuir sua probabilidade de ocorrência
*
*
*
CONDICIONAMENTO OPERANTE DE SKINNER
CONDICIONAMENTO OPERANTE
SKINNER
*
*
*
CONDICIONAMENTO OPERANTE DE SKINNER
CAIXA DE SKINNER
	OBJETIVO 
		 Fazer que um rato pressione a alavanca dentro da caixa.
	PROGRAMAÇÃO DAS CONSEQUÊNCIAS: 
		Se o animal pressionar a alavanca, água estará disponível para ele.
A água funciona como reforço para o comportamento de pressionar a barra porque aumenta a probabilidade deste comportamento no futuro.
*
*
*
CONDICIONAMENTO OPERANTE DE SKINNER
REFORÇO POSITIVO
	Um reforçador positivo é um estímulo acrescentado ao ambiente do organismo por consequência do seu comportamento e que aumenta a frequência deste comportamento no futuro
*
*
*
CONDICIONAMENTO OPERANTE DE SKINNER
REFORÇO NEGATIVO
	Um reforçador negativo é um estímulo retirado do ambiente do organismo por consequência do seu comportamento e que aumenta a frequência deste comportamento no futuro.
*
*
*
CONDICIONAMENTO OPERANTE DE SKINNER
PUNIÇÃO
Se uma criança está jogando video-game e em determinada fase do jogo faz uma ação cuja consequência é perder o jogo e passar a vez, por exemplo, abrir uma porta e cair num precipício; e se a probabilidade de diminuir este comportamento em condições semelhantes, dizemos que a consequência do comportamento foi uma PUNIÇÃO.
	Uma criança que é chamada a atenção por um comportamento indesejado, se ela diminui a frequência do mau comportamento porque foi chamada a atenção, dizemos que o comportamento foi punido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais